x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 25

Os dois pontos não tem que ser 180* um do outro não. O lance é que eles tem que ser espaçados um do outro suficiente para resistir a torção do eixo........

Se eu estivesse projetando uma barra de torção, colocaria um ponto a uma distância de 120 mm do centro, diretamente em cima do eixo e o outro ponto 100 mm @ 30* em baixo do horizontal, atrás do eixo numa aplicação dianteira e em frente do tubo na traseira.......

Abraços,

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por billj
    Os dois pontos não tem que ser 180* um do outro não. O lance é que eles tem que ser espaçados um do outro suficiente para resistir a torção do eixo........

Se eu estivesse projetando uma barra de torção, colocaria um ponto a uma distância de 120 mm do centro, diretamente em cima do eixo e o outro ponto 100 mm @ 30* em baixo do horizontal, atrás do eixo numa aplicação dianteira e em frente do tubo na traseira.......

Abraços,
    Só q no cj um dos ptos fica exatamente encima do diferencial.Posso fazer um suporte e fixar aí ?
    A minha dúvida principal é justamente essa.Porque todos as barras q eu vi até hoje(molas helicoidais) ficam fixadas exatamente aonde está fixado o feixe de molas.Daí a minha duvida.Qto aos movimentos da barra sei como fazer, tenho olhado diversas.
    Pelas explicações anteriores, entendi que a função de localizar o eixo, num feixe mesmo com menos laminas, não fica muito comprometida.O problema é a torção.Imaginio tb que as barras evitam a torção e ajudam na localização.
    Certo mestre ?
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por mauro2br
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Eu to realmente pretendendo colocar barras localizadoras.Só q como tenho feixe de molas, e ele passa muito perto do diferencial, não consegui bolar ainda uma maneira de fazer.
    Não entendi o que vc quiz dizer Sérgio, pois a barra anti-torção é justamente feita para ser utilizada com feixes de molas. E quando vc diz que "passa muito perto do diferencial", fico mais confuso ainda.

Com a redução de laminas, terei problemas com os movimentos laterais ? Será necessário colocar tb uma panhard ?
    Eu acho que uma panhard é bem vinda com ou sem redução de lâminas. Sobre a questão de se a redução de lâminas deixa o feixe mais fraco lateralmente, eu deixo para o Bill. :P

[]'s
    Fala Mauro
    Parabens pelo seu aniversário dia 14pp.
    Exatamente isso, o feixe passa colado na bolota do diferencial do lado direito.

Então como eu ,antes da aula do Billj, achava que os ptos de fixação no eixo deveriam ser bem proximo das pontas não tinha como colocar.
    Po q confusão....Consegui explicar melhor ?

Abraços,
    Só q no cj um dos ptos fica exatamente encima do diferencial.Posso fazer um suporte e fixar aí ?
    A minha dúvida principal é justamente essa.Porque todos as barras q eu vi até hoje(molas helicoidais) ficam fixadas exatamente aonde está fixado o feixe de molas.Daí a minha duvida.Qto aos movimentos da barra sei como fazer, tenho olhado diversas.
    Pelas explicações anteriores, entendi que a função de localizar o eixo, num feixe mesmo com menos laminas, não fica muito comprometida.O problema é a torção.Imaginio tb que as barras evitam a torção e ajudam na localização.
    Certo mestre ?
    Uma barra de torção projetada corretamente não faz e NÃO PODE fazer nada para localizar o eixo. Se ela fizer isso, a suspensão ficaria travada, igual aquele projeto incial do Gustavo. Esta barra tem que ter liberdade total de movimento em todos os sentido exceto no sentido do eixo girar em volta de si. Ou seja, ela tem que dixar o eixo descer por igual, descer um lado e subir o outro ou subir por igual.

Esquece as barras de um sistema helicoidal quando se fala da sua suspensão, as suas funções são outras. Elas SUBSTITUEM os feixes na localização do eixo E TAMBÉM servem como barra de torção.

Elaborando no que falei sobre um desemho de uma barra de torção......

Algumas barras utilizam um espécie de jumelo para proporcionar liberdade de movimento à barra. Funciona, mas IMNSHO, tem uma maneira melhor. Ao invés deste jumelo, eu faria um "slip joint", uma barra dentro de uma outra, a interna podendo deslizar axialmente dentro da externa e também girar axialmente. Feito assim, não há necessidade de ter o jumelo, a fixação no chassis é feito com uma bucha de PU......

Abraços,

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Billj

Desculpe a confusão.Quando eu digo q tenho olhado barras em suspensões helicoidais, é porque não encontrei nenhuma com feixes pra olhar.Sei q a minha suspensão não tem nada a ver com a de molas helicoidais.Só tenho olhado porque estou pesquisando como fixar no eixo e no chassi.Sei tb q o eixo tem q ter liberdade para fazer todos os movimentos citados(q continuarão a ser controlados pelo feixe)Somente a torção será controlada pelas barras.
    Entendi a sua dica do slip joint e achei legal. Mas o meu problema é aonde fixar no eixo.No lugar que vc falou fica exatamente o diferencial.De um lado posso fixar como vc disse mas do outro cai direto na bolota do diferencial.
    Posso fixar este ponto na bolota do diferencial ?
    I appreciate your help.

Entendi a sua dica do slip joint e achei legal. Mas o meu problema é aonde fixar no eixo.No lugar que vc falou fica exatamente o diferencial.De um lado posso fixar como vc disse mas do outro cai direto na bolota do diferencial.
    Posso fixar este ponto na bolota do diferencial ?
    I appreciate your help.

Sérgio,

É preciso apenas uma barra por eixo, não duas!!! No eixo dianteiro, ele vai no centro do eixo, desde que não interfere com o cárter. Caso tiver interferência, ela vai do lado oposto do diferencial, bem am baixo do seu pé.......

Atrás ela vai no meio sem problema (num Jeep com bola deslocada).......

Abraços,

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Valeu Billj

Obrigado pela explicação.Fiz o teste de arrastar outro carro, e deu pra entender bem o efeito da torção.Arrastei fácil sem quase torção nenhuma.
    Mas, como quero tirar mais laminas, vou colocar a barra.

[], sem torção

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Fala Mauro
    Parabens pelo seu aniversário dia 14pp.
    Obrigado...mas....tem presente?

Então como eu ,antes da aula do Billj, achava que os ptos de fixação no eixo deveriam ser bem proximo das pontas não tinha como colocar.
    Po q confusão....Consegui explicar melhor ?
    Entendi. Agora, quer ver um exemplo de barra anti-torção em um jipe com feixes??? Olhe as fotos da barra no jipe do Gustavo!

Sérgio, se quizer ver mais fotos em que aparece essa barra, vá no tópico "Tornado - Finalmete batizado!!!" ou no álbum pessoal do Gistavo "Lassis" ! :P

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Fala Mauro

Grande dica

Fico devendo mais essa.

To com raiva de mim mesmo por não ter descoberto este topico.
    Realmente uma maquina fantastica.
    Qta informação útil. Pena q aki no Rj eu não conheça nenhuma oficina tão boa.

[],

Aí no Rio, a oficina do Melecão faz isso fácil fácil.......

Abraços,

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Aí no Rio, a oficina do Melecão faz isso fácil fácil.......

Abraços,
    Aonde ?

Aonde ?

O narigudo é aqui do fórum, mande um PM para ele..........

Abraços,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem