Leopoldo
1- Seguindo sua sugestão - Tirei o bendito semi-eixo com uma barra de aço e uma boa corrente....
2- Coloquei os rolamento utilizando prensa.
Versão Imprimível
se vc leu os tópicos relacionados, viu como é muito importante verificar embaixo do anel interno do rolamento se há ou não trincas (que aparecem no arredondamento - encosto do rolamento)
Estas são tão pequenas como se fosse um pedaço de fio de cabelo.
leopoldo apenas complementando , eu tive q usar calor para retirar o rolamento antigo pois o msm quebrou e colou no semi , n saia por nada . dei uma esquentada e uma porrada pra quebrar . nada demais .
nada demais ?
pode ser, mas sempre ficarão as seguintes duvidas:
a quantidade de calor fornecida ao eixo foi de quanto?
por quanto tempo?
será que pode ter afetado o tratamento térmico?
avermelhou o anel?
azulou a base do sem-eixo?
depois do aquecimento, fez partículas magnéticas para ver se houve o surgimento de microfissuras?
não é possível o achismo e no final, vc está exposto ao que fez, em maior ou menor grau.
Estou tentatndo desmontar o cubo da roda traseira para trocar as lonas de freio. Alguem saberia me dizer como faço para retirar a chaveta que fica entre o eixo e o cubo? Pois para a remoção do cubo da roda preciso primeiro retirar esta chaveta, certo?
NÃO !
vc remove o cubo que desliza sobre a chaveta.
oque vc precisa é um respeitável sacador.
existe uma forma de afrouxar caso a tensão de "grude" esteja absurda:
coloque tudo de volta e rode umas curvas em volta do seu bairro com a porca no lugar mas sem apertar e com a coupilha como segurança... deixe uma folga de 0,5 mm.
No meu CJ nada adiantou. Só saiu depois que confeccionei um sacador
Valeu Leopoldo, mas agora já é tarde, pois ao dar porrada para ver se o cubo saía, os parafusos prisioneiros caíram para dentro da panela de freio. Então eu acho que vou ter que arrumar um saca de responsa (hidraulico). O que eu tinha aqui(saca tipo mecanico), quebrou ao tentar sacar o cubo.
Pesquisei no Fórum e este me pareceu o tópico mais adequado às minhas necessidades. Por isso ressuscitei...
Primeiro como eu vou saber se o eixo do Caroço é chavetado, aliás, o que isto significa? Lembro que o Caroço é um Ford/Jeep 73 e, acho eu, canela grossa.
Qual o procedimento correto para se tirar os rolamentos? Não entendo nada mas tenho pavor de marreta e, por incrível que pareça, os mexas são apaixonados por elas.
Neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ight=rolamento) o Mestre Leopoldo explica os procedimentos, mas acho que não servem para os rolamentos da Roda Traseira. Procede isto?
E agora a parte mais importante...Este rolamentos são caros mesmo ou estão querendo me roubar? Média de preço é R$ 59,00 cada ...um assalto eu acho.
Digo isto pois já passei um dia inteiro na fábrica da NGK perto da Dutra..não lembro o local. E, sinceramente, não vi nada ali, pelo tam. de produção, que justifique isto custar mais de 20 e poucos reais. Será que se comprarmos em qtdade. conseguimos um preço mais justo?
Fico no aguardo da ajuda dos amigos. Vou levar o Caroço no sábado para fazer este trampinho...
Um abraço à todos.
Teu jeep deve usar o rolamento 88128 na roda traseira...é o de esferas. Para preço aqui em Curitiba, 59 reais ta no preço, se for comprar sem impostos, etc, da para chorar mais um pouco e chegar a uns 50 pilas. Isto se for de marca boa logico (SKF, por exemplo).
Se for chines não pode passar de 20 reais de jeito nenhum !!!, mas ai a durabilidade é muuuito inferior e sempre tem uma boa chance de nascer ruim e piorar mais ainda.
O preço não se aplica só ao tamanha...."os pequenos são dificeis de fazer dai são caros e os grandes gastam muito aço ai são caros também" Mas olhando pelo lado serio da coisa este rolamento só serve para isto, a demanda não é la estas coisas....dai o preço sobre. Se todos os jipeiros deixassem de usar rolamento chines talvez a coisa melhorasse
Veja o caso do rolamento 608, usado em skate, aspirador de pó, furadeira, serra circular, etc...Se pegar o irmão menor dele...1mm menor ! o preço dobra...é uma questão de demanda !
Ina é bom? A maioria que achei foi desta marca. No Josewal tinha um tal de coil, não sei se é assim que se escreve.
Se vc. tiver aí em Curitiba de marca boa pra ótima por R$ 50,00, neste caso, peço para vc. me dar o contato para eu comprar.
Mas fala a verdade é caro pra caramba neh. Isto lá fora deve custar qto?
Digo pq. ando tão revoltado com as coisas aqui que tô importando um monte de coisas, mesmo que a diferença não seja tão grande (c/ imposto).
Um abraço,
INA é otimo. Deve ser brasileiro inclusive...caixinha verde e branca provavelmente. Atualmente INA e FAG são a mesma fabrica. Acho que não vale a pena mandar para ai. Normalmente São PAulo é bem mais barato que Curitiba.
Não esqueça de ver se vem junto o anel que prende o rolamento...não da para reutilizar o velho. Em algumas marcas de rolamento vem o anel junto, senão não perca a viagem e ja leve dois aneis
Marca coil ? Nunca vi, provavelmente é chines.