x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
    Usuário Avatar de samuca79
    Entrada
    30/04/2007
    Local
    Belo horizonte/MG
    Agradecimentos: 0

Freio puxando pros lados aleatoriamente...

Ola pessoal,

Ja revirei os topicos sobre freio de CJ e nao fui capaz de encontrar nada sobre o problema que venho enfrentando com os freios do meu CJ5.
    Tenho hidrovacuo de opala com tambores originais do jeep ...
    funcionando muito bem, sem motivo aparente comecei a perceber que a direcao puxa para o lado quando aciono o freio (ate ai nada novo, varias possibilidades verificadas, uma roda freiando mais que a outra , coisa simples...)o fato curioso e que a direcao puxa cada momento para um lado ... acontece de maneira totalmente aleatoria...
    aciono o freio e puxa para a direita em outra freiada puxa para a esquerda, nao existe um padrao, cada dia uma roda freia mais que a outra ... ja sangrei o sistema, regulei as lonas, conferi os tambores e cilindros, aparentemente nada fora do normal. Nao consigo imaginar a causa desta anomalia no funcionamento, ja que o fato de puxar cada momento pra um lado diferente comprova que o sistema das 2 rodas dianteiras esta acionando normalmente.
    Caso esta falha ja tenha sido colocada em pauta favor me informarem o link, pois como ja relatei nao o localizei.
    Obrigado mais uma vez a todos.

Abracos com freios instaveis.....
    Uma surpresa a cada dia....

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Vc já verificou os rolamentos de cubo e munhão ?

Vc já verificou a integridade das molas e jumelos ?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF

Thumbs up

Olha, em outro topico, relatei minha aflição com meu freio com configurações parecidas com essa. Meu cilindro mestre e servo freio é do opala, pinças da kombi na frente e pinças do tempra atrás. Não dava freio de jeito nenhum no sistema em que estava "T", aí um cara aqui perto de casa, me falou que o sistema do opala e em "X". Bem não acreditei muito, mas resolvi fazer o que ele disse. Já tinha colocado várias valvulas pra amenizar meu problema, mas nada. Coloquei o sistema em "X" e o que aconteceu?: Freio na hora. agora não sou eu que explica isso. Só dou a dica. tenta aí, quem sabe dá certo!

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    O opala é sistema frontal e trazeiro.

Que eu saiba, dos nacionais, somente o VW era em X.

Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF

Thumbs up

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    O opala é sistema frontal e trazeiro.

Que eu saiba, dos nacionais, somente o VW era em X.
    Bem, olhei a caravan do meu Pai e ela está em "X". Olhei o opala de um vizinho meu: Em "X" também. O problema é que só fui olhar isso depois que já tinha montado o meu em X, pois foi a dica de um cara que só mexe com freios aqui perto de casa. E o pior, ele tava certo. Os freios estão bem melhores e o pedal volta sem problemas.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Bom, eu tenho um esquema aqui mas é meio veínho. Mas eu sempre vi e mestre do opala com 2 saídas. Teria que

Neste caso vc necessita de 2 valvulas equalizadoras e tem 4 saídas no cilindro mestre.

Porém, não vejo explicação para isso. Poém,

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Bom, eu tenho um esquema aqui mas é meio veínho. Mas eu sempre vi o mestre do opala com 2 saídas. Teria que ver a ramificação da tubulação para ver a conecção roda diant.dir./roda tras.esqu. e roda diant.esq/roda tras.dir. . É possível transformar o mestre de 2 saidas em sistema em X usando bloco distribuidores de 3 vias.

Mesmo assim, neste caso, vc necessita de 2 valvulas equalizadoras.

Entretanto, eu não vejo explicação para esse comportamento, além da vantagem em segurança caso haja falha de um sistema.

Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF

Thumbs up

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Bom, eu tenho um esquema aqui mas é meio veínho. Mas eu sempre vi o mestre do opala com 2 saídas. Teria que ver a ramificação da tubulação para ver a conecção roda diant.dir./roda tras.esqu. e roda diant.esq/roda tras.dir. . É possível transformar o mestre de 2 saidas em sistema em X usando bloco distribuidores de 3 vias.

Mesmo assim, neste caso, vc necessita de 2 valvulas equalizadoras.

Entretanto, eu não vejo explicação para esse comportamento, além da vantagem em segurança caso haja falha de um sistema.
    Aí que está: eu tive que colocar em cada saida do cilindro mestre, uma especie de "T", que divide a saida do cilindro mestre em duas, sendo que aí uma saida é para uma das rodas dianteiras e o outro para uma das rodas traseiras. E não coloquei valvula nenhuma nesse sistema, pois o cara me falou que geralmente elas são para freios a tambor. Bem, tá funcionando né, rs.... e muito bem.

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Samuka , meu primeiro CJ era a tambor e , logo cedo , frio puxava prá direita , depois que esquentava as panelas, puxava prá esquerda, o duro era adivinhar qdo aconteceria essa mudança. Coloquei disco na dianteira (SBD) e zerou.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Ele esta usando 4 tambores no Cilindro Mestre para disco. Eu aposto minhas fichas na diferenca de pressão do sistema. O CM nao deve ter valvula de pressão residual, cara hora o sistema "enche primeiro" o lado com menor diferenca de pressão.

[s]
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Observer que pelo relato, funcionava bem e de repente começou a dar problemas.

Não deve ser válvula de retenção pois a função dela seria propiciar melhor rendimento em pisadas consecutivas e uma imediatamente após a outra.

O puxar de rodas cada vez para lados diferentes pode significar:

Lonas desreguladas: Bom, ele afirma que regulou. Porém existe ainda a possibilidade da regulagem não estar ainda certa o suficiente.
    Também existe a possibilidade dos rolamentos dos cubos estarem com folga.
    Também existe a possibilidade de alguma mola de retorno dos patins (aquela comprida) não estar em boas condições.
    Eu verificaria os rolamentos de munhão e o sistema de direção onde folgas podem causar o jeep ir tentando ir para um dos lados.

Tem razão Leopoldo. No meu, uma vez notei que os cubos dianteiros estavam com folga e isso dava uma interferencia danada no freio. Outra coisa, a regulagem dos parafusos excentricos é chata pra dedéu. Um pelímetro de diferença da uma senhora diferenca nas pisadas.

[s]
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem