x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 39

Ainda as Rodas Livres,4x4, 4x2, reduzida...

PessoALL, voltando a questão, na qual peguei uma carona no tópico "4x4 não desengata". Embora para a maioria de vcs pareça óbvio a minha dúvida permanece.

Considerando que as rodas livres estão com seus mecanismos funcionando perfeitamente:

Com as rodas livres desengatadas e a reduzida acionada o jeep ganha força extra através do diferencial traseiro ? Este é o meu KARMA!!! Porque o meu ganha... Isto significa dizer que numa emergência posso acionar a reduzida sem ter que descer do jeep para ligar as RL’s ?

Abc
    4X4 Brasil Razão: tabela nao esta formatada

Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Agradecimentos: 4
    Netuno,

Olha eu num sei direito não, mas acho que essa força extra que vc se refere não existe não, pois ao acionar a reduzida o proprio nome ja diz REDUZ, e alem do mais é a mesma tração transmitida para ambos os eixos. simplesmente o carro vai estar reduzido, porém não vai ter tração no eixo dianteiro, devido as RL não estarem na posição 4x4. Tentei exclarecer, mas vamos aguardar os experts.

Sds,
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

Dá pra repetir a pergunta?! rsrs

Sim, ganha força. Esta força deve ser transmitida às 4 rodas. Quando vc distribui somente pra duas, o esforço em cada uma é o dobro do que deveria ser. Ou seja, ao invés de sair da "emergência", vc pode acabar quebrando alguma coisa e ficando em uma emergência maior ainda.

Fala Netuno,

não sei quanto a resposta dos colegas, posso ate estar enganado...
    Mas quando voce aciona a tração + reduzida e sua RL não está acionada, o seu carda dianteiro vai girar mas não tracionar a dianteira.
    Ja utilizei varias vezes redução apenas na tração traseira da forma que mencionou e nunca tive problema, acredito que nao tenha problema de utilizar a redução somente na tracao traseira......Só tome cuidado com a velociade do Jeep, que deverá ser baixa como voce deve saber ao se utilizar a redução....

Caso tenha falado bobagem alguem me fale ok??? hahahahaha

Abraços

Smile

Grande ajuda gente,

Realmente não estou pensando em usar este "recurso" nem em emergência.
    O motivo da minha pergunta, que eu já havia feito no outro tópico, foi pq pensei que as RL não estavam desengatando já que ao subir a rampa de minha garagem o jeep perdia um pouco de força e ao ligar a reduzida o jeep ganha força e sobe a rampa tranquilamente, mesmo com as RL em 4x2.
    Mas desmontei as RL e percebi que estavam funcionando normalmente.

Totalmente satisfeito com as respostas!!!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro netuno!

É o seguinte...

A força é produzida pelo motor, que é transmitida ao cambio e, posteriormente às rodas, isso em um veículo comum.

O cambio tem a função de equilibrar a força do motor com a velocidade desejada.

Em um 4x4 com reduzida (tenho que escrever isso, pois alguns 4x4 não tem reduzida), ocorre uma multiplicação de força com um "jogo de polias".

Quando engata o 4x4 (esqueça a reduzida por enquanto), o que ocorre, é a transferência de força de forma igual para o eixo traseiro e dianteiro. (não há divisão)
    Se a roda livre está engata ou não, é outra história, pois estando, a força vinda da t-case será transmitida ao pneu, não estando, rodará somente o sistema de cardam e diferencia sem qualquer prejuízo.

Quando engata a reduzida (esqueça o 4x4 por enquanto), a força originada pelo motor, que passa pelo cambio, é multiplicada, em certos casos por dois, reduzindo a velocidade final.

No caso do Jeep, independente de 3 ou 4 marchas, a ultima marcha é 1:1 (uma volta do motor para uma do cardam).
    Quando passa pela reduzida, ficaria + ou - 0,5:1 (meia volta do motor, para uma do cardam), isso na última marcha do cambio.

Então, não tem problema engatar o 4x4 e reduzir sem ligar a roda livre.

No seu caso específico, parece que está com uma relação longa, deixando a impressão que o motor está fraco, então "ganha" força reduzindo.

Espero ter sido claro!

Abraços.

