Apenas ajudando.....
Classificação das bobinas e motivos para usar a KW no jeep.........
As bobinas, fabricadas pela Bosch, são classificadas de acordo com a tensão máxima de trabalho e o número de faíscas que podem ser produzidas por minuto.
- Bobina E - 12V (alumínio)
Geralmente aplicada em veículos de 4 cilindros, a platinado e à gasolina. Essa bobina possui o enrolamento primário com aproximadamente 350 espiras. O enrolamento secundário tem em torno de 20000 espiras.
Tensão máxima: 24000 volts
Faíscas por minuto: 13000
- Bobina K - 12V (azul)
Aplicada em veículos de 4 e 6 cilindros, a platinado e à gasolina. Essa bobina pode substituir a anterior por possuírem os enrolamentos semelhantes, o que não causa a queima do platinado.
Tensão máxima: 26000 volts
Faíscas por minuto: 16000
- Bobina KW - 12V (vermelha)
Para veículos onde as exigências do motor são maiores, como maior rotação, maior quantidade de cilindros maior compressão, foi necessário desenvolver uma bobina que pudesse produzir maior tensão e disponibilizar maior quantidade de centelhas por minuto.
Tensão máxima: 28000 a 34000 volts
Faíscas por minuto: 18000
Para aumentar a tensão máxima da bobina, basta construir o enrolamento secundário com maior número de espiras, até certo limite.
Porém, para aumentar a oferta de número de faíscas por minuto, a modificação foi executada no enrolamento primário. Para conseguir esse feito, foi reduzido o número de espiras no enrolamento primário, fazendo com que o campo magnético seja produzido mais rápido.
Fonte: http://www.webmecauto.com.br/correio/ct13_01.asp