-
Olá Marcos,
O motor BF possui o coletor de admissão e cabeçote contruídos em uma única peça (fundidos). Desta forma, torna-se difícil colocar mais de um carburador.
Você está certo na questão referente a tubulação de admissão, os cilindros podem receber misturas diferentes, justamente pela maior ou menor distância até o carburador.
Instalando mais de um carburador evitamos que os cilindros mais próximos recebam uma mistura demasiadamente rica em função de sua proximidade (considerando uma boa regulagem e excetuando situações de aceleração), neste caso estaremos reduzindo o disperdício de combustível nestes cilindros. Desta forma fica também garantido que os mais distantes recebam o suprimento adequado.
O fato do carburador estar mais próximo aos cilindros à serem alimentados possibilita que o motor reaja mais rapidamente ao toque do pedal e que desenvolva uma potência maior já que o suprimento de combustível está garantido.
Com relação à economia, temos um ganho muito pequeno!
Para que o motor seja mais econômico é necessário evitar as perdas e garantir que todo o combustível admitido seja queimado. Para tanto é necessário uma boa regulagem do carburador, pode-se aumentar levemente a taxa de compressão, pode-se utilizar uma bobina mais potente, uma mistura mais pobre(perda de potência)...
Com relação às perdas por atrito, dissipação de calor, acionamento de sistemas auxiliares, pouco podemos fazer...
Sds.
-
Cabeçote
Opa ! o cabeçote de meu BF-161, tem o coletor de admissão separado do cabeçote, e o carburador é duplo estágio = bebe muiiiiiiito.
Como seria esse coletor para 2 carburadores e ainda quais seriam estes carburadores ? Onde conseguir esse coletor ? Fabricar ? e o custo ??
Devo levar a viatura para desmontar o carburador e verificar o que pode ser feito para diminuir o apetite voraz .
-
Rogério,
O coletor está ao lado do cabeçote, sendo que o cabeçote e coletor constituem uma peça única no caso do motor BF (foram fundidos assim!)
O AeroWillys e o Itamaraty utilizavam o mesmo motor BF, porém com coletor de admissão para dois carburadores. Também tendo sua admissão fundida ao cabeçote.
Para separá-los é necessário trabalho de usinagem. Seria necessário avaliar com mais cuidado para ver a viabilidade. Um coletor especial teria que ser criado para viabilizar outras adaptações...
Não entendi muito bem quando você disse que o seu coletor era separado. É parafusado?
-
PessoALL, realmente esqueci de um detalhe... o valor gasto pra tal modificação...
existem outras saídas... (será?)
(tem um colega nosso da lista que deu a receita dele para um suuper jeep em economia, mas nao lembro o tópico, ele usa um motor OHC, parece que tá na média de uns 9Km/l na cidade... est areceita é dele)
Molikote para motores
Molikote para cambio
Modulo de faíscas múltiplas Alta Economia
redução dos Glichês do carburador
cabos de vela supressivos
distribuidor rigorosamente no ponto, e com o avanço correto
velas especiais (nao lembro quais)
rebaixo de cabeçote em 1mm
bom, acho que este kit é mais fácil que desmontar o motor e trocar coletores e coisa e tal...
Falow!
-
Existe um cabeçote com coletor separado, já vi foto aqui no fórum..
Parece que o 3.000 é assim também (coletor separado)
-
Fala gente,
Dêem uma olhada aqui que tem as fotos dos dois carburadores etc..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...286&highlight=
[ ]´s
-
Felizes dos sortudos que possuem um cabeçote destes! Isso é raridade...
Para os que o possuem, torna-se possível utilizar uma ampla gama de carburadores e melhor, mais de um !
-
Coletor
Correto ! O coletor de meu motor, é aparafusado ao cabeçote, igualmente ao coletor de escapamento. O carburador tem o pé com quatro parafusos e o coletor, com duas entradas para os três primeiros cilindros e para os três últimos e eis aí o meu problema. Primeiro estágio do carburador os três primeiros cilindros e ao entrar o segundo estágio, os outros três cilindros passam a ser alimentados.
Acho que o cabeçote é o do 3.000 e não sei qual o carburador que pode ser colocado alí. o que se encontra lá, parece-me que é um de opala (vou passar na oficina para saber o modelo e referência dele ou até a foto para podermos tentar chegar a uma solução.
-
Embora o carburador seja de corpo duplo, ele deve estar alimentando simultaneamente todos os cilindros, mesmo durante o acionamento do primeiro e segundo estágios.
Também é possível que os dois estágios possuam acionamento simultâneo, neste caso o primeiro corpo pode alimentar três cilindros e o segundo os restantes. Para isso é necessário um coletor de admissão especial.
-
Carburador
Quando meu jeep estava com o motor 3000 do Itamaraty, coletor de admissão separado do cabeçote, utilizava o carburador duplo DFV 446.
Não dava nenhuma falta de combustível e respondia bem pra caramba, o motor sobrava em força nas trilhas e ainda tinha coletor de escape 6x2 com dois tubos até a saída, roncava bunito! 8)
Abraços!!
-
Carburador
O carburador que está instalado na viatura, é o SOLEX H-34 e não sei se pode ser substituido por um outro menos guloso.
Agora, tem-se a atenuante de que agora a viatura está utilizando GNV para que não seja tão custosa para rodar.
-
todos
vcs estao me deixando desanimada ppois tenho um CJ5 e eu sei que bebe muito mas fazer o que !!!!!!motor de jeep é isso mesmo .A nao ser que passemos para o GNV vcs nao acham??