Palavras do mestre:
Antes de mais nada, uma explicação das vantagens do SPOA:
1) Proporciona um curso de suspensão maior devido à alavanca maior entre os pontos de fixação dos feixes e o ponto de eixo.
2) Levanta o Samurai em 4,5", assim permitindo pneus bem maiores.
3) É bem mais estável que um "jumelado e arqueado" da mesma altura.
4) Melhora muito os ângulos de entrada e saída, bem como o vão livre dos feixes.
5) Dá uma aparéncia super-legal ao jipinho!!
E uma nota sobre os berços... Eles não devem ser mais altos que 1". Ou
seja, a distância entre o topo do eixo e o feixe não se deve ultrapassar de
1" para não introduzir forças torcionais incríveis sob frenagem. E em
nenhuma circumstância se deve enfiar qualquer bloco solto entre o berço e o feixe!!!
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A Receita:
Ingredientes e materiais de preparação (Fase 1):
- 04 berços de mola, comprados dos $tates ou fabricados por aquele cara da esquinas que faz portões de ferro. O Régis tem um desenho do berço para o Samuca.
- 03 mangueiras de freio, umas 6" mais compridas que as originais. São do Towner (frente) e do Chevette (atrás) se não me engano.
- 04 jogos de jumelo originais (você os guardou certinho, né?!?!?)
- se você já f$d#u os feixes com muito arqueamanto, então pau no c*, terá que substituí-los
- 01 caixa de ferramentas, razoávelmente equipada com tudo que tem direito
- 04 cavaletes
- 01 macaco hidráulico
- 01 máquina de solda decente
- 01 lata spray de tinta preta
Nos cinco dias antes de começar, lambuzar diariamente com WD-40 os parafusos dos pontos de fixação dos feixes e os grampos dos eixos. Confia em mim que vale a pena...
DESMONTAGEM
1) Levantar o jipe bem alto, bem alto mesmo, até têm umas 10 cm de vão entre os 04 pneus e o chão. Suportar o carro pelo chassis em cima dos cavaletes.
2) Retirar as rodas. Desconectar as mangueiras de freio (cuidado para não derramar o fluído) e freio de mão. Retirar os amortecedores. Retirar os cardans, marcando suas orientações. Drenar o óleo dos diferenciais. Retirar a barra de direção. Retirar a barra estabilizadora e jogá-la FORA pois não voltará!!!
3) Suportar com o macaco o eixo dianteiro pela bolota, mas não levantá-lo. Retirar os parafusos daqueles jumelos estupidamente compridos. Soltar os parafusos dos pontos fixos dos feixes. Abaixar o macaco. Com ajuda de um amigo, retirar os parafusos dos pontos fixos e abaixar o conjunto.
4) Repetir Passo 3 para o eixo traseiro.
MODIFICAÇÃO
5) ESTA É A ETAPA MAIS IMPORTANTE NO PROCESSO INTEIRO. NADA DE GAMBIS AQUI. Raspar fora a tinta da área que vão os berços novos. Alinhar milimetricamente os berços novos diretamente opostos e com as faces paralelos aos existentes. Soldar os berços ao tubo do eixo, cuidando em não introduzir muito calor no tubo para não o furar ou entortar. Limpar e pintar as soldas.
6) Aqui tem duas opções:
a) Se tenha certeza que nunca vai querer voltar SPUA, se pode
cortar fora os berços originais, assim permitindo o uso invertido dos grampos originais. Mas vai ter que soldar nos berços novos os pinos do amortecedor.
b) Pode deixar os berços originais no lugar, junto com os pinos de
amortecedor. Mas vai ter que substituir os grampos por parafusos compridos. Para mim, esta é a melhor opção.
REMONTAGEM
7) Repor os feixes dianteiros no jipe, usando os jumelos originais. Apoiar
o eixo dianteiro em cima do macaco e enfiar o conjunto debaixo do jipe.
Levantar o eixo para encostar os novos berços nos feixes. Alinhar tudo,
passar e apertar os grampos (ou parafusos).
Repetir Passo 7 para o eixo traseiro.
9) Conectar e reinstalar tudo que você retirou, instalando as mangueiras de freio novas. Sangrar o sistema de freio. Pôr óleo nos diferenciais
(esqueceu, né?!?). Nem inventar de tentar colocar a barra estabilizadora,
pois não tem utilidade e mesmo se tivesse, não cabe mais!!
10) É provável que o volante seja torto. Alinhá-lo o melhor possível e
guardar a grana necessária para comprar o dropped pitman.
11) Retirar os cavaletes. Verificar que o jipe, agora 4,5" mais alto,
passa pelo portão. Se não, dançou!!....
11) Testar o bichinho!!
Assim já dá para rodar, mas ainda faltam as coisas do Fase 2: o dropped
pitman (para acertar a direção e eliminar bumpsteer) e amortecedores mais compridos para aproveitar o maior curso de suspensão proporcionado pelo SPOA.
O pitman origina é f$da para retirar da caixa mas vai eventualmente com
calor, porrada e paciência. Palavrões e cerveja também ajudam....
Dos amortecedores, e apenas a substituição. Para verificar o comprimento certo dos amortecedores, o melhor é de retirar os existentes e subir com o jipe numa rampa. Daí, é só medir as distâncias entre os pontos de fixação...
Sem dúvida, há o que esqueci de mencionar.
HTH
Muito interessante.
abs