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Tópico: 4x4 funciona?

  • #1
    Usuário Avatar de eortiga
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    Question 4x4 funciona?




    Pessoal,

    Ando meio encucado. Não sei se minha 4x4 tá funcionando... Apesar de engatar a alavanca na posição 4x4, não consigo sentir se está ou não rodando a tração dianteira. Existe algum meio simples de verificar isto, sem ser atolando em algum lugar...? Ver o cardã dianteiro girando quer dizer que está ok? Ou o cardã gira de qualquer forma, mesmo na 4x2?

    A reduzida engata, mas da mesma forma não sei se a tração tá sendo enviada pra dianteira...

    Detalhe, eu possuo rodas-livre automáticas.

    Grato por qualquer ajuda.

    Sds,

    Eduardo

  • #2
    Uma vez eu tive essa duvida... pra tirar a duvida eu levantei somente 1 lado do jeep, deixando a roda dianteira e traseira no ar, aí, com cuidado e ninguem embaixo, engatei a 4x4 e coloquei a primeira, a roda girou, e tive certeza que a 4x4 funciona.
    Quando a roda livre está desligada e a alavanca da 4x4 desligada o cardan não gira.

    Abraço

  • #3
    Eortiga,

    Eu, quando commprei a "Geringonça", há 9 anos atrás, marinheiro de primeiro jeep, achava que estava arrasando com meu 4x4 nos barrancos da vida.

    Quando, decepcionalmente, descobri que o 4x4 não funcionava, dentro de um poço de lama!!

    No meu caso foi simples, só troquei as RL´s automáticas por manuais.

    A Cx transferência estava ok.

    Por isso aconselho a começar pela RL, que fatalmente será a causa do não funcionamento do 4x4.

    []´s

  • #4
    Amigo... já ouvi muitos falarem mal desse negócio de roda livre automática. Levante o Jeep num elevador e verifique.

    Abraços a todos...

    Citação Postado originalmente por eortiga Ver Post
    Pessoal,

    Ando meio encucado. Não sei se minha 4x4 tá funcionando... Apesar de engatar a alavanca na posição 4x4, não consigo sentir se está ou não rodando a tração dianteira. Existe algum meio simples de verificar isto, sem ser atolando em algum lugar...? Ver o cardã dianteiro girando quer dizer que está ok? Ou o cardã gira de qualquer forma, mesmo na 4x2?

    A reduzida engata, mas da mesma forma não sei se a tração tá sendo enviada pra dianteira...

    Detalhe, eu possuo rodas-livre automáticas.

    Grato por qualquer ajuda.

    Sds,

    Eduardo

  • #5
    Usuário Avatar de eortiga
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    Citação Postado originalmente por felipe kowalski Ver Post
    Uma vez eu tive essa duvida... pra tirar a duvida eu levantei somente 1 lado do jeep, deixando a roda dianteira e traseira no ar, aí, com cuidado e ninguem embaixo, engatei a 4x4 e coloquei a primeira, a roda girou, e tive certeza que a 4x4 funciona.
    Quando a roda livre está desligada e a alavanca da 4x4 desligada o cardan não gira.

    Abraço
    Felipe, valeu pela dica, vou tentar por aí. Macaquear um lado, tirar todo mundo da frente e ver se gira...

    Abraço

  • #6
    Usuário Avatar de a.veiga
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    eu levantaria a traseira do jeep, e não a dianteira, as duas rodas traseiras!

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    O Felipe tem razão , se o carro não for blocado , pode levantar um lado , aí pode operar o 4x2 , 4x4 H e 4x4 L no ar.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #8
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    Citação Postado originalmente por a.veiga Ver Post
    eu levantaria a traseira do jeep, e não a dianteira, as duas rodas traseiras!
    a.veiga, não entendi a sua sugestao. Se eu levantar as rodas traseiras e a 4x4 estiver engatada, o jeep vai cair do macaco... É essa a idéia?

  • #9
    A. Veiga,
    Se voce fizer isso com a 4x4 ligada e se a mesma estiver funcionando o jeep vai andar e cair do macaco...

    Abração
    Felipe Kowalski

  • #10
    Citação Postado originalmente por felipe kowalski Ver Post
    Quando a roda livre está desligada e a alavanca da 4x4 desligada o cardan não gira.
    Cara.... este lance de roda livre e alavanca sempre confunde quem tá começando.... se jo jeep for "queixo duro" (sem Roda Livre, mas com flange), o cardan vai girar sempre que o jeep estiver andando... daih complica tudo.... da mesma forma, a porcaria nojenta e miserável da RL automática... que eu NUNCA vi funcionando normalmente... que sempre larga o pessoal na mão... coisa dos infernos! rsrsrs

    Eortiga, de todas as "receitas" que o pessoal falou aqui, a mais simples é mesmo levantar o jeep... mas se o seu jeep nao tem "Bloqueio de Diferencial", vc nao tem que levantar todas as rodas... basta apenas levantar UMA roda de cada eixo que o diferencial faz o resto... assim, com uma roda de cada eixo no ar, vc nem tem que ligar o jeep... basta girar com a mão uma das rodas (é meio pesado), que a outra vai girar também.... se nao girar, pode ser que o engate da roda livre esteja travado com a sujeira... daih vc desmonta e limpa... (alias, verificar o estado destes componentes é sempre bom, independente de estarem ou nao funcionando....

    se vc nao tem macaco em casa, ou nao tá com saco de levantar o carro pra ver ele cair... entao desliga tudo... desliga as RL e a alavanca de tração... deita sob o jeep e gira o cardan dianteiro com a mão... girou? blza.. agora engata as RL e gira o cardan novamente... prendeu? entao as RL estao funcionando... desliga novamente as RL e gira o cardan... soltou? blza, agora liga a alavanca... prendeu?, entao blza, o engate tbem está funcionando... bom, se o engate e as RL estao funcionando... existem grandes chances de estar tudo ok! hehehe

    também existe outra maneira mais fácil ainda de saber se está ou nao funcionando a tração: veja se vc tem Roda Livre automática ou manual... se for automática, nao está funcionando... se for manual, quando vc virar a "borboleta", vai funcionar.....

    rsrsrs
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de eortiga
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    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Cara.... este lance de roda livre e alavanca sempre confunde quem tá começando.... se jo jeep for "queixo duro" (sem Roda Livre, mas com flange), o cardan vai girar sempre que o jeep estiver andando... daih complica tudo.... da mesma forma, a porcaria nojenta e miserável da RL automática... que eu NUNCA vi funcionando normalmente... que sempre larga o pessoal na mão... coisa dos infernos! rsrsrs

    Eortiga, de todas as "receitas" que o pessoal falou aqui, a mais simples é mesmo levantar o jeep... mas se o seu jeep nao tem "Bloqueio de Diferencial", vc nao tem que levantar todas as rodas... basta apenas levantar UMA roda de cada eixo que o diferencial faz o resto... assim, com uma roda de cada eixo no ar, vc nem tem que ligar o jeep... basta girar com a mão uma das rodas (é meio pesado), que a outra vai girar também.... se nao girar, pode ser que o engate da roda livre esteja travado com a sujeira... daih vc desmonta e limpa... (alias, verificar o estado destes componentes é sempre bom, independente de estarem ou nao funcionando....

    se vc nao tem macaco em casa, ou nao tá com saco de levantar o carro pra ver ele cair... entao desliga tudo... desliga as RL e a alavanca de tração... deita sob o jeep e gira o cardan dianteiro com a mão... girou? blza.. agora engata as RL e gira o cardan novamente... prendeu? entao as RL estao funcionando... desliga novamente as RL e gira o cardan... soltou? blza, agora liga a alavanca... prendeu?, entao blza, o engate tbem está funcionando... bom, se o engate e as RL estao funcionando... existem grandes chances de estar tudo ok! hehehe

    também existe outra maneira mais fácil ainda de saber se está ou nao funcionando a tração: veja se vc tem Roda Livre automática ou manual... se for automática, nao está funcionando... se for manual, quando vc virar a "borboleta", vai funcionar.....

    rsrsrs

    É Marcos, já está na minha lista de prioridades trocar as RL automáticas por manuais. Não quero ficar na mão, não... Valeu!

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