Tudo bem, rapá?

Eu tenho um Fluke 177 há uns 8 anos, que já usei em tudo quanto é lugar. A única manutenção que tive que dar nele foi trocar as baterias.
Em relação ao tópico Alternador x Bateria, acho que a escolha vai da concepção (e - infelizmente - do bolso) de cada um.
Deixa eu falar um pouco a meu respeito: sou diretor/proprietário de um grande estúdio de gravações aqui em Sampa. O Ramiro da Jipenet conhece o tamanho da encrenca - algum dia pergunte a ele.

Quando assumi o estúdio em 1992, iniciei uma grande reforma estrutural - que começou na parte elétrica, passou por todo o projeto acústico (entre muito mais coisas) e terminou na escolha dos micros do setor administrativo. Todos os setores dessa reforma estavam de acordo com um conceito que tive na época (e que ainda tenho) a respeito de áudio e de acústica.
A primeira fase da reforma foi finalizada em 1997: reconcepção e refação de todo o sistema elétrico, novo console de gravação, mudança da curva acústica da sala de gravação, nova máquina de gravação, novo sistema de monitoração (ativo), reforma do estúdio "B", projeto e construção de um estúdio de masterização... E por aí vai.
A segunda fase está acontecendo até hoje - principalmente porque não tivemos $$$$ pra aplicar de uma tacada só.

Gosto de me basear num conceito e de segui-lo. Quando um sistema é bem concebido conceitualmente - mesmo que vá sendo construído no caminhar de uma lesma - não gera problemas.
E é o que acontece com o estúdio: trabalhamos pacas, fazemos uma manutenção normal (de 3 em 3 meses) e nunca dá qualquer dor de cabeça. Isso porque concebi e apostei num conceito, e na qualidade dos equipamentos que adquirimos.
Eu disse que ia levar uns cascudos!

Não é minha opinião - mas sim a de muitos off-roaders e profissionais que vieram antes de mim (e com quem eu aprendi pacas): não super-capacitar o sistema de estoque de energia (bateria), e sim capacitar o sistema que gera essa energia (alternador).

Agora sim: IMHO, eles conhecem muito mais do que eu sobre o assunto...
Quanto ao M6000 (informação retirada do site), o consumo em pico a 6000 libras (2720 kgs) é realmente de 465A (6277.5W com VDC Real de 13.5V).
Houve um erro meu na hora de digitar.
Na prática (puxando o meu Samurai) o consumo em pico foi - pela leitura do Fluke - de 152A (2052W). E a carga real consumida - por incrível que pareça - foi de 26Ah (355W). A leitura foi realmente baixa... talvez o erro tenha sido do meu multímetro, mas estou indo a fundo nesse assunto: Pico de Consumo x Consumo Real. Já adquiri até material de leitura prá estudo.

Bom... essa é uma discussão que pode ir muito longe, brother.

Mas estamos aqui justamente pra isso: expor nossos conhecimentos e opiniões, trocar experiências, e aprendermos uns com os outros.
Fica na grande benção de Deus e com um grande abraço da minha parte,
Eduardo "SPOA" Souza