Kim.
    ps.: Evite viajar com a reduzida ligada acima de 60km/h, pois os dentes da engrenagem reduzida são retos e, não se comportariam muito bem!

Pelo amor de Deus Kim, vc foi mais que claro! Isso é uma AULA de 4x4!

Fico tranquilo em saber que o sistema de transmissão/câmbio/diferenciais está funcionando legal no meu jeep, embora vc tenha razão qdo diz que o motor possa estar fraco. Tb pudera, um "Go Devil" de quase 60 anos. Tenho o jeep há um ano e não sei da "vida anterior" dele, se já passou por retífica ou foi aberto por outro motivo... Recentemente troquei a junta do cabeçote, mas foi só.

Desconfio tb que o carburador, que acho que é de Fusca? (agora entrando noutro assunto...) esteja fornecendo uma mistura pobre (O Otavio Gomes já havia me falado nisso) acarretando perda de potência.

Gde abc a todos!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro netuno!

Sobre o motor, não quis falar que o motor está fraco!

Pode ser pneu grande, que deixa essa sensação, ou relação longa, entendeu?

Sobre o carburador, se está de fusca, cuidado, poderá comprometer o motor, pois causa uma queima pobre e aumentar muito a temperatura na cabeça do pistão, ocasionando queima de junta, empenamento de cabeçote e, em caso extremo, derreter a cabeça do pistão.

Pense num carburador do corcel, com motor renault (gordini) (por fora é igual ao cht, do corcel e corcel I.

Para acertar o gicle, com o motor quente, deve acelerar sem engasgar e, não pode soltar fumaça com característica preta, pois isso indica ecesso de combustível.

Quando com o motor frio, SEM o afogador acionado, o motor deve ratear um pouco, pois assim deve faltar em torno de 20% de combustível. (essa é a função do afogador).

Não importa a idade do motor, o importante é sua manutenção periódica e eficaz.

Um exemplo que te passo, é uma F75 que um amigo comprou, o dono falou que o motor estava fundido (foi no cambão para o sítio)

Trocamos o distribuidor, velas e recondicionamos o bura (tem um empresa excelente aqui).
    O bura foi um caso sério, pois como usava GLP, só tinha a casca do bura e, em péssimo estado.

Regulei as válvulas (teve que trocar duas varetas).

Depois de tudo pronto, bateria zerada, rodou a chave, funcionou como um relógio, inclusive está andando já.

Ano?

1962.

Entendeu?

Troca meio logo esse bura.

Abraços.

Kim.

Kim, vou analisar logo a questão do carburador antes que seja tarde demais...

Obrigado
    Abc

Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
    Entrada
    22/09/2005
    Local
    Penápolis/SP
    Agradecimentos: 0
    Usando reduzida sem engatar 4x4 ...
    pode usar sim e pode ser muito útil dependendo da situação
    Quando não engata as rodas livres, vc não corre o risco de moer alguma coisa da transmisão no caso de usar em terreno seco , inclusive no asfalto.
    Algumas vezes já usei para rebocar veiculos de colegas mas apenas para manobrar ou subir rampas de oficina. ( veiculos entenda se outros jipes e toyotas )
    Quanto a velocidade ... fala sério é só devagar quase parando ...
    60 Km/h só se o motor for de R1 .
    sds

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Sinto jogar agua fria na cabeça de vc's.

Em primeiro lugar, vamos usar os termos corretos: o motor fornece torque e as engrenagens do cambio aumentam este torque. Só temos relação inferior a 1 quando temos OVERDRIVE, e isso não e o nosso caso. NO caso de relação = 1 temos a chamada direct drive, ou a antiga "direta", como era chamada.

Torque é equivalente a Momento torçor e pode ser entendido como o produto de FORÇA X DISTÂNCIA. Este momento torçor é a capacidade de virar os componentes tais como cardan, semi-eixo e roda/pneu. Capacidade de vencer obstáculos e subidas íngremes.

É por isso que num jeep com pneu maior, vc necessita de mais torque para virar a roda e assim uma marcha mais curta, para uma mesma velocidade ser mantida ou melhor, uma mesma subida ser vencida .... ou um motor com mais torque.

