Tenho um cambio CL240F sem uso e gostaria de coloca-lo em meu jipe CJ5, ainda nào decidi que motor colocar.
Gostaria de sugestões de motores e adaptações para fazer com esse cambio e gostaria tbm da opinião do uso do mesmo no CJ5. Agradeço a ajuda!!!
Não seria 240V ou 260F? É o 4 marchas da C-20? Se for é 260F e a flange que faz a adaptação para a t-case Willys é feita pelo Renato Savino da Novo Progresso 4x4 (31)3462-4029.
Se for o 240F, é o 4 marchas da D10, D40, F4000. É isso?
Esse cambio é muito bom, e uma boa dica, seria usar o Perkins Q20B com capa seca e embreagem da D10, e você teria um conjunto original e sem adaptações, e optasse pela caixa de reduzida do Engesa, que tambem utiliza sistema sem adptações duvidosas.
Possuo um cambio desse, com motor GM151, e caixa de tração da Toyota Bandeirante, eu saio de 2ª em qualquer morro da minha cidade.
A Primeira dele é bem reduzida, e a 4ª é 1:1 , é na minha opnião o mais robusto e o que melhor se encaixa a um jeep.
Fala Kerosene!!!
Valeu a dica!!! eu vou procurar informações sobre o motor que vc indicou!! se vc tiver mais alguma infomação (vel. final, consumo do conjunto, etc)eu ficarei feliz em poder apreder!!
Velocidade final vai depender de sua relação e seus pneus, na D10 com esse conjunto chega em torno de 120 Km/h sem problomas e sem grandes trepidações o consumo fica em torno de 8Km/l cidade e 12 em estrada, a Diesel né.
A Caixa de transferencia do Willys, é melhor nem pensar em colocar, por que esse motor é muito Bruto , num vai aguentar.
Seria interessante uma T-case toyota ou Engesa, a toyota, vai precisar de adaptação, que nesse caso não funciona bem, pois esse motor tem um torque absurdo, e alguns décimos de variação irá partir seu eixo durante o esforço.
Melhor opção seria a t-case do Engesa, é tem uma flange, tipo um mini cardã, é fixada no chassis, porém a caixa com reduzida, tem a saída do cardã do lado esquerdo, e pra você não da certo pelo diferencial ter a bola a direita, a outra caixa engesa, tem somente tração, sem a reduzida, mas com esse motor e esse cambio com a primeira muito reduzida, não terá problemas ..... vai ficar animal...
Só pra ter idéia, uma caixa desta com meu GM151, eu num uso primeira, com um Perkins, sua 1ª será muito próximo a sua antiga reduzida.