fazendo as saidas d 3 pistoes que estão explodindo em um cano e as outras 3 em adimissão em oputro!! da certo??
Versão Imprimível
fazendo as saidas d 3 pistoes que estão explodindo em um cano e as outras 3 em adimissão em oputro!! da certo??
Só para constar, o motor BF-161 com coletor dimensionado fabricado pela Sicap de São Bento do Sul (beeem diferente dos coletores da Truck) tem um dos roncos mais bonitos que eu já ouvi, se não o mais bobito.
overland,
Beleza?Fale mais sobre esse escape da sicap?Como foi montado esse escape que vc viu,se não foi no seu próprio veiculo?Quanto custa?
Como faço para entrar em contato?
obrigado.
Beleza Zepi...
Esse coletor era muito famoso por aqui até alguns anos atrás, hoje é peça rara, pois a Sicap pelo que sei não produz mais esse escapamento. Mas além do ronco até a construção dele é uma beleza, coisa impecável e bonita de se ver pela quantidade de tubos juntos e pelas curvas.
Os tubos saem individualmente se curvando até ficarem os 6 juntos, imagine um perfil redondo, onde os tubos passariam por dentro, é dessa forma que os mesmos ficam posicionados saindo na tranversal, perpendicular ao motor seguindo entre a parede corta fogo e o pára-lama esquerdo até aquel recorte da lata que fica na parte inferior da parte corta fogo, atrás do pára-lama. Dali os 6 tubos descem até o assoalho do Jeep formando duas saídas (6x2). A maioria deixa a saída do escapamento ali embaixo mesmo do tanque, mas a última versão desse escapamento continuava cruzando por baixo do chassi atrás da travessa da caixa onde logo em seguida tinha um silencioso com duas entradas e duas saídas e depois seguia por debaixo da carroceria próximo ao pára-lama traseiro esquerdo onde então faz uma curva (2 tubos) saindo pela lateral do Jeep.
O ronco do bicho como falei é inconfundível e chega a arrepiar o pêlo.
A última notícia que tive sobre a venda desses coletores é de uma loja de Joinville-SC a AutoShop (www.autoshop.com.br) que produzia artesanalmente esse escapamento, pois um dos sócios da loja era parente dos donos da Sicap. Segundo informações esse coletor era patenteado por eles e o último preço que tive informação foi de algo em torno de R$450 colocado (completo até atrás), isso há uns 4 ou 5 anos atrás.
O telefone que tenho da loja é (47) 3435-3335 ou e-mail autoshop@netvision.com.br
Eu já quase comprei algumas vezes, mas sempre faltava dinheiro e eu já tinha o coletor do Itamaraty que dava um ronco bom e parecido (não foi fácil, mas consegui deixar parecido) e acabei vendendo o motor pois estou colocando um E-Max Argentino da F1000 no meu Jeep. Mas o cara que comprou o meu motor BF161 tem esse coletor da Sicap no Jeep dele, já deve estar há uns 15 anos no Jeep e se der vou tentar tirar umas fotos e gravar um vídeo.
Não tenho informação se ainda produzem esse coletor, é questão de entrar em contato com eles.
Kleber,
E a questão do desempenho?! O 6x2x1 do Itamaraty ou esse da Sicap? Qual é melhor para o torque?
Pelo que li no tópico, o 6x2x1 é melhor para o torque, enquanto o 6x1 é melhor para a potência, certo?
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
[s]
Citação:
Overland escreveu:
O ronco do bicho como falei é inconfundível e chega a arrepiar o pêlo.
A última notícia que tive sobre a venda desses coletores é de uma loja de Joinville-SC a AutoShop (www.autoshop.com.br) que produzia artesanalmente esse escapamento, pois um dos sócios da loja era parente dos donos da Sicap. Segundo informações esse coletor era patenteado por eles e o último preço que tive informação foi de algo em torno de R$450 colocado (completo até atrás), isso há uns 4 ou 5 anos atrás.
O telefone que tenho da loja é (47) 3435-3335 ou e-mail autoshop@netvision.com.br
Pessoal,
liguei para a empresa citada e falei com o Sr. Clodoaldo e a situação é a seguinte; atualmente eles não fabricam o item em questão, somente sob encomenda por um valor de +/- $ 600 que poderá ser reduzido ser for produzido um lote. Aos proprietários de BF em boas condições que querem deixa-lo com o ronco bonito, entem em contato com a empresa, tirem as dúvidas e dependendo da quantidade dos interessados poderemos encomendar um lote com um preço mais atrativo, ok?
Abs.,
João Dias
Marcelo, acredito que o coletor da Sicap ofereça melhor torque, enquanto o do Itamaraty ofereça maior potência, pois com a saída mais livre tem-se melhora na cuva da potência e da maneira que é construído o coletor da Sicap, com tubos de menor diâmetro (1 1/4") e com curvas mais fechadas há melhora na curva de torque.
A questão não depende somente da configuração 6x2 ou 6x2x1 e sim da construção do coletor.
Referente ao contato que o João fez com a Autoshop, na época que eu entrei em contato já exigiam um lote mínimo, cerca de 20 pedidos, agora se já estão fazendo por encomenda somente uma peça e no valor de R$600 acho uma grande vantagem.
Pessoal, enfim consegui tirar umas fotos de um coletor produzido pela Sicap, já tá um pouco rodado, mas funciona perfeitamente ainda após cerca de 15 anos de uso e o ronco é simplesmente maravilhoso, chega a arrepiar.
Gente ressussitando este topico,
Como ficou o barulho com este coletor? (silencioso em baixa, ou ja com alto barulho desde a marcha lenta?)
Alguém sabe até que ponto com o coletor original eu consigo aumentar o diametro do escapamento para conseguir que ele faça um barulho "parrudo" somente acima de determinada rotação.
Gostaria de algo que em marcha lenta mostre apenas que o Musgo é seis cilindros, vejo muito nos V8, o carro em marcha lenta ninguem nem percebe do lado, mas qdo acelera treme o chão, já num 6x2 do Opala por exemplo tem barulho desde baixas rotações
[]s
Bruno, o ronco desse coletor é de arrepiar, na minha opinião ele produz um dos roncos mais bonitos que já ouvi. Quanto a intensidade, vai depender de até onde vão os tubos, do abafador, esse aí da foto está com o abafador oco e termina embaixo da porta, então o ronco já é forte desde a lenta, bastante vigoroso, mas se tu deixar mesmo embaixo da porta e colocar um abafador com duas entradas e duas saídas já fica muito bonito e não muito alto.
Para o motor do Willys acho que o máximo deve ser 1 1/4" em cada tubo e 2" nas duas saídas no caso de um coletor dimensionado. Já com o coletor original acho que 2" é o suficiente, se quiser colocar maior que seja mais próximo da saída, mas não desde o começo.
Já o barulho que você tá querendo consegue com um coletor 6x2 no Jeep você vai ter esse ronco, ou mesmo com uma saída e um colocanda a parte final mais grossa, só aí você vai ter que ficar testando até encontrar o ronco ideal.
É o jeito é testar, eu pirei neste coletor da Sicap, mas está inviavel, pensei em usar o original mas no final ou colocar um abafador da c-20 ou um JK e ir alterando até chegar no barulho que, eu tanto sonho (se é que é possivel)