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Ignição assistida a Platinado e GNV. Qual bobina usar?

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  • 19/01/2009, 17:05
    ruralbraba1965
    Ai moçada, eu coloquei uma bobina vermelha KW 067, no me BF161 a GNV e ficou beleza - antes eu usaba uma bobina azul, e esquentava muito até parar usando o GNV. Estou aguardando a chegada do modulo de ignição eletronica que encomendei, para instalar e esquecer problemas com platinado.:D:D:D
  • 26/01/2009, 08:02
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por ruralbraba1965 Ver Post
    Ai moçada, eu coloquei uma bobina vermelha KW 067, no me BF161 a GNV e ficou beleza - antes eu usaba uma bobina azul, e esquentava muito até parar usando o GNV. Estou aguardando a chegada do modulo de ignição eletronica que encomendei, para instalar e esquecer problemas com platinado.:D:D:D

    Amigo, só fica de olho, se o módulo que vc está comprando, é aquele do Mercado L., saiba que se ele der problema as despesas vão ser por sua conta (despesas de envio e retorno), dai vale a pena jogar no lixo e investir em algo mais profissional.
    Quando recebi o meu pelo correio, a primeira coisa que fiz foi abrir a caixa e olhar os componentes internos. Para minha surpresa o circuito era feito nas coxas e fiquei meses gastando em troca de velas, cabos NGK, bobina KW, troca de platinado, tampa do distribuidor e regulagens na minha válvula de GNV, até que arranquei fora o módulo e voltou a funcionar bem.
    Semana passada montei um módulo indutivo (sem platinado) por conta própria e está trabalhado sem nenhuma falha com um custo de R$35,00 incluido frete dos componentes.

    Abraço
  • 26/01/2009, 09:55
    Dodger
    2 Anexo(s)
    Uma vez comprei um modulo destes, funcionou perfeito por exatos 30 segundos e queimou, dai resolvi abrir a caixinha pra ver. como o amigo Rafaminc falou, bem nas coxas mesmo, nem eu faço um treco destes.
    até tirei as fotos disso e mandei pra um amigo que mexe com eletronica, eele falou que o circuito é isso mesmo, mas foi mal montado e o transistor tava solto(deveria estar preso e isolado no dissipador). provavelmente feito por leigo que pega o esquema na net e monta pra ganhar uma graninha.
    tem fotos ai em anexo.
    depois comprei um mais bem elaborado com mosfet, chave liga desliga, led, indicador de platinado fechado, etc, mas queimou rapidinho tbém.
  • 26/01/2009, 11:11
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por Dodger Ver Post
    Uma vez comprei um modulo destes, funcionou perfeito por exatos 30 segundos e queimou, dai resolvi abrir a caixinha pra ver. como o amigo Rafaminc falou, bem nas coxas mesmo, nem eu faço um treco destes.
    até tirei as fotos disso e mandei pra um amigo que mexe com eletronica, eele falou que o circuito é isso mesmo, mas foi mal montado e o transistor tava solto(deveria estar preso e isolado no dissipador). provavelmente feito por leigo que pega o esquema na net e monta pra ganhar uma graninha.
    tem fotos ai em anexo.
    depois comprei um mais bem elaborado com mosfet, chave liga desliga, led, indicador de platinado fechado, etc, mas queimou rapidinho tbém.

    Dodger, o seu módulo o cara pelo menos teve o trabalho de montar uma plaquinha meio que precária. A que comprei nem placa não tem, é só os componentes estanhados um no outro.
    Se gosta de brincar com eletrônica, dá uma olhada no circuito do Fabricio Nicolini Calazans.
    Montei a minha e funcionou beleza até agora.
    www.planetabuggy.com.br/eletronics/index.htm
  • 14/02/2009, 20:00
    Julio Rebello
    Citação:

    Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Dodger, o seu módulo o cara pelo menos teve o trabalho de montar uma plaquinha meio que precária. A que comprei nem placa não tem, é só os componentes estanhados um no outro.
    Se gosta de brincar com eletrônica, dá uma olhada no circuito do Fabricio Nicolini Calazans.
    Montei a minha e funcionou beleza até agora.
    www.planetabuggy.com.br/eletronics/index.htm


    Cara, eu terminei de montar o meu módulo, mas estou pegado na instalação dos imãs no eixo do distribuidor.
    como vc fez?:putz:
  • 14/02/2009, 21:48
    RBM
    Comigo o marcelo foi muito legal, e o modulo dele está perfeito
    Quando tive que trocar a bomba de gasolina, meu mecanico não deu uma olhada no carburador, que não aguentou a nova bomba e mandou gasolina pro distribuidor, já viu, fogo, o modulo ficou tortinho, o mandei para o Marcelo ver de tinha como arrumar.... ele me mandou um novo sem custo...
  • 15/02/2009, 14:46
    Zé Renato
    :mrgreen: Conheço bastante do assumto pois já quebrei muito a cabeça estudando o assunto.:parede:
    A explicação é a seguinte: As bobinas antigas rótulo preto e azul da Bosh,possuiam o seu enrrolamento primário consumindo 3W, as bobinas KW rótulo vermelho, consomem no seu primário apenas 1,5W. Pôr quê? porque possuem o fio menor e mais grôsso,( menos resistênca)induzindo uma maior quantidade de corrente para atender a demanda dos motôres modernos, que necessitam de uma quantidade maior de corrente devido a maior rotação.A ultilização do pré resistôr de 1,5W, é justamente para compençar, chegando aos 3W da antiga.O uso do resistôr só e necessário nos veículos a platinado sem módulo,ou nos que ultilizam os módulos antigos TZW I da bosh, que mesmo com IgE, precisam da rsistência. Nos módulos mais modernos os mini, não é necessário.Para os TZW I 6 pinos KW 067 , para os mini 7 pinos KW 077.Pode ser usado também fio resitivo no comprimento adequado, ligand o fio da cheve de ignição ao borne + da bobina.:pipoca:
  • 17/02/2009, 12:13
    Rafaminc
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Cara, eu terminei de montar o meu módulo, mas estou pegado na instalação dos imãs no eixo do distribuidor.
    como vc fez?:putz:

    Eu fiz uma arruela de nylon como no desenho abaixo. Tá funcionando redondinho. Só que quero montar outro esquema mais simples e com mais precisão.
  • 28/07/2009, 21:18
    Julio Rebello
    Estava tentando fazer um nov ajuste da abertura do platinado e caput!!!
    A bateria arriou e nada do motor uncionar novamente!
    Estou pensando seriamente em coocar a ignição eletrõnica de opala mesmo e esquecer dessa tralha toda!
    Já perdí muito tempo e paciência e não obtive uma resposta satisfatória!
    Obrigado pela ua tenção Rafa, mas joguei a toalha mesmo!

    Grande abraço!
  • 29/07/2009, 10:12
    Rafaminc
    Citação:

    Postado originalmente por Julio Rebello Ver Post
    Estava tentando fazer um nov ajuste da abertura do platinado e caput!!!
    A bateria arriou e nada do motor uncionar novamente!
    Estou pensando seriamente em coocar a ignição eletrõnica de opala mesmo e esquecer dessa tralha toda!
    Já perdí muito tempo e paciência e não obtive uma resposta satisfatória!
    Obrigado pela ua tenção Rafa, mas joguei a toalha mesmo!

    Grande abraço!

    Julio, o problema que vejo nestas ignições assistidas ou mesmo a indutiva feita em casa é que não possuimos equipamentos adequados para verificar o chaveamento da bobina, daí não tem como saber se o negócio está gerando um sinal bom e sincronizado na bobina, o que pode acarretar em perda de potência e consumo elevado.
    O ideal era ter um osciloscópio para poder enxergar o que acontece no circuito eletrônico nas diversas rotações do motor, daí sim tem como montar um esquema 100%.
    Agora, comprar uma ignição de opala seria o ideal, só tem que ver se vc não vai perder os avanços centrífugo/vacuo no distribuidor adaptado.

    SDS

    Rafael
  • 02/08/2009, 20:53
    Julio Rebello
    Citação:

    Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Julio, o problema que vejo nestas ignições assistidas ou mesmo a indutiva feita em casa é que não possuimos equipamentos adequados para verificar o chaveamento da bobina, daí não tem como saber se o negócio está gerando um sinal bom e sincronizado na bobina, o que pode acarretar em perda de potência e consumo elevado.
    O ideal era ter um osciloscópio para poder enxergar o que acontece no circuito eletrônico nas diversas rotações do motor, daí sim tem como montar um esquema 100%.
    Agora, comprar uma ignição de opala seria o ideal, só tem que ver se vc não vai perder os avanços centrífugo/vacuo no distribuidor adaptado.

    SDS

    Rafael

    Pois é Rafael,
    a questão do avanço é IPC num motor super quadrado como o BF.
    Temos alguns projetos que permitem mapeamento da curva de avanço de acordo com o rpm do motor, mas geralmente são caros e de pouca assistência pós venda...
    Conhece alguma adaptação de respeito?

    Grande abraço!
  • 03/08/2009, 08:23
    Rafaminc
    1 Anexo(s)
    Eu acho que poderia ser usado um avanço eletrônico para GNV só na gasolina.
    Tenta falar com o pessoal da Tury, eles fabricam variadores de avanço p/ carburado com várias curvas que podem ser programadas.
    Dá uma olhada no arquivo que anexei.

    Abraços
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