SANTORO,
1- a ideia é transmitir a força lateral de arrasto contra o munhão pelo steer no braço original. Este tem tudo de ideal para isso. Ponto de apoio, Ponto de alavancagem, Ponto de acoplamento de uma mão francesa. É nisso que ele tem de se transformar.
2- não conheço com profundidade o projeto da Afonso.
Oque eu escreví lá em cima são comentários genéricos que podem ou não ser aplicados a esse ou aquele projeto em particular.
Mas, uma coisa é real: a folga, por menor que seja deprecia a funcionalidade do sistema como um todo.
O certo seria o uso de parafusos ou prisioneiros de corpo retificado e ajuste preciso furo-eixo. Os furos nos steer também deveriam ser retificados e para essa centralização, a tolerância de cotas seria de décimos de um milésimo de polegada para montagem. Em cima, arruelas cônicas para garantir a centralização. O Sistema seria caro de fabricar.
Folgas entre furo-eixo são inadmissíveis a menos que o sistema de travamento conte com por exemplo as arruelas cônicas.
O Menos exorbitante seria então;
A- parafusos/prisioneiros normais e o uso de arruelas cônicas;
B- mão francesa em cima do furo original do terminal de direção;
C- combinação destes dois.
NãO esquecer que estampos lidando com forças laterais no braço que se traduzem em enormes forças nos parafusos ou prisioneiros.
Qualquer folga de furo-eixo é = a movimento entre uma peça e outra, como já comentei, e todo o prejuízo para o sistema .... rendimento global = sofrível.
Não adianta apertar. Vc pode apertar até esmagar, romper os parafusos ou espanar as roscas, a folga não some. E é começar a usar que vc vai ver o braço se movimentar em relação ao munhão. Não adianta lutar contra o óbvio.
Não adianta usar plasticidade porque plasticidade quer dizer: fui, acomodei e folguei. O dimensionamento tem de estar no campo elástico. Veja que a foRça que é exercida no sistema é perpendicular à força de esmagamento que vc propõe. Não funciona.
ELMER,
Não importa de onde vem, os cones nos prisioneiros são uma solução PARCIAL.
Em ambos os casos, temos que levar em consideração: QUAL o tamanho de pneu que estamos calçando ?
Num jeep direção normal e pneu até o 31" é provável que os cones travem o sistema, DEPENDENDO do tamanho do streer (comprimento).
Já num jeep com direção hidra do S10 e pneus 35", pode (e deve ser) insuficiente. A força exercida é muito, muito grande mesmo.
Neste caso, aparentemente só seria seguro usar os conicos + mão francesa.