x
Convex Datacenter
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 85
  • #25
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
    Entrada
    27/10/2007
    Local
    Santo Amaro da Imperatriz/SC
    Idade
    44
    Posts
    151
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por CAPITÃO Ver Post
    Em Tempo: Fiz Contato Com O Fabricante Do Kit De Ignição Eletrônica Instalado No Meu Cj E Este Me Garantiu Que Posso Utilizar Tranquilamente A Bobina Kw Em Substituição A Existente (k), Sem A Necessidade Da Pré-resistência. Será?
    Essas informacoes estao um pouco vagas. Pq se na bobina esta constando a nescessidade dessa resistencia ela deveria ter uma mesmo. Agora o que vai realmente definir se prescisa ou nao é a central de ignicao!

    Se a central possui a regulagem de tensao integrada nao prescisa, se for a central sem essa funcao, ai prescisa!


    Essa central que possui um circuito Transistorado q faz o controle da tensao,ela sabe quando a tensao chega a niveis perigosos
    ( em rotacoes altas) para o sistema ( principalmente para a bobina ) redizindo essa tensao perigosa a niveis aceitaveis.

    Traduzindo, o q antes era a funcao da resistencia, agora, esse circuito Transistorado faz, mas de forma mais apurada e eficaz ( isso pq, vc elimina essa resitencia, aumentando a tensao disponivel e por conseguinte, permitindo uma corrente maior á ser enviada ás velas)
    4X4 Brasil

  • #26
    Citação Postado originalmente por GIOVANNI LUIS Ver Post
    È que neste caso, a construcao desse modulo de ignicao que ele te fornece, a utilizacao de resistor nao é nescessaria .
    Será ?? E quem garante isso, o modulo é recondicionado !!!
    Pelo modelo e numeração do modulo é necessario a resistencia.

    Na duvida coloquei, sera que ira fazer mal se ja estiver isso no modulo ?

  • #27
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
    Entrada
    27/10/2007
    Local
    Santo Amaro da Imperatriz/SC
    Idade
    44
    Posts
    151
    Agradecimentos: 0
    No meu entender, vc nao receberia a potencia desejada na faisca!
    Essa seria uma pergunta boa pro Sukis! KKKKKKKK

    Mas a ponto d estragar, isso tenho certeza que nao iria!

  • #28
    Eu tentei colocar a bobina direto por alguns minutos sem a resistência, e a mesma começou a esquentar pra caramba. Se não me engano, li num manual da Bosch que essas bobinas tem que trabalhar a +- 9V.
    Acredito que o esquema é a corrente que será aplicada na bobina pois a 9V vai passar +- 5A na bobina, e se deixar direto 12V (+-13 A 14V por causa do alternador), vamos ter mais de 8A jogados na vermelhinha.
    Se o módulo baixa a corrente nos valores que a bobina suporta acho que não precisa de resistência, tanto é que uma vez fiz um módulo onde eu amplifiquei a tensão para 440V / 1A ou 2A na saída (não lembro) e funcionou até bem, o único problema era a faisqueira que gerava entre a carcaça do módulo e o assoalho do Jeep. Acho que meu inversor gerava uma estática dos diabos, hehe.
    Capitão, eu colocaria um multímetro com leitura de Amperagem entre o positivo da bobina e o fio que vem do módulo, e vê que leitura dá. Se for +-8A eu colocaria a resistência.
    Se falei muita besteira me corrijam...
    Abraços

  • #29
    Citação Postado originalmente por GIOVANNI LUIS Ver Post
    Agora o que vai realmente definir se prescisa ou nao é a central de ignicao!
    Se a central possui a regulagem de tensao integrada nao prescisa, se for a central sem essa funcao, ai prescisa!
    Perai, agora que li o negocio direito.
    Que o fio que vai para a bobina sai direto da chave de ignição, acho que as chaves de jeep não tem central de ignição, só se foi colocado de outro carro.

    E esse fio que passa pelo resistor só vai para a bobina, o que vai para o modulo não passa pela resistencia.

  • #30
    Citação Postado originalmente por GIOVANNI LUIS Ver Post
    Essas informacoes estao um pouco vagas. Pq se na bobina esta constando a nescessidade dessa resistencia ela deveria ter uma mesmo. Agora o que vai realmente definir se prescisa ou nao é a central de ignicao!
    Mesmo quando o amplificador de corrente tenha capacidade de chavear trocentos Ampéres, se o fabricante da bobina determina a necessidade do resistor ballast o dito tem que ser instalado, caso contrário a bobina terá uma dissipação de calor acima da prevista pelo próprio fabricante, e aí, baubau bobina.

    Citação Postado originalmente por GIOVANNI LUIS Ver Post
    Se a central possui a regulagem de tensao integrada nao prescisa, se for a central sem essa funcao, ai prescisa!
    E qual módulo de ignição faz isso?

    .:

  • #31
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
    Entrada
    27/10/2007
    Local
    Santo Amaro da Imperatriz/SC
    Idade
    44
    Posts
    151
    Agradecimentos: 0

    Centrais de ignicao

    E qual módulo de ignição faz isso?

    Quais? As centrais de ignicao de Teknologia Hybrida, que contem nao so o avanco eletronico, mas tbm a regulagem eletronica de tensao integrada!

    Mas essas comuns que temos, aquelas quadradas pretas ,que sao as antigas, essas realmente nescessitam dos Resistores Ballast mesmo!

    Segue em anexo a foto de um exemplo de uma central de tecnologia Hybrida da Bosch.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Qual A Bobina Ideal?-img007.jpg  

  • #32
    Giovanni, a foto que você postou é de um módulo de ignição da Bosch. Realmente faz uso de montagem híbrida, pelo método SMT (Surface Mount Technology) mas fora o controle de corrente de repouso (CCR) tem exatamente a mesma função dos módulos mais antigos, ou seja, não passa de um amplificador de corrente, onde o controle de avanço é feito no distribuidor, via dispositivos mecânicos, e o controle sobre o tempo de energização da bobina via comutador. Quando o comutador é um sensor Hall este tempo é controlado pelo disco de janelas, e quando indutivo pelas características intrínsecas do próprio sensor.
    Em tempo, CCR só existe em módulo para sensor Hall só serve para evitar danos à bobina caso a chave de ignição permaneça ligada com o motor parado. Fora isso, não tem qualquer outra serventia.

    A própria Bosch determina o uso de resistor em série quando a bobina assim o necessita, e faz isso inclusive de forma impressa, na embalagem ou na própria bobina, e faz isso porque o uso do resistor não tem nada a ver com o módulo.

    Como você tem facilidade com idioma alemão, procure no google por "bosch zündung tsz-i" ou "bosch zündung tz-h" e acredito que encontrará descritivo de funcionamento no idioma do "pai da criança".

    .:

  • #33
    Ah, já estava me esquecendo, existem módulos de ignição, da Bosch, que fazem o controle de avanço mas não controle sobre a corrente ou tensão da bobina, e tinham aplicação junto a sistemas de injeção de combustível do tipo analógico, como a L-Jetronic.
    Se quiser conhecer detalhes sobre este módulo é só procurar no google por "bosch ezk".

    .:

  • #34
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
    Entrada
    27/10/2007
    Local
    Santo Amaro da Imperatriz/SC
    Idade
    44
    Posts
    151
    Agradecimentos: 0

    Resposta ao grande Mestre

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Giovanni, a foto que você postou é de um módulo de ignição da Bosch. Realmente faz uso de montagem híbrida, pelo método SMT (Surface Mount Technology) mas fora o controle de corrente de repouso (CCR) tem exatamente a mesma função dos módulos mais antigos, ou seja, não passa de um amplificador de corrente, onde o controle de avanço é feito no distribuidor, via dispositivos mecânicos, e o controle sobre o tempo de energização da bobina via comutador. Quando o comutador é um sensor Hall este tempo é controlado pelo disco de janelas, e quando indutivo pelas características intrínsecas do próprio sensor.
    Em tempo, CCR só existe em módulo para sensor Hall só serve para evitar danos à bobina caso a chave de ignição permaneça ligada com o motor parado. Fora isso, não tem qualquer outra serventia.

    A própria Bosch determina o uso de resistor em série quando a bobina assim o necessita, e faz isso inclusive de forma impressa, na embalagem ou na própria bobina, e faz isso porque o uso do resistor não tem nada a ver com o módulo.

    Como você tem facilidade com idioma alemão, procure no google por "bosch zündung tsz-i" ou "bosch zündung tz-h" e acredito que encontrará descritivo de funcionamento no idioma do "pai da criança".

    .:
    Sukys, o CCR esta presente nao so em sitemas TZ-H, mas tbm e sistemas TZ-I, e disso tenho certeza pois vc pode verificar isso sem problema com um amperimetro , entre o borne 1 da bobina e o borne 1 da central por exemplo( nao havera corrente mesmo com a chave comutadora ligada)


    Quanto á TSZ-i ou TSZ-h, essas duas versoes sao as antigas, estes sistemas que ainda tem o Resistor Ballast em serie com o borne 15 depois da chave comutadora. Agora, as ignicoes TZ-H e TZ-I, estas alem de ter o CCR, possuem avanco transitorado, que se faz atravez da percepcao da frequencia de impulsos enviados, (tanto faz Sensor indutivo ou Hall) e tbm possuem o dito controle de corrente (isso tbm integrado no modulo) que reconhece quando a corrente chega a niveis perigosos para a bobina. Quando a corrente chega a esses niveis perigosos, a central atravez de um sistema muito interressante, hage fornecendo á Base de um desses Transistores um sinal menor, e por conseguinte, aumentando a resistencia entre E e C , baixando desta forma a corrente.

    Ein Schönne Grüss für Dich, Meister!
    Um abraco pra vc Mestre!
    Selva!
    4X4 Brasil

  • #35
    Giovanni, já sumiu o osciloscópio do post. Ainda vai editar o texto ou já posso responder?

    .:

  • #36
    Citação Postado originalmente por GIOVANNI LUIS Ver Post
    Sukys, o CCR esta presente nao so em sitemas TZ-H, mas tbm e sistemas TZ-I, e disso tenho certeza pois vc pode verificar isso sem problema com um amperimetro , entre o borne 1 da bobina e o borne 1 da central por exemplo( nao havera corrente mesmo com a chave comutadora ligada)
    Você está monitorando o que sai mas não o que entra!

    A figura em anexo representa o sinal do sensor indutivo, onde a tensão faz uma excursão entre valores positivos e negativos em função da indução proporcionada pelos elementos polares, e quanto mais rápido for o movimento dos elementos polares mais rápida será a indução, e isso é representado na figura, faster para uma rotação elevada, e slower para uma rotação mais baixa.
    Vendo a figura e lembrando do conceito de indução magnética, imagine qual será a tensão de saída do sensor quando o dito estiver parado?

    Se responder que não existe tensão, te mando por email um pedaço de apfelstrudel.

    Em módulo que faz uso de sensor indutivo, o transistor de saída entra em saturação quando o sinal de entrada ultrapassa um determinado valor de tensão, e entra em corte na transição por zero.
    Ao ligar a chave de ignição, motor evidentemente parado, não existe nenhuma tensão gerada pelo sensor, o transistor de saída se mantém em corte e não existe corrente fluindo pela bobina.

    Com sensor Hall a história é outra. O transistor de saída apresentará saturação ou corte em função do sinal do sensor, que também é na base do tudo ou nada, ou seja, 0 ou 12V. Só que este 0 ou 12V é gerado em função do disco de janelas, que ao desligar o motor pode parar interrompendo ou não o fluxo magnético. Daí que, ao ligar a chave de ignição, dependendo da posição do disco haverá ou não a saturação do transistor de saída, e caso esteja em saturação tem que existir algum artifício que interrompa o fluxo de corrente após algum tempo, caso contrário a bobina esquentará tanto que poderemos preparar eisbein dentro dela.

    Citação Postado originalmente por GIOVANNI LUIS Ver Post
    Agora, as ignicoes TZ-H e TZ-I, estas alem de ter o CCR, possuem avanco transitorado, que se faz atravez da percepcao da frequencia de impulsos enviados
    CCR junto a sensor indutivo já foi comentado.
    Avanço transistorizado?
    Se fizer uso de lógica digital, TTL por exemplo, precisará de tanto CI que a placa de circuito impresso ficará maior que uma folha A1, e mesmo assim o circuito será "burro", quem dirá com transistores discretos.
    Controle de avanço por meios eletrônicos é coisa complicada até com o uso de processadores, haja vista que alguns sistemas necessitam até de roda fônica para facilitar os cálculos e/ou aumentar a precisão.

    O princípio de funcionamento de um controle de avanço é muito simples, basta observar o que acabou de acontecer e com isso antecipar o que vai acontecer. Faça uma estratégia teórica para isso, uma modelação por polinômio, por exemplo, levando em conta que para cada RPM terá um valor de avanço diferenciado e não linear em relação à rotação, e perceberá a encrenca que é transformar este modelo teórico em circuito eletrônico, até mesmo com o uso de microprocessador e até mesmo com espaço em memória para armazenamento de tabelas.

    Citação Postado originalmente por GIOVANNI LUIS Ver Post
    Quando a corrente chega a esses niveis perigosos, a central atravez de um sistema muito interressante, hage fornecendo á Base de um desses Transistores um sinal menor, e por conseguinte, aumentando a resistencia entre E e C , baixando desta forma a corrente.
    Aumento de resistência entre coletor e emissor é o mesmo que dizer "transistor conduzindo em sua região linear".
    Nesta situação, Giovanni, grande parte da corrente será dissipada na forma de calor, bem na cabeça do coitado do transistor. Com certeza a bobina não pifa, mas sem um generoso e volumoso dissipador o transistor pede arrêgo e vai parar no limbo dos componentes derretidos.

    Aqui também vale uma modelação ou até uma experiência prática. A junção coletor/emissor poderá ser substituída por um reostato, com valor tal que em sua máxima resistência o fluxo de corrente seja mínimo e que em sua mínima resistência o fluxo de corrente seja máximo.
    Deixe o cursor em meio curso, simulando um transistor conduzindo em sua região linear, e terá descoberto uma ótima maneira de fritar bratwürste sem o uso de fogão!



    Do idioma alemão manjo pouco, mas por ai... fome não passo.

    .:

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade