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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Xavier4x4
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    SPOA - Dúvida ainda não esclarecida!




    Amigos, sei que este já foi grande debates em outros tópicos, mas ainda tenho dúvidas sobre uma coisa.

    Sei que espoando o carro, o mesmo fica mais alto, pois quando se faz SPOA, joga-se o diferencial para baixo do feixe, no entanto, é necessário botar o feixe mais "reto". Esta altura é possivel se obter tambem colocando feixes novos ou arqueando ainda mais os mesmos resultado final em relação a altura é o mesmo correto?

    Dizem que ESPOANDO o carro fica mais macio. Isso é correto? Seria porque quando se bota o feixe "reto" ele perde um pouco a dureza?

    Mais a minha maior dúvida é porque que quando se faz SPOA a suspensão ganha mais curso?

    Obrigado.

  • #2
    Citação Postado originalmente por Xavier4x4 Ver Post
    Amigos, sei que este já foi grande debates em outros tópicos, mas ainda tenho dúvidas sobre uma coisa.

    Sei que espoando o carro, o mesmo fica mais alto, pois quando se faz SPOA, joga-se o diferencial para baixo do feixe, no entanto, é necessário botar o feixe mais "reto". Esta altura é possivel se obter tambem colocando feixes novos ou arqueando ainda mais os mesmos resultado final em relação a altura é o mesmo correto?

    Dizem que ESPOANDO o carro fica mais macio. Isso é correto? Seria porque quando se bota o feixe "reto" ele perde um pouco a dureza?

    Mais a minha maior dúvida é porque que quando se faz SPOA a suspensão ganha mais curso?

    Obrigado.
    Xavier,

    Maciez:
    para deixar mais macio o Jeep:

    1. Use molas novas e jamais arqueie uma mola. molas que tiveram o seu formato original modificado ficam mais duras - experimente dobrar um clips e veja que no ponto onde foi dobrado ele fica mais rígido.,

    2. melhore a relação massa suspensa / massa não suspensa - utilize rodas e pneus mais leves - isso melhora o funcionamento da suspensão e o conforto do veículo.

    3. calibre corretamente os pneus. - pneus maiores exigem menos pressão de ar.
    o manual de meu Jeep diz que para pneus 600x16 a pressão é de 26 a 28 lb/pol2 enquanto para pneus 700x15 é de 20 a 24 lbs/pol2 o 700x15 é uma polegada maior no diâmetro e na largura.

    curso da suspensão SPOA
    o aumento do curso se dá pois na suspensão normal, entre a mola e o batente existe o eixo do carro e na suspensão SPOA não existe esse eixo.

    Pessoalmente acredito que uma suspensão SPOA não é algo simples, tem de refazer o eixo dianteiro - modificar o posicionamento dos munhões de roda para acertar o caster.
    O ângulo de trabalho das juntas universais aumenta muito junto à caixa de transferência.
    Acredito que o carro que usa SPOA deve ser um carro muito modificado e essa modificação tem de aparecer na documentação do veículo.

    Um abraço,

    Otávio.

  • #3
    Hahahahaha... Hj é terça!!! Xavier, volte outro dia! rsrsrs

    Só pra não ficar tosco: SPOA ganha sim curso de suspensão e manter os feixes mais retos ajuda na maciez, junto com um ângulo mais acentuado do jumelo, o ideal é 45º.

    []'s copiando o pirate!
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #4
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    pergunta pro Bill

    pergunt apro Bill!!!


    enfim já responderam sim, macio um pouco mais, sim rpecisa mexer muito pra ficar legal e sim tb dá mais curso porque mexe em varias coisas já citadas por ai!

    abraços
    Jeep Cherokee SPORT 2000

  • #5

    Só um detalhe!

    Se vai usar o Jeep em rodovias etc, saiba que Spoa é proibido pelo Denatran! Consulte as resoluções que estão disponíveis na net! Alterar a suspensão é proibido e se for fazer a coisa "direitinha", vai ter que encarar vistoria, obter laudos etc.

  • #6
    Usuário Avatar de Xavier4x4
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    Então vamos lá:

    Fazendo SPOA, a suspensão ficaria mais macia pelo fato de ter que deixar os feixes menos arqueados, isso torna o feixe mais flexivel, correto? Mais isso eu tambem não conseguiria retirando uma lamina do meu feixe ou mandando fazer um novo com "menos dureza"?

    E em relação ao curso ele não seria o mesmo? Olhe o desenho que eu fiz (profissional né? Obrigado pelos elogios). Ou eu estou enganado?

    Um abraço
    Imagens Anexas
    • Tipo de Arquivo: bmp SPOA.bmp (361.0 KB)

      Número de Download 326 .


  • #7
    Citação Postado originalmente por Xavier4x4 Ver Post
    Olhe o desenho que eu fiz (profissional né? Obrigado pelos elogios).
    PUTZ!!!

    Profissional o desenho mesmo!!!

    Tem curso pra desenhar assim ou é um dom de nascensa? (Não resisti...)

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #8
    Banido
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    para aumentar bem o curso da suspensão, além do SPOA há necessidade de jumelos articuláveis e amortecedores com maior curso também. Só o SPOA não aumenta muito o curso, pois os outros dois itens limitam essa abertura.

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Xavier4x4 Ver Post
    Então vamos lá:

    Fazendo SPOA, a suspensão ficaria mais macia pelo fato de ter que deixar os feixes menos arqueados, isso torna o feixe mais flexivel, correto? Mais isso eu tambem não conseguiria retirando uma lamina do meu feixe ou mandando fazer um novo com "menos dureza"?

    E em relação ao curso ele não seria o mesmo? Olhe o desenho que eu fiz (profissional né? Obrigado pelos elogios). Ou eu estou enganado?

    Um abraço
    O proprio desenho esclarece tudo e as linhas onde vc delimita ser o "curso da suspensão" deveriam ser as 3 juntas visto que se o feixe do lado esquerdo(spUa) esticou até a terceira linha o feixe direito (spOa) ainda tem muito curso pra esticar também. Com isso o eixo e as rodas se deslocariam muito mais no desenho spOa pois passaria da terceira linha.

    Tendeu

  • #10
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Só o Bill pra explicar isso.

    {}'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

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