x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 57

Hybrid View

Ajuda com Parafusos do HIg-Stear

Bom , Estou precisando de uma ajuda, Utilizo no meu cj o hig stear da tt4, acontece que quebrou 3 parafusos que fixam a peça no munhão , e o pior , quebrou la dentro, preciso sacar esse pedaço de parafuso , alguem tem alguma ideia do q eu posso fazer ? alargo os furos e ponho parafusos maiores ?

Usuário Avatar de Alan
    Entrada
    05/02/2004
    Local
    Sapiranga/RS
    Agradecimentos: 0
    Velho, eu tinha esse kit da tt4. De tempos em tempos tinha que dar uma reapertada nos parafusos pq eles soltavam.Creio que aquela peça que é presa junto ao retentor do munhão não cumpre bem o papel dela.

Estou instalando no meu Jeep o kit da ensimec para sanar esse problema.

No seu caso o correto seria tirar o munhão fora, levar a um torneiro para tirar o que ficou do parafuso e por fim passar um cossinete. Se furar e colocar um parafuso maior vai comprometer a estrutura do munhão. É trabalhoso e chato, mas é o mais correto a se fazer (e é o q eu faria).

grande abraço

Alan
    CJ-6 1963 :: Bernardão - 4.1 MPFI - Eixos Rural - Flutuante Ensimec - 35'' - SPOA
    CJ-5 1963 :: 100% Original

quale o kit da ensimec amigo ?

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Para evitar que os parafusos se afrouxem procura usar Locktite, e evita apertar demais, pois é a maior causa de quebras é pelo excesso de aperto, o que gera um cizalhamento no corpo do parafuso.
    Nesse tipo de montagem o ideal é usar um torquímeto para dar o aperto correto que o parafuso suporta e colar o parafuso para não soltar com o tempo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Ed, sempre utilizo loctite nos meus parafusos, inclusive limpando bem eles antes de aplicar o produto,não utilizo um torquimetro, mas n sou nenhum cavalo sei que se aprtar de mais ira causar cisalhamento, utilizo alem do locktite arruelas de pressao para garantir um melhor aperto.

So para Constar, consegui retirar os parafusos quebrados, apos muito trabalho com furadeira punção e outras coisas, ate tacar fogo taquei rs, mas consegui , as roscas ficaram intactas, repassei um macho para ficar 100 % Dps vou postar minha novela com o HS, Espero q se resolva de uma maneira boa, pois uma peça que pela importancia que tem deveria ser feita com precisão, e n ter um furo de 11 mm para acomodar um parafuso de 9,5 mm . Ainda me falam que n tem defeito de fabricação .... estranho que o toquinho original tem os 9,5 mm tb ... Vamos ver .

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    SANTORO, boa noite,

Vc está sofrendo dos efeitos semelhantes à causa de quebra dos parafusos que prendem as RL em eixos flutuantes.

Diferente doque foi comentado aqui, a quebra NÃO é, não foi e não seria por aperto excessivo, uma vez que ao cizalhar em aperto ele estoura de uma vez e a chave gira em falso.

Vou te passar uma possível interpretação sobre algo que observei quando usei highsteer nos meus munhões ....

A foça lateral que ocorre no uso normal e fora de estrada forçando o muhão contra o barramento de direção é enorme. E o pior ... é um esforço que vai e vem. Não sentimos isso no dia a dia porque uma roda manda isso para a outra e vice-versa, anulando-se dalí para cima e para a coluna de direção isso não chega, a não ser em forma de vibração.

Pois bem, quando vc aperta, ou mesmo torqueia (até com um torquímetro), se os parafusos são Lisos e sem sistema de travamento com arruelas cônicas, o sistema solta. Não adianta colocar travas químicas, nem parlock.

A força é suficiente para triturar mesmo as placas de ajuste da carga dos rolamentos do munhão, que afinal, não podem deixar de serem instaladas.

Oque temos aqui, é um problema de transferência de forças. Quando vc remove a funcionalidade do olhal do munhão e opta por high steer, dependendo do kit, vc resolve um problema mas cria alguns. Vc transfere as forças laterais do corpo do munhão para os 4 parafusos, que mesmo sendo 12.9 ou superior, começam a entortar com os movimentos do braço steer. Ao torçer, ele esfrega o Steer contra o munhão, atritando, usinando ambos, e assim continuamente até que a folga é tão perceptível ao sistema que os parafusos começa a ser impactados pelo steer e somando a vibração do sistema, ao efeito tesoura que o steer faz sobre eles, rompem.

Os sistemas que optam por usar as laterais dos retentores amenizam um pouco, mas se vc pensar no efeito das forças laterais, percebe que esses kits apenas amortecem um pouco esse efeito.

A lição que deixa é o seguinte:
    - A espessura do braço high steer não deve ser maior que a própria espessura de material usado no pino mestre original do jeep. Para ser mais exato, deve ser menor, para que o efeito das forças laterais torçam menos as torres (4) que se forma com os corpos dos parafusos ou prisioneiros fincados no munhão. Isso não é problema de resistencia mecanica uma vez que os steers podem ser fabricados de aços nobres.

-Tem de haver um sistema de travamento com algo tipos arruelas cônicas.

-Os calços de ajuste de précarga NÃO podem ser esquecidos.

- Pode-se fazer braços com steer apoiando nos olhais originais, e isso é algo interressante pois impede que o steer sambe em cima do munhão.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem