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Convex Datacenter
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  • #73



    Apenas ajudando.....

    Classificação das bobinas e motivos para usar a KW no jeep.........

    As bobinas, fabricadas pela Bosch, são classificadas de acordo com a tensão máxima de trabalho e o número de faíscas que podem ser produzidas por minuto.


    - Bobina E - 12V (alumínio)


    Geralmente aplicada em veículos de 4 cilindros, a platinado e à gasolina. Essa bobina possui o enrolamento primário com aproximadamente 350 espiras. O enrolamento secundário tem em torno de 20000 espiras.
    Tensão máxima: 24000 volts
    Faíscas por minuto: 13000

    - Bobina K - 12V (azul)

    Aplicada em veículos de 4 e 6 cilindros, a platinado e à gasolina. Essa bobina pode substituir a anterior por possuírem os enrolamentos semelhantes, o que não causa a queima do platinado.
    Tensão máxima: 26000 volts
    Faíscas por minuto: 16000
    - Bobina KW - 12V (vermelha)

    Para veículos onde as exigências do motor são maiores, como maior rotação, maior quantidade de cilindros maior compressão, foi necessário desenvolver uma bobina que pudesse produzir maior tensão e disponibilizar maior quantidade de centelhas por minuto.
    Tensão máxima: 28000 a 34000 volts
    Faíscas por minuto: 18000

    Para aumentar a tensão máxima da bobina, basta construir o enrolamento secundário com maior número de espiras, até certo limite.
    Porém, para aumentar a oferta de número de faíscas por minuto, a modificação foi executada no enrolamento primário. Para conseguir esse feito, foi reduzido o número de espiras no enrolamento primário, fazendo com que o campo magnético seja produzido mais rápido.

    Fonte:
    http://www.webmecauto.com.br/correio/ct13_01.asp
    4X4 Brasil
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  • #74
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
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    Informacoes boas pra deixar aqui no topico!

  • #75
    Bom dia. Gostaria de parabenizar pelo nível das discussões aqui no fórum. Quase sempre que procuro sobre algum tema de discussão no Google, ele me traz a algum dos tópicos discutidos aqui. (Geralmente, com muitas explicações do Sukys)

    Admin e dono do ChevetteManiac.com, tento sempre que possível manter um nível técnico de discussão mas, infelizmente não são todos que seguem a mesma linha... o fórum tem cerca de 3000 registros, mas cerca de 1% é realmente ativo, talvez nem isso.

    Infelizmente, a maioria dos fóruns que encontramos por aí, é de gente que entra apenas pra tirar dúvidas e depois some... vocês por aqui estão mesmo de parabéns!

    Cheguei aqui, querendo saber o seguinte:
    - Foi citado aí em cima, que a relação da bobina (1:63 ou 1:100) deve-se à quantidade de espiras nos enrolamentos primários e secundários... onde "descobrir" qual o número de espiras em cada enrolamento?
    - No que implica, se eu simplesmente substituir uma bobina "convencional" por uma 1:100? (Pontos positivos, negativos e riscos...)

    Um abraço!

  • #76
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
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    Citação Postado originalmente por hps1986 Ver Post
    Bom dia. Gostaria de parabenizar pelo nível das discussões aqui no fórum. Quase sempre que procuro sobre algum tema de discussão no Google, ele me traz a algum dos tópicos discutidos aqui. (Geralmente, com muitas explicações do Sukys)

    Admin e dono do ChevetteManiac.com, tento sempre que possível manter um nível técnico de discussão mas, infelizmente não são todos que seguem a mesma linha... o fórum tem cerca de 3000 registros, mas cerca de 1% é realmente ativo, talvez nem isso.

    Infelizmente, a maioria dos fóruns que encontramos por aí, é de gente que entra apenas pra tirar dúvidas e depois some... vocês por aqui estão mesmo de parabéns!

    Cheguei aqui, querendo saber o seguinte:
    - Foi citado aí em cima, que a relação da bobina (1:63 ou 1:100) deve-se à quantidade de espiras nos enrolamentos primários e secundários... onde "descobrir" qual o número de espiras em cada enrolamento?
    - No que implica, se eu simplesmente substituir uma bobina "convencional" por uma 1:100? (Pontos positivos, negativos e riscos...)

    Um abraço!
    Quanto ao" descobrir" qual o numero de espiras de um enrolamento, oq vc deve fazer é somente tirar a leitura com um Multimetro (ajustado na opcao OHM) o valor do primario e depois do secundario. Com esses valores vc ja descobre a relacao. Geralmente, em Bobinas mais "potentes", o primario tem em torno de 0,8 Ohm e no secundario tem +-8 KOhm.

    Quanto a pergunta sobre a subistituicao, isso ja foi comentado muito nesse topico, é so vc ler o topico desde o inicio, que vc vai encontrar muitas explicacoes.
    No mais, qualquer coisa é so dar um grito.

  • #77
    Negativo, Giovanni, com ohmimetro não existe a menor chance de descobrir qual é o numero de espiras.
    Mesmo que você tenha um ohmimetro de alta precisão e mesmo que você saiba qual é a resistividade do condutor (em ohm/km, que por sinal varia em função da composição e diâmetro do fio) o resultado seria inconsistente por causa da diferença de diâmetro entre as espiras.
    É só lembrar que as espiras internas possuem menor diâmetro (e menor comprimento) que as externas, e sem remover a carcaça externa nem dá para saber qual é a relação entre estes diâmetros.

    .:

  • #78
    Citação Postado originalmente por hps1986 Ver Post
    Cheguei aqui, querendo saber o seguinte:
    - Foi citado aí em cima, que a relação da bobina (1:63 ou 1:100) deve-se à quantidade de espiras nos enrolamentos primários e secundários... onde "descobrir" qual o número de espiras em cada enrolamento?
    Só existem duas formas: junto ao fabricante da bobina ou desmontando a bobina para contar o n° de espiras, que no enrolamento secundário é formado por alguns milhares de espiras.

    Citação Postado originalmente por hps1986 Ver Post
    - No que implica, se eu simplesmente substituir uma bobina "convencional" por uma 1:100? (Pontos positivos, negativos e riscos...)
    A relação de espiras entre primário e secundário só é relevante quando se faz uso de ignição por descarga capacitiva (CDI-D, por exemplo) porque através desta relação é possível ter uma melhor idéia se a energia presente na faísca terá ênfase na corrente ou na tensão.
    Quanto maior a relação entre espiras maior a tensão e menor a corrente, e vice-versa.
    Fabricantes de bobinas especiais geralmente informam a relação entre espiras justamente por causa do uso junto a módulos CDI.

    .:

  • #79
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
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    Valeu entao Sukys pela correcao!
    Detesto quando acabo escrevendo sem pensar!
    Na realidade eu sempre tomo como base essa relacao de Ohms entre o primario e o secundario pra avaliar uma bobina, e nunca necessariamente o n° de espias.
    Avaliando o q vc relacionou, realmente esse calculo da quantidade de espiras se torna incorreto.
    Mas no meu ver, oq realmente importa para uma bobina ser potente é um primario de baixa impedancia e um secundario de alta impedancia.
    Ou seja, o q realmente interessa é a impedancia, pois o n° de espias é correspondente á mesma! Estou certo agora?

  • #80
    Citação Postado originalmente por GIOVANNI LUIS Ver Post
    Mas no meu ver, oq realmente importa para uma bobina ser potente é um primario de baixa impedancia e um secundario de alta impedancia.Ou seja, o q realmente interessa é a impedancia, pois o n° de espias é correspondente á mesma! Estou certo agora?
    Antes de mais nada, resistência é uma coisa, impedância é outra, e indutância mais outra.
    Em linhas gerais, quanto maior a INDUTÂNCIA do primário (expressa em Henrys) maior o montante de transferência de energia, e este montante de energia, no secundário, apresentará valores de tensão e corrente que dependem, basicamente, do n° de espiras do secundário.

    Em tempo, isso é válido apenas para sistemas indutivos (convencionais). Nos sistemas capacitivos o que interessa é a relação de espiras entre primário e secundário.

    .:

  • #81
    Citação Postado originalmente por CAPITÃO Ver Post
    Amigos do fórum, alguém sabe qual é a bobina ideal para ser usada num CJ5, motor original BF 161, 6 cilindros, com ignição eletrônica? Fiz um contato com a donatti, sobre a que é comercializada por eles http://www.jet.com.br/donatti4x4/det...dproduto=11846, da marflex, tendo obtido como resposta que deveria utilizar uma mais forte. Alguém sabe qual?
    amigo, com igniçao eletronica uma bobina que vai bem é a do gol 1.6mi tem uma faísca muito boa, é moderna e a durabilidade dela é bem maior que as bobinas convencionais desde que seja bosch, o valor dela é quase igual as outras!!! tenho uma bobina dessa na minha viatura mais de cinco anos sem problema algum!!abraço!!

  • #82
    Também uso a do gol Mi sem problemas.
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  • #83
    Usuário Avatar de GBarros
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    Também uso, apesar de o modulo de ignição esquentar um pouco mais do que o normal. Mas até pra pegar de manha, ajuda bastante.

  • #84
    Eu uso a vermelha kw de opala. O que voce tem que ver é a numeração do módulo pra achar a bobina certa.

    MODULOS DE IGNIÇÃO ELETRONICA.

    Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 6 conectores.
    Ex.: 9 220 087 004

    Esquema de ligação:

    Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 2: Ligado ao modulo do distribuidor.
    Pino 3: Vago
    Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
    Pino 5: Terra.
    Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina.

    ATENÇÃO.......

    Neste sistema, mesmo sendo de ignição eletronica, a bobina necessita de pré-resistor, pois deve receber em torno de 8 V.
    Para este sistema (com pre-resistor) a bobina recomendada é a KW vermelha nº 9 220 081 067.

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