tenho um cj com motor ap 2.0 carburado, caixa 3 marchas e redurida originais, diferencial 8x43, pneu 33.
estou pensando em colocar turbo no motor, sera q vale apena?
abraços
Olá Maico, tenho uma pick-up F-85 com motor ap2.0 mi gasolina, uso pneu 33" e achava ela meio lerda na subida de serra. Optei por turbinar o motor, transformei em álcool e olha que ficou muito boa. Uso 0,8 de pressão, tenho gerenciador eletrônico e bico suplementar. A caminhoneta está andando demais, dá gosto de acelerar. Só não economisa no kit turbo, compra coisa boa, de preferencia novo, e leva num mecânico que sabe o que está fazendo.No mais é só alegria, e bons espirros.
Daniel W.
minha ideia no momento era so colocar o kit turbo, deixar a gasolina mesmo. lembrando q meu motor é carburado, so c turbo quantos cvs deve ficar?
quais as marcas de kit?
abraços maico
Olá Maico, a potência que vem com a turbina depende diretamente da pressão, um cálculo raziável é voçê multiplicar da seguinte forma: para cada Kg de pressão voçê dobra a potência do motor. Exemplo, minha pick-up original tem 116 cv de potência, como uso 0,8KG de pressão temos 116cv x 1,8 = 208,8, isso na teoria, hehehh. A transformação do motor para álcool é melhor pois se voçê turbinar um motor a gasolina voçê deve destaxar o motor, usar tipo 8 a 9 no máximo de taxa. E não colocar muita pressão senão derete tudo.
Outro benefício é que como a taxa de um motor a álcool original sem turbo já é bem alta, tipo 11 a 12 usar álcool num motor com taxa de gasolina e turbo não vai forçar o motor além do que quando o álcool entra na câmara de combustão ele tem a capacidade de baixar a temperatura do ar melhorando a eficiência da explosão. Em relação ao comando usa um 049g, e se tu queres gastar um pouco mais, tira o cabeçote e coloca umas válvulas maiores, ou troca as tuas pelas do mi moderno que tem a haste mais fina, aí tu pode trocar os guias de válvula e colocá-los mais para dentro para melhorar o fluxo.
Um kit bom é o SPA, procura em www.spaturbo.com.br, coloca uma turbina tipo .48 que não é muito grande e assim tu vai ter torque já bem em baixa rotação, pois tu não vai querer andar a 180 na estrada com o jeep mesmo né.
Daniel
valeu daniel
nao entendi pra transforma pra alcool o q tenho q fazer fazer? rebaixar a tampa? ou so com o kit turbo ja vai aumentar a taxa?
abraços maico
Para transformar seu motor para álcool voçê pode fazer de duas maneiras:
1. Se voçê turbiná-lo, não precisa mudar a taxa, deixa como está, coloca o kit turbo, muda somente a calibração do carburador, é recomendável usar uma bomba elétrica, (dependendo da pressão), e diminui a curva de avanço do ponto no distribuidor, e vai ser feliz. O melhor carburador para turbinar sem gastar muito é o 2e ou 3e da brosol.
2. Se voçê transformar para álcool sem turbiná-lo, voçê deve taxar o motor, e a maneira correta de fazer isso é colocar os pistões originais a álcool, (tem a parte superior chata), mudar também a calibração do carburador e na curva de avanço do ponto não precisa mexer.
Em ambos os casos voçê vai preciar de um injetor de gasolina para as partidas a frio.
Daniel
olha dependendo do ponto do motor e do projeto do turbo não rpecisa de gasolina pra pegar cedo... mas é sempre bom ter o injetor
turbinando é o jeito mais barato custo x beneficio de muda rum motor pra alcool, devido a pressão o motor trabalha "sobretaxado" (digamos assim) e o alcool evita pré detonação que aconteceria muito com a gasolina, o alcool vai te dar mais cavalaria junto com o turbo e vai ser mais economico (se souber andar com ele)
massss não esqueça motor mais forte, cambio mais forte e relação mais forte (longa) algo assim senào vc esguela o motor, ferra com cardãs relações e tudo mais
nunca pense no jeep em modulos tipo
motor
cambio
suspenção
freios
pense nesse conjunto como um só.. se modificar o motor pense no cambio, pense nos freios e diferenciais, pense na suspensão, pois fazer meia boca é pedir pra virar socio de mecanico
obrigado pelas dicas, vou colocar alcool quando instalar o turbo,meu carburador ja é brosol 3e. vai ser mais simples do q pensava, achei q teria q rebaixar a tampa.
abraços
Meu jeep esta com motor ap 1.6 totalflex 2006 e coloquei um kit turbo com turbina kkk16, ando com 1,0 kg, meu cambio é um chevette 5 marchas e tenho pneus 35", relação 9x44, na cidade, estrada, a relação esta muito longa, tenho que diminuir para 8x43, já na trilha, ficou o bicho, mesmo se tratando de um motor 1.6, meu jeep é até leve, tem carroceria de fibra, vai muito bem