Postado originalmente por
leopoldo
A ideia é boa mas temos de resolver os seguintes parâmetros:
1- modificações de motor
2- modificações de cambio
3- modificações de cx transferencia
4- modificações de eixo
5- modificações de freio
6- Diametro do pneu
São tantas as informações e possibilidades que é impraticável listar tudo que é possível. Além de impraticável, é inócuo.
Por exemplo: o motor V10 Viper cabe ? sim, mas o cambio vira pó.
O certo seria uma tabela de configuração possível, talvez até graficamente:
Por exemplo:
COMEÇEMOS COM MOTORES:
com cambio original do jeep 3 ou 4 marchas do 6 e 4 marchas do 4C, vc pode usar motor até ... 4100cc.
já o 250S poderia ser cambio auto ou o 4 marchas do 4C.
Já o V8 302 ou 318 ou com cambio auto ou o 3 ou 4 marchas original DO motor, pois o cambio original JEEP vira pó.
e assim vai.
Essa tabela necessita ser cruzada com resistênca dos eixos.
Assim, por exemplo:
Se vc usa o 4100, 250S, V8 302 ou 318, o eixo dianteiro vira pó, vc necessita modificar com homocineticas da toy, ou usar um DANA 60.
e assim vai.
Mas ao fazer isso, vem a questão dos freios,
e assim vai.
Mas ao fazer isso, vc tem que considerar qual o pneu que vai usar .... e voltar avaliando as cargas nos componentes.
e assim vai
Uma coisa puxa a outra num indescritivel assombramento.
Vc pode determinar o motor e puxar o ajuste de todos os demais componentes .... ou .... verificar se aquele motor que vc vai por não quebra os componentes que ficam.
Por exemplo: o 302 tem 200 cv e 32 kgf.m, o cambio C4/C5/E2 aguenta até 500 cv. A redução original do jeep aguenta até 300 cv (mas depende do torque do cambio), os eixos (coroa-pinhão) dizem que aguenta até 300 cv (mas depende do torque que vem do cambio), mas eu já sei que mesmo com o melhor aço, o semi-eixo não aguenta se estiver reduzido. Então se eu vou colocar um V10, tem que ser com o cambio auto ou mec dele e usar outra reduzida, outros cardans e outro eixo, senão eu sei que vai moer. Se eu usar pneu original até que vai mas se eu usar 36", vai retorcer muita coisa, começando pelo cardan se não estiver equilibrado o sistema.
A ideia da tabela é boa mas se vc não em uma visão geral do sistema em funcionamento vai ficar louco tentando saber se dá ou não dá instalar isso ou aquilo.
O problema maior é que os manuais não trazem os limites de projeto, ai fica muito difícil (para não dizer impossível) quem não tem noção de dimensionamento mecanico fazer uma estimativa.