pessoal coloquei o motor do omega 4.1 e o cambio que já estava aclopado ta tudo pronto só que ainda naum funcionei o danado porque to com problemas na injeção, mas to com medo do cambio nao aguentar, o que vcs acha disso ?
Caro amigo
Este kit que vc montou nu seu cj é da hora, o motor tem potencia de sobra e é bem moderno, mas em relação ao cambio no meu ponto de vista vai ficar devendo, pois o mesmo foi projetado para carro (omega) sua relação de velocidade e torque é bem diferente de um cambio original.
Não quero ser um chato estraga prazeres, mas se vc quer rodar legal com seu cj deveria optar por um cambio mais força bruta como os de caminhonete que já foram projetados para força, não que este seu seja ruim, depende para qual utilidade vc vai usar o seu jeep.
Mesmo assim um abraço e boa sorte com sua modificação
Poise, eu to com um pouquim de medo tambem, mas pra mim colocar o cambio da caminhonete ta um pouquim complicado pois a flange da caxa ceca do motor do omega é mais estreita do que da C-20 ou D-20 etc.. o que posso fazer pra rerolver isso?? desde já agradeço a opinião ! ! !
não se preocupe com a relação do câmbio (não que não seja importante).
ocorre que não é só ela que conta.
há, após o câmbio, ainda o diferencial, e qualquer deficiência de relação de câmbio (muito longo) que eventualmente haja, voce poderá facilmente compensar com um deferencial de relação curta, valendo lembrar que se seu jeep for original, a relação do diferencial (coroaXpinhão ou peão) já será naturalmente curta: ou 8:43 ou 9:44.
vale lembrar ainda que em trilhas deve-se usar a reduzida, que reduz ainda pela metade o giro de saída do câmbio (se for original jeep).
assim, acho muito compensador voce colocar o motor e cambio casados, ou seja, feitos um para o outro, sem necessidades de gambis ou adaptações. só há vantágens nisso.
quanto mais curto for seu diferencial, mais se poupará o cambio, ou seja, haverá menor exigência das engrenágens do cambio.
porém, mais se forçará as pontas de eixo. a relação é inversa, nesses casos.
já se o diferencial for longo, as pontas serão poupadas, mas o cambio vai sofrer.
a regra é simples, sempre que há uma redução de giro, o torque aumenta na mesma proporção. assim, da redução para tras, tudo será poupado na proporção da redução e dela para frente, as peças serão mais exigidas.
ou seja, com diferencial curto, dificilmente voce quebrará esse câmbio, mas cuide das pontas de eixo.
Rogério, eu so tenho a agradeçer sua opinião, foi de grande valia, acho que vou testar como vai ficar e depois se for preciso eu faço algumas alterações, abraços