Pessoal...
Sei que todos aqui estão cansados de ver vários projetos e iniciativas de peças para o mundo offroad e varios desistem e tudo...
Seguinte... eu nas minhas andanças pela internet estava querendo mais informações sobre os varios tipos de turbos e superchargers e blowers...
Pois bem o que me chamou atenção foi um supercharger centrífugo:
http://www.clubedomustang.com.br/art...sp?id_link=123
claro que fui procurar o bendito que seria das marcas POWERDYNE, PAXTON ou mesmos VORTECH, todos evidentemente americanos e deveriam ser importados...
Valores... aqui no brasil uma jossa dessas chegava entre 6 a 10 mil reais impraticáveis no mercado brasileiro... andando mais pelo google e ligando para uns amigos de arrancada encontrei esse rapaz:
http://www.atomicsupercharger.com.br/
Vinicius gastou 8 anos da vida dele projetando a mesma tranqueira e como podem ver no site ele tem um gol de arrancada e mais alguns carros como saveiro, celta e chevete utilizando a peça, só queeeeee... no Brasil é uma bosta mesmo e o cara não mandou o projeto pra frente por causa de verba e acabou abandonado...
Conversando mais com ele, convenci de reavivar o projeto e até tenho já um supercharger desses sendo instalado no meu jeep com motor OHC.
O que venho aqui pedir é que se houver algum empresário interessado em investir nesse projeto, temos aqui 4 dessas peças já funcionando em variados carros injetados ou não, o valor dela é ridiculamente mais baixo pra se construir mesmo sendo um "DIY" (do it yourself), posso garantir que é um brinquedo explêndido por algumas características perfeitas que se enchaixam muito bem em fora de estrada e em todos os tipos de jeeps:
1- torque em baixa rotação
2- potencia e torque linear (não precisa encher a 3 mil giros e a potencia é descarregada conforme o motor evolui na rotação)
3- tranforma seu motor a alcool sem muitas mudanças (não precisa de taxa, pistões etc etc)
4- não requer adaptação de escapamento, podendo usar um dimensionado ou coletor que quiser
5- fácil instalação (como se fosse um ar condicionado, correia e suporte, mas requer retorno de oleo no carter ainda mas estamos projetando com oleo proprio tb)
6- vida útil bem longa (não se sabe aidna o limite os carros rodam com eles até hj sme nenhuma manutenção especifica pra eles, só a comum de rotina)
7- (em fase de adaptação) uma polia magnetica que sirva para ativar e desativar o blower (não vejo muita vantagem no offroad, mas pode ser util em algum projeto)
8- devido a não utilizar a parte quente da turbina o ar é admitido mais frio não havendo necessidade de intercooler, mas pode ser usado sem problemas
O resto são as adaptações necessárias para qualquer motor que via ser sobrealimentado...
Enfim, abracei a idéia e como tenho muitos contatos andei telefonando para muitos e esperando alguns retornos, mas achei legal que me comunicasse com o pessoal aqui do forum também pois pode haver alguém interessado em colocar um produto desses no mercado e mudar um pouco a idéia de turbo nas trilhas e etc que nem sempre se mostra a mais eficiente.
O sistema é muito interessante, vale a pena por causa das dimensões e simplicidade da peça, dependendo da preparação pode gerar até uma certa economia, podendo ser utilizado absolutamente em qualquer motor e a pressão por enquanto está sendo feita sob medida ou trocando as polias (tambem podendo ser regulada por valvula de alivio).
Pessoal que quiser saber mais estou a disposição, espero poder ajudar o rapaz que por necessidade financeira parou o projeto e espero poder contribuir com uma peça de boa importancia para a modificação de motores antigos como BF161, GM151 e 153, GM 250, OHC e por ai vai... não há restrições de instalação em qualquer tipo de motor, obedecendo as regras de limites de cada um é possivel transformar qualquer motor de 90cv em 200cv com alcool e derepente até ganhar economia com isso sem precisar chegar em 3 mil giros ou coisas assim.
Muito obrigado pela atenção de todos, meus contatos são esses:
rubensx@superig.com.br
msn: rubensx@hotmail.com
11-7232-9846
Estou em contato com o pessoal do MOPAR CLUBE e com alguns empresários do ramo, sei que aqui há alguns que podem se interessar e estou disponivel para conversarmos de como poderiamos fazer isso funcionar... já temos os moldes de fundição, engrenagens, relações, formatos, rotores e tudo o que falta é injetar VERBA, fornecedores e entusiastas.
abraços