Outra: não há polias nisto uma vez que o trem é de engrenagens. As polias estão na parte dianteira do motor e servem para girar os acessórios.

Agora, o mais importante ....

A caixa de transferência do Jeep Willys (chamada de 4x4) possui um par de engrenamento adicional que permite multiplicar em 2,5 vêzes o torque de saída NO CARDAN E PARA BAIXO. Isto é oque vc's chamam de redução ou reduzida.

OU SEJA , na redução, o motor vira muito mais para muito menos voltas no cardan, transformando as rotações do motor em mais torque.

É por isso que ele BERRA de rpm e o jeep rola ... devagarinho.

Entenda-se o torque como a capacidade de virar tudo oque vem do cardan para baixo.

E agora, o pequeno detalhe:

Quando a engenharia dimensiona uma peça, que no caso é o diametro do tubo do cardan e a espessura do tubo e o material, com ou sem tratamento térmico, calcula em função do torque.

Depois, calcula os diametros de eixos, capacidade de carga dos rolamentos, mancais e, finalmente, os semi-eixos, faz a mesma coisa.

Em princípio, a redução só deveria ser usada quando o jeep está com a 4x4 engatada e as RL também.

Com isso as 2,5 vezes se distribuem agora por 4 rodas, oque não é lá grande coisa.

Façamos um teste, esquecendo rendimento, relação coroa pinhão e supondo em cada semi-eixo:

Um motor que forneçe 30kg.m, em tração normal entrega 15 para cada lado.

Se vc reduz sem tracionar, vai ser 30 x 2,5 = 75 que dividido por 2 dá quase 38 para cada lado

Já se for tracionado e reduzido, vai dar quase 19 por roda.

Oque esses numeros em vermelho querem dizer ?

Se vc for um piloto experiente e gentil, pode controlar o pé no acelerador e manter a carga baixa no conjunto reduzido em 4x2.

Caso contrário, saiba que o conjunto não está apto a suportar 4x2 reduzido sem moer alguma coisa.

O cardan pode virar saca rolha, os garfos podem romper, como as cruzetas e ... bom, a coroa e pinhão até suportam bem a carga, porém OS SEMI-EIXOS NÂO, e vai-se aquale lindo estouro de metal arrebentando.

Portanto, se vc usa o 4x2 reduzido para subir a rampa da garagem e vai mansinho, tudo bem.

SENÃO, lembre-se que vc está enfiando 2,5 vêzes a "força" de girar o conjunto.

Última observação:

É por isso que quando projetaram o jeep willys (e nesta época não havia as RL), colocaram o pino interlock na transferencia, oque IMPEDIA colocar redução SEM a 4x4 estar ligada. O sistema era à prova de burro ... FOOL PROOF

Nessa época, pouco ligava-se porque ao ligar a redução, estava em 4x4 e tudo bem.

Nesta época não havia a equação mão do homem inventando este tipo de acessório, mesmo porque os milico não necessitava de RL debaixo de bomba e rajada de metranca.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Mestre Leopoldo,

Creio que o forum serve pra isso mesmo. Debater, discutir, divergir, concordar, etc...democraticamente. E é o que estamos fazendo.

Não vou entrar na discussão, mesmo pq não tenho know-how para isso. Decidi ser "jipeiro", depois de velho, porque a sensação de liberdade em andar num jeep (velho, como o meu, ou preparado como o seu) é incomparável. Tanto é, quem mais curte o meu 51 original , é o meu neto de sete anos. As crianças são sábias...

Qto a questão de usar a reduzida, sem engatar as RL's, veja o que postei numa msg ontem:

"Realmente não estou pensando em usar este "recurso" nem em emergência.
    O motivo da minha pergunta, que eu já havia feito no outro tópico, foi pq pensei que as RL não estavam desengatando já que ao subir a rampa de minha garagem o jeep perdia um pouco de força e ao ligar a reduzida o jeep ganha força e sobe a rampa tranquilamente, mesmo com as RL em 4x2.
    Mas desmontei as RL e percebi que estavam funcionando normalmente."

Fico aqui, na minha telinha, acompanhando o seguimento do debate, e apreciando os ensinamentos dos mestre do forum.

Gde abc.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem