Powered by vBulletin

troca de rolamentos do eixo traseiro , ajuda

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 25/07/2008, 16:27
    felipemendes
    Citação:

Postado originalmente por matrakaum Ver Post
    Qual o procedimento correto para se tirar os rolamentos? Não entendo nada mas tenho pavor de marreta e, por incrível que pareça, os mexas são apaixonados por elas.
    Neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ight=rolamento) o Mestre Leopoldo explica os procedimentos, mas acho que não servem para os rolamentos da Roda Traseira. Procede isto?

Pra tirar, eu uso um pedaço de madeira pesado. Claro que só se deve fazer isso com roalmentos detonados! Pra rolamentos novos, isto é o que EU faria:

1. Faria uma ferramenta (um tubo, por exemplo) que pegasse em volta do rolamento, cujo comprimento fosse da boca da tubeira até o pé da rosca do semi-eixo (supondo eixo chavetado e já sem o cubo).

2. Colocaria o jeep em cima de suportes.

3. Vestiria este tubo no semi-eixo, colocando um calço (uma arruela grade, por exemplo) e a porca do semi-eixo por cima. Não apertaria a porca ainda.

4. Chamaria alguém pra girar a roda do outro lado e seguraria a porca do semi-eixo que vc quer tirar. À medida que a porca vai apertando, o rolamento vai saindo.

Não sei se estou certo, nunca fiz esta operação. Caso alguém tenha outra idéia, fala aí.
  • 25/07/2008, 22:41
    leopoldo
    O tópico correto para este fato é : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915
  • 26/07/2008, 16:40
    Carlão Rover
    Fique atento a causa do seu rolamento ir para o espaço.
    1- potência do motor;
    2-tipo de pilotagem(pé de chumbo);
    3- e principalmente tamnho dos pneus.
    Isso que aconteceu com você é o primeiro passo para o "seu eixo semi-flutuante pode te matar" tópico ilustre do nosso colega Leopoldo.
    Eu instalei o kit traseiro da ensimec pois meu rolamento foi para o saco e meu suporte da pinça de freio me salvou na estrada a 100km/h.
    Portanto cuidado...
    Abraços
  • 28/07/2008, 12:14
    matrakaum
    este nº 88128 é de qual fabricante?
  • 28/07/2008, 13:46
    edgar
    1 Anexo(s)
    tabela de rolamentos
    Veja la de acordo com o ano do seu jeep ou mais provavel de acordo com o ano do eixo.

O rolamento de codigo 12G-88128 é o de esferas para os jeeps mais novos, vai instalado com um anel. Pode tirar o 12G da frente, 88128 é o codigo da SKF, dos chineses e provavelmente da INA.

No meu jeep ano 61 uso o 25877/821 que é um rolamento que vem em duas partes (o cone e a capa)

Em ambos os casos vai um rolamento por roda (eixo traseiro). De qualquer maneira é interessante verificar qual é o seu eixo para comprar o rolamento certo.

O proprio catalogo é um pouco confuso em questão de anos e quantidades por eixo...são itens que só constam do catalogo, duvido que algum fabricante se de ao trabalho de revisar informações sobre carros que não são mais fabricados
  • 28/07/2008, 18:41
    felipemendes
    Citação:

Postado originalmente por edgar Ver Post
    No meu jeep ano 61 uso o 25877/821 que é um rolamento que vem em duas partes (o cone e a capa)

Só pra informar, o meu é 1951 (semi-eixo de estria grossa) e também usa este rolamento. Lt$75,00 cada uma aqui no Rio :shock:.
  • 29/07/2008, 09:13
    matrakaum
    O que acho legal nisto tudo é que uma pergunta seguida de uma respota, quase sempre, leva a outra pergunta, ou seja, vira um círculo vicioso. Aliás, vicioso é ter Jeep...
    Vamos lá!
    E como faço para saber qual é o eixo do Caroço?

Um abraço,
  • 29/07/2008, 12:14
    leopoldo
    mede a bitola
  • 29/07/2008, 16:50
    edgar
    Não sei se a maneira correta, mas, com o pneu montado no lugar

Os que usam o 25877/821 (rolamento conico) tem uma porca bem no meio da roda (normalmente encoberta por um copinho de ferro). Estes são os cubos chavetados.

Os que usam rolamento de esferas (88128) o miolo da roda é liso.

Não sei se existe mais alguma variação maléfica de montagem
  • 29/07/2008, 20:44
    leopoldo
    Citação:

Infelizmente tem sim .... uma serie de eixos que saiu sem a porca e com rolamentos conicos.
  • 30/07/2008, 14:51
    felipemendes
    Citação:

Outra: meu semi-eixo traseiro direito tem o comprimento do batente do rolamento até a ponta do eixo mais comprida que a original, cerca de 11 mm. Não sei de onde saiu, comprei num ferro-velho há algum tempo. O rolamento é o mesmo que o original, mas ainda assim é uma variação.
  • 01/08/2008, 21:20
    matrakaum
    Amanhã vou levar o Caroço para fazer a inspeção e, se necessário for, a troca dos rolamentos.
    Um dúvida sérissima: São dois rolamentos por roda?
    Vou medir a bitola do eixo, vou aproveitar tb. para abrir o diferencial e contar as engrenagens.
    Bom, como muito provavelmente, eu não encontrarei os rolamentos em Caracas City, vizinha de Osasco City, eu irei só me certificar de qual o estado de tudo lá dentro, do eixo e diferencial.
    Resolvi abrir para ver, pois, fico completamente perdido nas explicações dos amigos.(em especial do Leopoldo).
    Qdo. eu chegar do meca eu posto aqui os relatos da situação.
    Ah sim...estou decidido que o melhor a fazer é colocar o Kit de Flutuante, mas consultei com a JipeBrás e o kit custa R$ 2.500,00...:shock::shock::shock::shock::shock::sho ck::shock:
    Por enqto. vou ter de continuar com o semi-flutuante mesmo.
    Voalá que nada aconteça e que Deus seja louvado para nos proteger.
    Um abraço,
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:44.