Ô galera...ninguém vai me responder não...será que a pergunta que fiz é tão estúpida assim???
Versão Imprimível
Ô galera...ninguém vai me responder não...será que a pergunta que fiz é tão estúpida assim???
Matrakaum,
Eu sou novato, mas vou contar minha experiência. Meu CJ5 tb tem o BF 161 e carburador DFV 228. Ele apresentava uma falha na aceleração a partir da marcha lenta. Explico melhor: com o motor em lenta se pisasse com vontade ele quase morria, parecia que afogava, depois emparelhava. O resto funcionava bem. Abri o carburador diversas vezes e fui trocando idéias com o pessoal aqui do fórum. Resumindo: Acertei o ponto, limpei o carburador, conforme orientação do pessoal. Li tb o manual do mecânico Willys (http://ruralwillys.tripod.com/mecani...cemecanico.htm ). O que fiz, que a princípio não era o recomendado foi mexer na regulagem de mistura. A recomendação e de fechar o parafuso totalmente (comprimir toda a mola) e depois abrir 2 voltas e meia. Pois bem. a minha falha na aceleração só parou quando eu fechei um pouco esta regulagem (ficou algo em torno de 2 voltas abertas). Talvez por algum desgaste no pé do carburador ou na agulha da regulagem deu essa diferença.
Agora vou er quanto vai dar o consumo da "criança".
PS. Não me acho em condições de falar sobre o funcionamento do DFV. O que sei é só o que li e ouvi do pessoal aqui do fórum. Com a palavra os mais experientes.
Abraços.
O meu tava c/ duas voltas abertas, o ar. Mas não dava lenta nem c/ reza brava.
No domingo, fuçando, eu pus a aceleração alta aí regulei o ar, abri o ar e qdo a aceleração aumentou eu deixei. Depois fui fechando a aceleração até ficar c/ uma lenta linda...mas a maldição do buraco continua...a coisa tah tão séria que até para subir a rampinha da garagem dá trabalho.
Amigão, esta é uma historia que tenho que contar dando risada....também quase fui vitima de um mexanico desses, que regulam distribuidor com a orelha (e o cara devia ser surdo pelo jeito)..heheh..é o seguinte, vamos direto ao ponto...
1)primeiro, pega teu carburador (espero que seja Weber) original e procura um cara bom mesmo em carburação, leva só o carbura, junto com um jogo de junta SABó. Fala pro cara dar uma geral, dar um jato de ar, limpar tudo que é tatú de dentro das galerias do carburador. Troca inclusive a boia e pede pro cara deixar a boia ligeiramente mais baixa (ajuda a evitar afogamentos). A Boia mais baixa fecha a agulha mais cedo. Se a agulha não fecha, ele afoga e vaza toda aquela gasolina pra fora do carburador (e também uma parte em excesso pra dentro do motor). Pede pro cara achar um giclé 27, o original se não me engano era 25 (medidas de giclé) só que na época a gasolina era 100% pura. O 27 ou 28 vai trabalhar bem com a gasosa podre que nós temos...mas ele vai fazer uns 6 na cidade e uns 9 no maximo na estrada. Não vejo outra forma, talvez seu Jjipe esteja engasgando pelo fato do Gicle ser baixo demais pra gasolina ruim.
2) feito isso, pega teu distribuidor (se for Wapsa é melhor, bosch é meio enrolado) e procure numa loja de peças um platinado e um condensador NOVO, de preferencia naquelas lojinha bem suja, de peças de carros mais velhos, que tem um tiozinho no balcão. Procure de preferencia um platinado ICESA, não é mais fabricado mas as vezes esses tiozinhos tem umas galinha-morta jogada. Se não, pega o Platinac mesmo. PLATINADO E CONDENSADOR naõ esqueça. Acompanhe tudo hein meu, não deixa o cara fazer no escuro, a abertura do platinado tem que ter abertura no maximo entre 0,18 e 0,25 (18 decimos e 25 decimos de milimetro). Troque também a tampa do distribuidor e o avanço. O avanço é uma peça que vai dentro do distribuidor e é ligado ao pé do carburador por meio de um cano, tipo cano de freio. Essas aberturas ou folgas que me refiro tem que ser feito com aquelas laminas de folga, encontra isso em lojas de ferramentas.
3) depois de montado distribuidor e carburador, troque as velas e cabos...as velas tem que estar com uma abertura de 0,80 ( 80 decimos de milimetro, isso quer dizer que é menos que 1 milimetro de abertura da vela) Verifique também o estado do rotor que esta dentro do distribuidor, se for o caso substitua-o. Substitua as mangueiras de combustivel por mangueiras de Injeção Eletronica, facil de achar em lojas de autopeças. Procure uma loja boa. Coloque um filtro de combustivel antes da entrada no carburador.
4) Por fim, a regulagem do carburador e distribuidor, voce tera que ser ninja agora.....existe um parafuso da lenta, e um parafuso que regula o ar. Deixe o da lenta com umas 5 voltas de aperto,e o do ar (no pé do carburador) voce abre bem até quase sair(sentido antihorario). A partir deste ponto voce dá umas 7-8 voltas em sentido horario (aperto). Ainda não esta regulado. Pega o distribuidor e coloca aquela parte onde tem aquela fenda comprida por onde corre o parafuso do bloco, saca qual é? coloca na posição central. Liga o bicho. Vai fazer um esporro. Primeiro voce tera que achar o ponto com uma lampada tipo pistola estrobo. O distribuidor funciona com 3 graus acima do ponto morto superior. Este é o ponto. Ele funciona um pouco atrasado porque em alta rotação o avanço adianta um pouco o ponto, dae os 3 graus. Na polia do virabrequim tem as marcações, de uma olhada. Acertado o ponto volta pro carburador. Ai é de ouvido mesmo, aperta e afrouxa o parafuso do ar até voce ouvir o motor funcionando com relogio.
Eu fiz o meu sozinho, de tanto zé ruela de mexanico fazer merda. Esses caras não entendem mais disso, tem que ser mecanico das antigas que estão tudo aposentado ou voce faz voce mesmo..vai ficar pagando 100 conto toda vez que precisar..não dá né. Boa sorte amigão.
Kra isto foi uma aula!!!
A abertura das velas eu uso aquelas lâminas tb?
Mto Obrigado,
Se a boia estiver furada, ou algum caroço ou grão de areia impedir a agulha alojada na base da boia não fechar, ele afoga, vaza gasola pra caraio e vai pra dentro do carter...O Gicle é fixo, não tem regulagem, ele tem medidas que vão desde 20 até 32 s enão me engano..o original do willys me parece que é 25, mas pra gasosa podre nossa use o 27 ou 28...
~usa o mesmo..chama-se CÁLIBRE DE FOLGA, é que eu não lembrava o nome..heheheh boa sorte....se tiver duvidas, manda pra charlescosta@onda.com.br
Matrakaum, voce ja viu se o pistão não esta travado, como eu tinha falado ? Veja naquele topico de ajuda com carburador que tem umas dicas sobre isso.
Charles fui dar um "rolê" e o bicho parou...ainda bem que foi no bairro onde eu morava e onde minha família ainda mora.
Um antigo vizinho, mecânico, veio dar uma mão...tirou a parte de cima do bura e viu q tava encharcado de gasola...expliquei para ele do buraco...aí ele testou e disse que o biquinho, acho que era o giclê, da aceleração rápida não tava injetando..e não estava mesmo.
Tirou tudo limpou e aí começou a injetar.
tirou o pistãozinho e ele estava danificado...deu um jeito e montou.
Ficou c/ uma lenta linda..mas na hora de andar...Meu Deus..não sei como cheguei em casa.
Como não consigo saber que há algo errado e não ir lá acabar de estragar...eu fui.
Peguei o pistãozinho novo que eu tinha aki..eu havia ganhado qdo comprei o bura, e fui lá trocar...bom, marinheiro de primeira viagem..apanhei, mas montei.
E não é que o buraco desapareceu...ficou LINDOOOO...
Agora a pergunta:
- Aonde compro mais pistõezinhos destes?
Estou decidido colocar ignição.
E, talvez, vou trocar o cãmbio. Meu tio tem um, parecer ser o famoso câmbio da C10, disse que me vende baratinho e que tá revisado...acho que vou pagar uns 250. Aí vou colocar este câmbio tb.
E depois tenho que arrumar as molas..a coisa tah feia...principalmente na frente tah fazendo uns barulhos estranhos..parece que vai cair fora...
Um abraço,
P.S: Ganheio o final-de-semana só pelo fato de ter conseguido trocar o pistão..
Caro matrakaum!
Em qualquer autopeças!Citação:
Agora a pergunta:
- Aonde compro mais pistõezinhos destes?
Quer deixar o bicho violento?
Compra o pistão com a haste menor.
Leve o seu de modelo.
O que tem a haste menor, injeta mais, pois terá um curso maior no êmbolo.
Parece que é o do corcel.
Acho que algo perto de R$5,00, mais não mais do que R$ 10,00.
Abraços.
Kim.
Wcas aonde vc. comprou este kit?
Kim uma curiosidade: O que é aquilo na sua foto?
Vou comprar um novo pistão amanhã mesmo.