x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: 4x4 funciona?

Usuário Avatar de eortiga
    Entrada
    20/05/2007
    Agradecimentos: 0

Question 4x4 funciona?

Pessoal,

Ando meio encucado. Não sei se minha 4x4 tá funcionando... Apesar de engatar a alavanca na posição 4x4, não consigo sentir se está ou não rodando a tração dianteira. Existe algum meio simples de verificar isto, sem ser atolando em algum lugar...? Ver o cardã dianteiro girando quer dizer que está ok? Ou o cardã gira de qualquer forma, mesmo na 4x2?

A reduzida engata, mas da mesma forma não sei se a tração tá sendo enviada pra dianteira...

Detalhe, eu possuo rodas-livre automáticas.

Grato por qualquer ajuda.

Sds,

Eduardo

Uma vez eu tive essa duvida... pra tirar a duvida eu levantei somente 1 lado do jeep, deixando a roda dianteira e traseira no ar, aí, com cuidado e ninguem embaixo, engatei a 4x4 e coloquei a primeira, a roda girou, e tive certeza que a 4x4 funciona.
    Quando a roda livre está desligada e a alavanca da 4x4 desligada o cardan não gira.

Abraço

Eortiga,

Eu, quando commprei a "Geringonça", há 9 anos atrás, marinheiro de primeiro jeep, achava que estava arrasando com meu 4x4 nos barrancos da vida.

Quando, decepcionalmente, descobri que o 4x4 não funcionava, dentro de um poço de lama!!

No meu caso foi simples, só troquei as RL´s automáticas por manuais.

A Cx transferência estava ok.

Por isso aconselho a começar pela RL, que fatalmente será a causa do não funcionamento do 4x4.

[]´s

Amigo... já ouvi muitos falarem mal desse negócio de roda livre automática. Levante o Jeep num elevador e verifique.

Abraços a todos...

Citação Postado originalmente por eortiga Ver Post
    Pessoal,

Ando meio encucado. Não sei se minha 4x4 tá funcionando... Apesar de engatar a alavanca na posição 4x4, não consigo sentir se está ou não rodando a tração dianteira. Existe algum meio simples de verificar isto, sem ser atolando em algum lugar...? Ver o cardã dianteiro girando quer dizer que está ok? Ou o cardã gira de qualquer forma, mesmo na 4x2?

A reduzida engata, mas da mesma forma não sei se a tração tá sendo enviada pra dianteira...

Detalhe, eu possuo rodas-livre automáticas.

Grato por qualquer ajuda.

Sds,

Eduardo

Entrada
    20/05/2007
    Citação Postado originalmente por felipe kowalski Ver Post
    Uma vez eu tive essa duvida... pra tirar a duvida eu levantei somente 1 lado do jeep, deixando a roda dianteira e traseira no ar, aí, com cuidado e ninguem embaixo, engatei a 4x4 e coloquei a primeira, a roda girou, e tive certeza que a 4x4 funciona.
    Quando a roda livre está desligada e a alavanca da 4x4 desligada o cardan não gira.

Abraço
    Felipe, valeu pela dica, vou tentar por aí. Macaquear um lado, tirar todo mundo da frente e ver se gira...

Abraço

Usuário Avatar de a.veiga
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Itabuna/BA
    eu levantaria a traseira do jeep, e não a dianteira, as duas rodas traseiras!

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    O Felipe tem razão , se o carro não for blocado , pode levantar um lado , aí pode operar o 4x2 , 4x4 H e 4x4 L no ar.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Entrada
    20/05/2007
    Citação Postado originalmente por a.veiga Ver Post
    eu levantaria a traseira do jeep, e não a dianteira, as duas rodas traseiras!
    a.veiga, não entendi a sua sugestao. Se eu levantar as rodas traseiras e a 4x4 estiver engatada, o jeep vai cair do macaco... É essa a idéia?

A. Veiga,
    Se voce fizer isso com a 4x4 ligada e se a mesma estiver funcionando o jeep vai andar e cair do macaco...

Abração
    Felipe Kowalski

Citação Postado originalmente por felipe kowalski Ver Post
    Cara.... este lance de roda livre e alavanca sempre confunde quem tá começando.... se jo jeep for "queixo duro" (sem Roda Livre, mas com flange), o cardan vai girar sempre que o jeep estiver andando... daih complica tudo.... da mesma forma, a porcaria nojenta e miserável da RL automática... que eu NUNCA vi funcionando normalmente... que sempre larga o pessoal na mão... coisa dos infernos! rsrsrs

Eortiga, de todas as "receitas" que o pessoal falou aqui, a mais simples é mesmo levantar o jeep... mas se o seu jeep nao tem "Bloqueio de Diferencial", vc nao tem que levantar todas as rodas... basta apenas levantar UMA roda de cada eixo que o diferencial faz o resto... assim, com uma roda de cada eixo no ar, vc nem tem que ligar o jeep... basta girar com a mão uma das rodas (é meio pesado), que a outra vai girar também.... se nao girar, pode ser que o engate da roda livre esteja travado com a sujeira... daih vc desmonta e limpa... (alias, verificar o estado destes componentes é sempre bom, independente de estarem ou nao funcionando....

se vc nao tem macaco em casa, ou nao tá com saco de levantar o carro pra ver ele cair... entao desliga tudo... desliga as RL e a alavanca de tração... deita sob o jeep e gira o cardan dianteiro com a mão... girou? blza.. agora engata as RL e gira o cardan novamente... prendeu? entao as RL estao funcionando... desliga novamente as RL e gira o cardan... soltou? blza, agora liga a alavanca... prendeu?, entao blza, o engate tbem está funcionando... bom, se o engate e as RL estao funcionando... existem grandes chances de estar tudo ok! hehehe

também existe outra maneira mais fácil ainda de saber se está ou nao funcionando a tração: veja se vc tem Roda Livre automática ou manual... se for automática, nao está funcionando... se for manual, quando vc virar a "borboleta", vai funcionar.....

rsrsrs
    4X4 Brasil

Entrada
    20/05/2007
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Cara.... este lance de roda livre e alavanca sempre confunde quem tá começando.... se jo jeep for "queixo duro" (sem Roda Livre, mas com flange), o cardan vai girar sempre que o jeep estiver andando... daih complica tudo.... da mesma forma, a porcaria nojenta e miserável da RL automática... que eu NUNCA vi funcionando normalmente... que sempre larga o pessoal na mão... coisa dos infernos! rsrsrs

Eortiga, de todas as "receitas" que o pessoal falou aqui, a mais simples é mesmo levantar o jeep... mas se o seu jeep nao tem "Bloqueio de Diferencial", vc nao tem que levantar todas as rodas... basta apenas levantar UMA roda de cada eixo que o diferencial faz o resto... assim, com uma roda de cada eixo no ar, vc nem tem que ligar o jeep... basta girar com a mão uma das rodas (é meio pesado), que a outra vai girar também.... se nao girar, pode ser que o engate da roda livre esteja travado com a sujeira... daih vc desmonta e limpa... (alias, verificar o estado destes componentes é sempre bom, independente de estarem ou nao funcionando....

se vc nao tem macaco em casa, ou nao tá com saco de levantar o carro pra ver ele cair... entao desliga tudo... desliga as RL e a alavanca de tração... deita sob o jeep e gira o cardan dianteiro com a mão... girou? blza.. agora engata as RL e gira o cardan novamente... prendeu? entao as RL estao funcionando... desliga novamente as RL e gira o cardan... soltou? blza, agora liga a alavanca... prendeu?, entao blza, o engate tbem está funcionando... bom, se o engate e as RL estao funcionando... existem grandes chances de estar tudo ok! hehehe

também existe outra maneira mais fácil ainda de saber se está ou nao funcionando a tração: veja se vc tem Roda Livre automática ou manual... se for automática, nao está funcionando... se for manual, quando vc virar a "borboleta", vai funcionar.....

rsrsrs

É Marcos, já está na minha lista de prioridades trocar as RL automáticas por manuais. Não quero ficar na mão, não... Valeu!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem