x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    Caixa de direção do opala x volante ideal




    E aí pessoal, estou inciando os preparativos para instalação da caixa do opala no meu jipe, porém tenho a seguinte dúvida:
    1- Qual volante colocar;
    2- Após fazer a solda do eixo de direção do UNO no eixo de direção do jipe, na base do tubo do jipe como faço para evitar que este eixo retorne, pois pelo que endendi, não vi como trava-lo na parede corta fogo, só fica preso no painel e na propria ciaxa mesmo?
    3-Preciso fazer uso do mancal compensador;
    4-Vi a barra de um monza escamoteavel, porém a barra interna é muito grossa parece não ser retratil, tem outra que posso usar ? No desmanche o cara cobrou 100 lts, é esse o preço
    5- Essa barra tem a função de segurança, numa eventual batida frontal esta dobra-se evitando de bater contra o motorista, ou sua função é compensar a torção ds carroceria em relação ao Chassi.
    6- Meu jipe e SPUA, pretendo no futuro deixa-lo SPOA, preciso deixar algo já preparado, terei que fazer alterações na adaptação da caixa ?

    Caso alguém tenha mais dicas, por favor não as deixe de passar.

    P.S: Já pesquisei no forum e o que tinha já peguei, mas sei que sempre tem novidades na cabeça do pessoal.

    Obrigado pela ajuda.

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Bom eu não sei postar resposta citando partes do seu comentário, mas vamos lá.
    1 Dependendo da coluna que vc escolher pode por qualquer volante esportivo, basta comprar o cubo pra respectiva coluna.
    2 Se vc tiver falando em fixar a coluna original do Jeep tem que fazer uma espécie de abraçadeira que de um lado prende a coluna e do outro vai parafusada no assoalho pra não deixar a coluna descer.
    3 Não sei o que é mancal compensador
    4 Essa eu não entendi, vc tá falando da barra de direção ou da coluna de direção que fica dentro do carro onde vai o volante e tem regulagem de altura, é isso
    5 Acredito que serve pras duas coisas, pra em caso de batida encolher e dobrar-se evitando que a coluna suba em direção ao motorista e também pra compensar as torções entre chassi e lataria.
    6 Não.

    []'s, boa sorte e boa escolha.
    8)

  • #3

    Re: Caixa de direção do opala x volante ideal

    Aeh Luciano, vc vai colocar a caixa do opala mecânico ou hidráulico??

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira

    1- Qual volante colocar;
    Questão de gosto a parte, eu estou usando o volante original do jeep mesmo... ficou muito bom pois o grande diâmetro acaba possibilitando uma direção bem mais leve na hora de manobrar o jeep... mas como nosso amigo Jipeiro_RR falou, pode ser qqr outro volante, depende do eixo que vc vai usar... no meu caso, estou usando o eixo original, com a coluna original do jeep CJ3A, pra parecer que ainda tá original... como eu falei, questao de gosto...

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira
    2- Após fazer a solda do eixo de direção do UNO no eixo de direção do jipe, na base do tubo do jipe como faço para evitar que este eixo retorne, pois pelo que endendi, não vi como trava-lo na parede corta fogo, só fica preso no painel e na propria ciaxa mesmo?
    cara, ficou meio truncado a sua pergunta, mas tou desconfiado que vc tá com medo de puxar o volante e ele sair com eixo e tudo pelo tubo nao eh? bom, se for isso, olhá só como eu resolvi o problema: sabe o cano original dos CJs (coluna de direção)? aquele que é fixado no painel e na caixa de direção? pois é... eu cortei este tubo no comprimento ideal entre o assoalho (parde corta-fogo) e a distância até o volante, depois retirei o rolamento que existia junto ao volante e substituí por uma bucha de PU (polietileno). Coloquei outra bucha de PU na outra ponta do tubo (na parte de baixo, onde ia pra antiga caixa de direção)... depois, com o volante original já preso no eixo interno (o eixo da coluna de direção) eu marquei o comprimento que ele deveria ficar (comprimento do tubo mais 5cm pra fora da bucha) e depois levei num torneiro mecânico para cortar excedente do tubo e soldar uma ponteira de carro comum (eu usei a ponta fresada do chevette) pra prender a cruzeta da barra retrátil (pode ser da F.1000, do Monza, do Fiat, etc...).

    AGORA QUE VOCÊ PRENDE O EIXO da coluna de direção... Sabe aquela ponta que ficou pra fora do cano? (...comprimento do tubo mais 5cm...), pois é, você pede para o torneiro fazer uma bucha, tipo tubo mesmo (eu fiz de bronze fosforoso - sei lá se é assim q escreve ), para ficar entre a bucha de PU e o local onde vai prender a cruzeta da barra retrátil, no pedaço final vc marca e faz um rebaixo para colocar um anel elástico (trava elástica, anel travante, seja lá o nome que usa na sua região)... pronto! este anel segurando no tubo é que vai prender o eixo para nao sair, mas se vc ainda nao estiver seguro, lembre-se que ainda tem a cruzeta fixada no eixo, e que nao vai passar pelo tubo!

    Na outra ponta da barra retrátil, vc terá que cortar e alongar até o setor de direção!

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira
    3-Preciso fazer uso do mancal compensador;
    Aquele rolamento que aparece na revista 4X4 e Cia?... bom, eu nao usei, pois estou usando buchas de PU no tubo da coluna de direção... dá uma olhada no desenho pra ver se fica melhor de entender ok?

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira
    4-Vi a barra de um monza escamoteavel, porém a barra interna é muito grossa parece não ser retratil, tem outra que posso usar ? No desmanche o cara cobrou 100 lts, é esse o preço
    Puutz! comprei a barra retrátil do Monza por R$30,00...

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira
    5- Essa barra tem a função de segurança, numa eventual batida frontal esta dobra-se evitando de bater contra o motorista, ou sua função é compensar a torção ds carroceria em relação ao Chassi.
    Como já foi dito: para as duas coisas...

    Espero ter ajudado ok?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dire__o2.jpg  

  • #4

    volante ideal X caixa de direção

    Jipeiro RR mancal compensador em um tipo de rolamente que vc pode instar acompanhando o angulo ca coluna de direção, de forma que na ponta da coluna fique apoiada girando livremente. Quanto a coluna que me referia é aquela que fica dentro daquele tubo que envolve esta barra que em cado de batidas ela entorta-se.

    Marcão, sua dica foi ótima ! meu receio é exatemnte esse puxar o volante e ele vir junto, mas depois de sua aula, o ploblema já tem solução. Ontem fui em um desmanche e comprei também a barra do monza, paguei 20 ltas. Quanto ao volante depois de instalado não ficou muito próximo ao panel, pois pelo qu entendi exige-se descer um pouco mais seu angulo ?

    Estarei dando andamento nos preparativos e logo mando noticias.

    Obrigado a todos.

    P.S: Jipeiro RR, logo mais tiro uma foto do mancal compensador e mando para você conhecer, Valllleu !

    Luciano

  • #5

    Re: volante ideal X caixa de direção

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira


    Quanto ao volante depois de instalado não ficou muito próximo ao panel, pois pelo qu entendi exige-se descer um pouco mais seu angulo ?


    Luciano
    Ae Luciano, o volante, no meu caso, nao ficou perto do painel... no início, eu lutei para conseguir encaixar a coluna no local original, mas infelizmente nao foi possível pq a cruzeta trabalha no limite, então furei (serra de copo) a lata na quina da parede corta-fogo com o assoalho... e retirei o suporte da coluna (aquele que prende a coluna no painel do jeep) e providenciei a fixação naquela reentrância do painel, bemm justo, sem folgas... desta forma a cruzeta trabalha melhor... e o volante nao fica numa posição muito diferente do original (nao gosto muito de furar o painel e colocar o volante mais "em pé", prefiro o modelo CJ...).

    Outra coisa, para prender a coluna no assoalho, eu usei aquela braçadeira original da caixa de direção, fiz duas "orelhas" nela para parafusar esta braçadeira no assoalho, depois é só conectar o tubo da coluna de direção e apertar o parafuso!

    falow!

  • #6
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Pessoal:

    existem inumeras adaptaçoes que podem ser feitas em se tratando de coluna de direçao+volante.
    eu coloquei da s10/blazer, fica otima, cabe certinho e eh moleza pra adaptar.veja no meu album como fica.
    alem do mais vc pode aproveitar quase todos os dispositivos anexados a coluna. no meu caso so faltou ligar o jato de agua para o para-brisa, por enquanto.

    []´s

  • #7
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Elcio

    Qto vc pagou na coluna da Blazer??? Completa, com chicotes, volante, chave de seta, chave com miolo??????

    Tem um cara aqui, mas os desmanches daqui são muuito careiros , me pediu 450,00 com tudo, + a barra q vai da coluna na caixa de direção (barra retrátil)

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #8
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Elcio

    Qto vc pagou na coluna da Blazer??? Completa, com chicotes, volante, chave de seta, chave com miolo??????

    Tem um cara aqui, mas os desmanches daqui são muuito careiros , me pediu 450,00 com tudo, + a barra q vai da coluna na caixa de direção (barra retrátil)

    [s]
    oi Thiago.
    na epoca eu paguei 200,00 em Sao Paulo, pois aki em CWB tbem tava nessa base.
    tbem tinha uma de ranger com capa de couro, air bag, etc e tal, mas o cara tava pedindo 500,00 e era meio complicada de adaptar.
    a da Blazer/S10, como vc pode ver, vai certinho e a minha eh escamoteavel, basta fazer um pequeno entalhe na chapa do painel para que ele suba um pouco mais e nao encoste na perna.
    o suporte original na base fica na altura certa , e basta vc furar o assoalho e aparafusar.
    fica show de bola.

    []´s

  • #9

    direção do opala

    ET vc vê algum problema em usar diretamente no eixo da caixa de direção uma cruzeta ? ou seja, uma cruzeta logo abaixo do eixo do volante e outra diretamente a caixa de direção, sem sim, estou pensando e refazer o eixo do caixa de direção com as mesmas estrias da cruzeta do Uno, alguém tem alguma susgestão ou restrição ? existe outra cruzeta que eliminaria este trabalho de refazer a cruzeta ?
    P.S: Seguindo orientações ai de cima, estou usando a barra de coluna do monza que tem o encaixe direferente.

    Vi em outro jipe o travamento diferente de que o ET sugeriu, o camarada furou o eixo do Uno e colocou uma pupilha travada por uma arruela, vou seguir o conselho do ET. :P

  • #10

    Re: direção do opala

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira
    ET vc vê algum problema em usar diretamente no eixo da caixa de direção uma cruzeta ? estou pensando e refazer o eixo do caixa de direção com as mesmas estrias da cruzeta do Uno, alguém tem alguma susgestão ou restrição ? existe outra cruzeta que eliminaria este trabalho de refazer a cruzeta ?
    Luciano, EU uso desta maneira que vc tá pensando em fzer, a única dificuldade que tive foi a instalação da cruzeta perto do setor de direção, pois no caso do meu jeep, o setor do opala nao permitiu que ela ficasse logo ali, junto ao setor... então olha só oq eu fiz:

    quando a coluna de direção acaba (aquela que vem do volante), eu prendo a ponta estriada desta coluna na primeira cruzeta, que está conectada a barra retrátil do Monza ok? então beleza...
    Na outra ponta da barra retrátil do monza, existe um prolongamento (lembra que eu falei para cortar a barra retrátil e aumentar o comprimento dela? pois eh) até próximo ao radiador ok? alí que eu coloquei a segunda cruzeta, fazendo mais um prolongamento até a caixa de direção, pois a cruzeta nao cabe em nenhum lugar mais próximo do setor de direção! (pelo menos no meu CJ3A)
    É neste ponto que as coisas complicaram um pouco, pois o eixo estriado do setor do Opala é mais largo que as braçadeiras estriadas de setores mais novos... primeiro pensei em cortar o estriado do setor, mas depois ví que, quando tivesse q trocar o setor, teria q refazer o serviço, entao fiz o seguinte:
    na ponta do eixo que vem da segunda cruzeta, peguei mais outra cruzeta e "sacrifiquei" ela, serrei aqueles bracinhos para aproveitar a braçadeira da cruzeta, que é estriada... soldei esta braçadeira no cano que vem da segunda cruzeta e pronto, resolvi meu problema...
    dá uma olhada no desenho e veja se entende ok?

    falowz!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -coluna_139.jpg  

  • #11

    Caixa de direção do opala

    Pessoal comprei uma caixa de opala no desmanche e para entender como funcionava abri a menina, aprendi e constatei que estava com a rosca sem fim e o setor danificadas, comprei outra e fui tirar o eixo estriado para uma adapatação na cruzeta da UNO, observei que quando abri a primeira caixa internamente tinha um óleo meio amarelado, e nessa segunda tinha uma graxa escura fedida pra caramba , qual é o correto graxa oi óleo ? E qual o graxa ideal ou óleo ideal

    Obrigado

    Tô aprendendo no erro !

  • #12

    Re: Caixa de direção do opala

    Citação Postado originalmente por Luciano R. Oliveira

    ...qual é o correto graxa ou óleo ? E qual o graxa ideal ou óleo ideal

    Obrigado
    Luciano, o pessoal geralmente poe graxa nas caixas já detonadas... o correto é óleo mesmo (acho até que na original dos jeeps vem a mensagem "nao colocar graxa") eu uso óleo 140...

    Falow? claro que nao sou expert em cx de direção, pode ate´ser que algumas usem graxa, mas eu nao conheço....

    grande abraço!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade