x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4

Hybrid View

Mangueira "Kimucha"...e não é japonesa :-)

Olá, olha eu aqui otráveis....
    Mais um problema para ser resolvido. Só que este tem efeito "poltergeister". Ta meio esquisito. É o seguinte:
    Regulei o pedal do freio conforme o Leopoldo aconselhou e fui dar uma volta pelo bairro. O freio não segurou mais (só quando piso no freio, he he), achei agora baixo e levantei um pouco, no meio termo. A embreagem está meio alta e cansa a perna, preciso desce-la. Andei uns 10 km e em uma avenida cheguei há uns 80km/h sem dificuldade, quase chegando em casa percebi que o ponteiro da temperatura estava no fim da escala, super quente. Coloquei o Jeep na garagem e desliguei logo. Abri o capô e ele estava fumegando, quente pra chuchu como uma locomotiva. O radiador parecia uma panela de pressão. A luz de óleo não chegou a ascender, isso significa que ele não afinou. Acho que é bom sinal. Espero não ter empenado o cabeçote ou queimado a junta, logo irei saber? . A mangueira de água de baixo estava tão inchada que parecia o Fausto Silva da TV Globo, realmente tinha mais que dobrado de espessura. Esperei ele esfriar um pouco até chegar em 3/4 da escala e dei novamente a partida. Quando acelerei vi que a mesma mangueira murchava até quase encostar parede com parede. É como se pegasse uma garrafa de plástico e chupasse pela boca até sair quase todo o ar. Quando parava de acelerar ela voltava ao normal. Isso acontece no meio dela que não tem as molas internas, nos cotovelos a mola evita que murche. Imaginei que tivesse algo entupindo o fluxo, fazendo assim a sucção na mangueira. Esperei umas duas horas para esfriar e desmontei as mangueiras, liguei um esguicho (mangueira de jardim) para que a água passasse pelo radiador e pelo bloco. Aparentemente passou sem problema. E agora? Qual é a solução? Será que está entupido parcialmente? Acho que não. Seria a mangueira de baixa qualidade, muito mole, e com isso ela fecha? Mais provável. Alguém já viu isso? Reparei que se eu manter aceleração constante a mangueira se mantém murcha pelo mesmo tempo. Se alguém já passou por isto dê seu depoimento, senão fica aqui um alerta. Se seu jeep tá esquentando e não vê o problema pode ser esta porcaria de mangueira. E ela é novinha.

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Mauro,

Se a mangueira estava inchada, é porque a lona já foi pro espaço. Já rompeu. Já vi radiador com água fervendo, e as mangueiras estavam no diâmetro de serviço. Pelo mesmo motivo, eu especulo que, depois de ter esfriado e você ter aliviado a pressão interna (cê tirô a tampa, né?), ela afinava. Ou seja, a estrutura da mangueira já perdeu resistência. Veja, a bomba trabalha na parte fria do circuito (fria é modo de dizer, menos quente é mais apropriado), logo após a mangueira inferior. Quando você acelera, há uma depressão causada pela atuação da bomba. Enquanto você andava pelo trânsito, com o motor em carga, a mangueira ficava chupada, dificultando a circulação, provocando o aquecimento.
    Experimenta trocar a mangueira. Mas coloque uma de marca que você conheça ou uma tradicional. Penso que não há nada errado com seu carro.
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2

Radiador

Mauro,
    Sugiro que você revise o estado da referida mangueira.
    Existe um ítem que deve ser verificado. É possível que alguns dutos que constituem a colméia do radiador estejam obstruídos. Quando isto ocorre a dissipação de calor do radiador é prejudicada pois a vazão do fluido de arrefecimento diminui fazendo com que o motor aqueça demasiadamente. O fato de existir uma restrição contribui para que a pressão de admissão da bomba caia bastante, quando isto ocorre a mangueira "mucha" pela diferença de pressão entre a parte interna e a externa. O fato de ter estufado é pela alta pressão em função da temperatura elevada. Neste caso, como mencionou o Luca, é possível que haja ruptura da lona.

Citação Postado originalmente por Luca
    Se a mangueira estava inchada, é porque a lona já foi pro espaço. Já rompeu.
    Pelo jeito nunca teve resistência, a mangueira é nova.

Pelo mesmo motivo, eu especulo que, depois de ter esfriado e você ter aliviado a pressão interna (cê tirô a tampa, né?), ela afinava.
    Realmente afinou, e queimei um pouco a mão também , mas seria impossível não afinar tamanha a grossura que estava.

Enquanto você andava pelo trânsito, com o motor em carga, a mangueira ficava chupada, dificultando a circulação, provocando o aquecimento.
    Experimenta trocar a mangueira. Mas coloque uma de marca que você conheça ou uma tradicional. Penso que não há nada errado com seu carro.
    Tive sorte de não acontecer nada de grave. Vou trocar amanhã mesmo. Então era o que eu imaginava mesmo, mangueira de péssima qualidade.

Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Existe um ítem que deve ser verificado. É possível que alguns dutos que constituem a colméia do radiador estejam obstruídos. Quando isto ocorre a dissipação de calor do radiador é prejudicada pois a vazão do fluido de arrefecimento diminui fazendo com que o motor aqueça demasiadamente.
    O radiador é novo, zerinho, portanto é impossível estar entupido. A não ser que tenha vindo com defeito de fábrica. Eu fiz com que água corresse pelo radiador e não aparentou estar entupido.

Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    O fato de existir uma restrição contribui para que a pressão de admissão da bomba caia bastante, quando isto ocorre a mangueira "mucha" pela diferença de pressão entre a parte interna e a externa.
    Eu desmontei porque fiquei com esta dúvida. Talves estivesse entupido.

Grato ao Alessandro e ao Luca por tirarem minhas dúvidas. Nunca tinha visto isso. Não imaginava que a mangueira pudesse afinar tanto e que tivesse essa pressão de fora para dentro.
    Mão à obra....

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem