x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 44
  • #1

    Mangueiras do respiro na tampa do cabeçote - GM 151




    Amigos, antes de mais nada, vai aqui a velha desculpa de que eu procurei e nao encontrei assunto semelhante aqui no fórum, entao vai aqui minha pergunta para os mais entendidos no tema, seguinte:

    O GM151 possui dois "respiros" na tampa do cabeçote, uma soldada na tampa, mais para trás do motor, e a outra fixada por uma borracha, na parte lateral esquerda de quem olha o motor sentado no banco do motorista... ok? pois bem.

    Ja ouvi várias versoes de ligação destes respiros, mas queria saber qual é o sistema "oficial" ou, se possível, o menos errado para conectar... no meu caso, eu uso um carburador SEIE H34 Corpo Duplo e meu jeep nao tem hidrovácuo (tou falando isso pq tem quem fale que uma das ligações vai na mangueira do hidrovácuo)...

    Diante das mais variadas idéias que ouvi, tava pensando em ligar aquele respiro preso pela borracha (parte lateral esquerda, mais para frente do motor) no tubo que fica na tomada do filtro de ar, soldado na propria mufla do filtro de ar. Da mesma forma, tava pensando em ligar o outro respiro (aquele fixo, que é soldado sobre a tampa do cabeçote) ao coletor de admissao, bem na tomada que sai para o hidrovácuo (que, no meu caso, tá lacrada com um parafuso, pois nao tenho hidrovácuo), mas tenho medo que esta ligação de "falsa entrada de ar" pela admissao....

    e aih? alguem pode ajudar???

  • #2
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post

    a outra fixada por uma borracha, na parte lateral esquerda de quem olha o motor sentado no banco do motorista... ok?

    Se eu entedi, os dois estão na tampa dos tuchos.No meu é assim.

    Vc deve ligar um deles ao filtro de ar.O outro vc pode tampar.Não use o coletor.

    No meu tem um ligado no tubo do filtro de ar e o outro eu coloquei um filtrinho.

    []'
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc03131.jpg   -dsc03132.jpg  
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #3
    Blza Sergio! nao tinha pensado em isolar um dos tubos...
    Vou procurar um "filtrinho" destes que vc colocou e vou imitar sua ligação.... só tou preocupado com a eficiencia disso, pois no meu jeep, hoje, tá ligado quase da mesma forma que no seu... a única diferença é que nao tem o "filtrinho", eu apenas pequei uma mangueira grande e coloquei para dentro do filtro (na parte de fora)... o que me intriga é que mesmo com um dos tubos ligados em um lugar de pressao negativa, o outro tubo ainda "sopra" um pouco de "ar quente" para fora (ar, um pouco de óleo, mais algumas coisas irreconhecíveis... rs)

    Eu já pensei em comprar um "T" para ligar as duas mangueiras no tubo da mufla do filtro de ar, assim, o carburador "engole" o sopro dos dois tubos.... oq vc acha?

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Diante das mais variadas idéias que ouvi, tava pensando em ligar aquele respiro preso pela borracha (parte lateral esquerda, mais para frente do motor) no tubo que fica na tomada do filtro de ar, soldado na propria mufla do filtro de ar. Da mesma forma, tava pensando em ligar o outro respiro (aquele fixo, que é soldado sobre a tampa do cabeçote) ao coletor de admissao, bem na tomada que sai para o hidrovácuo (que, no meu caso, tá lacrada com um parafuso, pois nao tenho hidrovácuo), mas tenho medo que esta ligação de "falsa entrada de ar" pela admissao....
    Marcos,
    Vou resumir a funcao do sistema de modo a nao complicar..
    A entrada falsa de ar eh impedida por uma valvula que normalmente eh confundida com uma simples conexao, presente na admissao.
    A finalidade dos tubos eh provocar uma corrente de ar fresco e limpo para proceder com a ventilacao dos gases presentes no interior do carter/motor.
    O tubo dianteiro serve como entrada de ar quando o motor estiver em regime de carga, sendo que em marcha lenta os gases saem por ali.
    A valvula montada junto a admissao possui o seguinte comportamento:
    Com o motor em marcha lenta, a valvula que eh operada por vacuo esta praticamente fechada. A medida em que a carga aumenta sobre o motor a valvula comeca a abrir pela acao da forca aplicada por uma mola pois o vacuo na admissao se reduz.
    Entao qual a finalidade disso?
    Com o motor em marcha lenta, a quantidade de gases presentes no interior do carter eh pequena, desta forma nao ha necessidade de um fluxo constante de ar para proceder com a ventilacao do mesmo sendo assim, a valvula fecha para evitar entrada de ar sem combustivel ("entrada falsa de ar"). Neste caso, eh realizada a succao dos gases pelo tubo ligado ao filtro de ar.
    Com o motor em regime de carga, a quantidade de gases presentes no carter aumenta significativamente. Nesta situacao necessita-se de uma ventilacao eficiente e a valvula abre permitindo a succao dos gases diretamente pela admissao. Desta forma o tubo ligado ao filtro de ar passa a ter a funcao de entrada de ar limpo, evitando a formacao de vacuo excessivo no interior do motor.
    Observe que o tubo ligado ao filtro de ar hora possui funcao de saida de gases e hora entrada de ar fresco. Comportamento este determinado pelo vacuo presente na admissao aplicado a valvula.
    A valvula trancada na posicao aberta eh um problema, motivo pelo qual muitos mecanicos a removem sobre o pretexto de ser desnecessaria, colocando um tampao em seu lugar. A valvula necessita de limpeza/inspecao eventualmente.
    Os gases carregam consigo goticulas de oleo que em parte, eh benefica e desejada para auxiliar na lubrificacao das hastes das valvulas de admissao.

    Espero ter ajudado.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #5
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    Marcos,

    No meu caso a saida da frente (borracha) da tampa está ligada na mufla e o outro está ligado em um "T" no coletor, com a outra ponta no servo-freio. Antes de colocar o servo estava exatamente igual ao seu hj (um solto e o outro no filtro de ar) com o coletor sem nada conectado.

    A ligação do Sérgio me pareceu legal, vi em outro veiculo o filtro conectado (soldado) diretamente na tampa sem a mangueira.

    []

  • #6
    Rodrigo e Sérgio, obrigado pelas respostas! mas se eu fosse vcs, aproveitava a explicação do Alessandro pra poder montar adequadamente o sistema...

    Alessandro, cara, vc finalmente conseguiu me fazer entender como aquilo funciona! nossa... agora tudo faz sentido! hehehehe

    Vc teria algumas fotos da conexao com a valvula? sabe da especificação dela?? (duvido que vendedores de auto-peças saibam disso) é possível montar o sistema SEM o hidrovácuo correto? (me falaram que existia "uma valvula PARA o hidrovácuo... acho que estavam falando desta aih que vc citou)... amanha mesmo vou correr atrás pra montar as coisas como "manda o figurino"...

    Finalmente! a "luz" se fez... hehehehe

  • #7
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Vc teria algumas fotos da conexao com a valvula? sabe da especificação dela?? (duvido que vendedores de auto-peças saibam disso) é possível montar o sistema SEM o hidrovácuo correto? (me falaram que existia "uma valvula PARA o hidrovácuo... acho que estavam falando desta aih que vc citou)... amanha mesmo vou correr atrás pra montar as coisas como "manda o figurino"...
    Marcos,
    Estou viajando, entao vou ficar devendo a foto da valvula. No caso do motor do GM/Opala, recomendo usar a valvula especifica para ele. Verifique numa boa auto-peca. Em ultimo caso, podes utilizar uma usada, desde que em bom estado e limpa (eh possivel desmonta-la para limpeza).
    Sim, eh possivel montar o sistema sem possuir servo-freio.(atualmente chamam de freio-assistido)
    O sistema de ventilacao reaproveita os gases que normalmente seriam lancados no meio-ambiente. Nos motores mais antigos, havia apenas um respiro. Com isso quero dizer que o sistema nao eh imprescindivel ao funcionamento, mas eh uma boa. Eh possivel utilizar aquele filtro metalico porem, o sistema de ventilacao nao sera eficiente e quando atravessando lugares alagados eh possivel admitir ar umido ou agua por ali, contaminando o oleo.
    Existe uma valvula de retencao para a linha de vacuo do servo-freio(hidrovacuo), com a finalidade de manter o vacuo dentro da campanula do atuador(vulgo cuica), permitindo o acionamento do pedal sem maior esforco quando o motor eh desligado. Esta valvula vai na parte externa do servo, geralmente eh de plastico, assemelhandi-se a uma reles conexao em curva. Mas esta, eh outra valvula, nao para ventilacao do carter.


    Sds.
    4X4 Brasil
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Muito interessante.Eu fiz a ligação do meu a muito tempo e não lembro de ter pesquisado.As fotos que eu coloquei são de 2005 e está tudo assim até hj.
    Nunca senti nada de diferente, ou qualquer consequencia dessa ligação.Conheço diversos jeeps que só tem uma ligação e ela é feita no filtro de ar.Isso me lembra os velhos fusquinhas com o respiro ligado no filtro.
    Como estou satisfeito não pretendo modificar.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #9
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    Marcos,

    Opa, o meu está ligado certo, só não sei se a válvula está funcionando ou se é só um enfeite.
    Mas e o respiro que fica em cima da tampa de válvulas na parte de trás, próximo da parede corta fogo, essa vai ligada onde??
    Pelo que entendi da explicação do Alexandre esse respiro serviria para a saída dos gases internos e muitos mecanicos simplesmente colocam uma mangueira para baixo pois as vezes escorre um pouco de óleo e solta cheiro (gases) tb.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    ...Mas e o respiro que fica em cima da tampa de válvulas na parte de trás, próximo da parede corta fogo, essa vai ligada onde?? ...Pelo que entendi da explicação do Alexandre esse respiro serviria para a saída dos gases internos e muitos mecanicos simplesmente colocam uma mangueira para baixo pois as vezes escorre um pouco de óleo e solta cheiro (gases) tb.
    Cara, pelo que EU pude entender, aquele respiro da frente (com borracha) funciona de duas maneiras diferentes justamente porcausa do segundo respiro (soldado, fixo na tampa).

    Quando o motor está em marcha lenta, o segundo respido (que estáligado no coletor, e é soldado, aquele que fica mais para tras na tampa do comando) está fechado (na verdade, quem fecha é a valvula... rs) e o da frente (com a borracha, aquele que é ligado na mufla do filtro de ar) fica sempre aberto, só que nesta hora, ele está "assoprando" um pouco dos gases de dentro do motor para serem "engolidos" pelo carburador...

    Quando o motor sobe de RPM, a valvula do segundo respiro (o fixo) se abre e o motor passa a aspirar os gases internos direto pelo plug do coletor (abaixo do carburador), pois a valvula se abriu e puxa muito mais doq a outra tubagem fixa na mufla do filtro de ar... assim, como o motor está puxando os gases pelo coletor, o outro respiro que antes assoprava um pouco para dentro do carburador, agora passa a "puxar" ar limpo do filtro...

    Alessandro, cara, qdo vc voltar de viagem, se puder me passar uma referencia, uma foto, qualquer coisa sobre esta valvula.. eu agradeceria muito! pois rodei toda a manha aqui em minha cidade e os balconistas de autopeças nem sabiam doq eu estava falando... o máximo que eu ouvi foi "ahhh! aquela valvula CORTA CHAMAS??"... putz!

  • #11
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Marcos,
    So retorno de viagem em setembro, vou ficar devendo a foto...
    A valvula eh conhecida por PCV sendo aque alguns tambem a denominam de corta/anti-chamas, pois ela tambem exerce esta funcao.

    Boa sorte
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #12
    Usuário Avatar de GVGRJ
    Entrada
    06/11/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    58
    Posts
    78
    Agradecimentos: 0
    Boa Noite Alessandro Henrique !!
    Òtima explicação a sua. Essa válvula fica localizada logo abaixo da base do carburador, na admissão? È uma peça retangular com rosca ? È só desmontá-la para limpeza ?
    Obrigado e desculpe-me pelas perguntas!
    Glauco Silva.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade