Eu tava pensando em montar um painel pro meu CJ.... tava querendo colocar Conta-giro, amperimetro, voltimetro, marcador de gasolina e temperatura e o velocimetro.....
queria fazer um painel pequeno pra adaptar só ali perto do volante.....
Vou ver se faço um desenho simples no CAD e mando pra vc melhorar...
Ola, o assunto me interessa tb... Vejo que alguns amigos possuem (ou ja possuiram) o painel em fibra oferecido pela Deep Tec, e queria saber se o mesmo já vem com as furacoes ou apenas com as indicacoes sugeridas para tal.
Acontece que pretendia instalar mais alguns relogios (como manometro do trubo, p. ex.) e nao sei se haveria espaco..
PessoALL, muito bonito estes paineis de fibra... mas nao pude evitar de colocar aqui uma idéia futura pra meu véio CJ3A...
Olhando para o painel original do jeep, pensando como substituir tudo de uma maneira "fácíl" e rápida, colocando um painel resistente a água, lama, sol e demais intempéires... foi aí que veio a idéia de instalar o painel da Honda Twister (ou da Falcom) incluindo todo o suporte e "carenagem" do painel, fixando tudo na coluna de direção do jeep, como se fosse a coluna da motocicleta... infelizmente nao tenho auto cad, então se nao me fiz entender, me deem um tempo que fesenho no Paint Brush
Desta forma, como o painel da Honda tem velocímetro, conta-giros, indicador de farol, indicador de direcional (seta) e mais outras tranqueiras MAS nao tem manômetro nem amperímetro. Assim, o "antigo" espaço de instrumentos cede lugar para o amperímetro, pressão de óleo e um vacuômetro (opicional) e o "resto" do espaço pode ser pra colocar os rádios (PX, PY... FM, CD Player, DVD ETC...)
Para colocar o painel bastaria soldar um suporte na coluna de direção do jeep de forma que os instrumentos sejam vistos por entre os raios do volante. Como é um modelo feito para ficar ao tempo, podemos andar sem capota, com vidros abaixados que nao tem problema... e depois, lavou, tá novo! liga-se as luzes indicadoras na elétrica do jeep, cabo do conta-giros eu acho que é elétrico, coloca-se ligado ao alternador do jeep (ainda nao estudei esta parte) e o velocímetro também é elétrico, com sensor... quem se aventurar... depois me conta como foi, pois ainda tow apanhando pra terminar outras adaptãções no jeep pois, como diz um amigo do Jeep Clube de Goiás, "AGORA TOU NA RETA FINAL DE ARRUMAR O JEEP, FALTA SÓ TROCAR A CAIXA DE DIREÇÃO, COLOCAR PEDALEIRA SUSPENSA, TROCAR AS MOLAS PELAS DE TOYOTA, TROCAR O MOTOR, TROCAR O CÂMBIO, TROCAR OS FREIOS, COLOCAR BLOQUEIO, COLOCAR TOW-BAR, FARÓIS DE MILHA, TROCAR OS BANCOS, TROCAR OS PNEUS, BLOQUEIO DE DIFERENCIAL, BLA BLA BLA............"
tenho um colega que está reformando um CJ3A e hj ficamos bolando o novo painel do jipinho
ele vai manter a carroceria original mas vai implementar algumas modificações nos instrumentos e comandos
queria solicitar ao pessoALL do fórum que postasse fotos dos painéis das viaturas pra gente poder ter alguma idéia ou dica legal e ajudá-lo
Galera, pra variar a lei de orçamento para 2005 anda nao foi votada, e a prioridade será para os pneus... mas o assunto nao é este.
Esta é para os "eletrônicos" de plantão: Por favor, qual resistor eu devo colocar para acender um LED ? e qual o esquema de montagem? o resistor vai na "perna" positiva entre este polo do LED e o positivo da bateria nao é? e qual o sentido do resistor? pode ser montado de qualquer maneira?????
foi mal aeh mas de eletrônica sou totalmente analfa..... o led, acho que é de 1,5V ou será de 3,0V ???? nao sei, nao sei nem mesmo se existem LEDs para voltagens diferentes, mas os que eu tenho acho que são 3,0V....
O resistor você pode soldar em qualquer perna do LED e de qualquer lado, pois ele não possui polaridade, o importante é não ligar o LED de forma errada, a perna maior é a positiva e, se você ligar invertido, o LED pode queimar.
Quanto aos valores, qualquer valor maior que 470 ohms faz o LED funcionar em 12 volts, mas quanto maior o valor, menor a luminosidade.
Valeu Galera, Ronaldo, um dia ainda aprendo a procurar direito neste nosso site... juro proC que nao tinha visto o tópico.....
Escória, valeu tbem por ter falado o valor e como instalar, sou totalmente "analfa" em eletrônica, mas vou aprendendo aos poucos! este valor pode ser adaptado em qualquer LED? tanto aqueles mais antigos "quadradinhos" ou estes mais novos translúcidos? tou com umas idéias meio estranhas com LEDs, já comprei os danados mas nao sei se posso ligar eles em série, ou se melhor seria ligar em Paralelo..... tou montando uma lanterna traseira com leds tripolares (que acabam ficando com tripla colocação) Acho melhor ligar eles em paralelo correto??? da mesma forma com o painel, ligando mais de um para acender em conjunto, dou preferência para ligação em paralelo? daih posso usar somente UM resistor de 470ohms jutno a chave de acionamento???