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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por billj
    O meu ponto era (é) que dá para mexer com os feixes, pondo e tirando lâminas, cortando lâminas etc. desde que seja feito o trabalho com um objetivo em mente e por uma pessoa que sabe o que está fazendo......

    Simplificando muito, o efeito em usar lâminas secundárias mais curtas é que a mola mestre vai trabalhar "sozinha" por mais curso, antes que as outras lâminas entram com efeito.

    Abraços,
    Saudações Billj e All,

    Sabemos tambem que grande parte da "dureza" dos feixes de molas é devido ao atrito entre as Laminas das molas, desta forma, reduzindo o atrito, melhoramos a resposta do conjunto...

    Então, nao dá pra tirar as molas menores e, a cada duas lâminas menores retiradas, colocar uma maior? assim a quantidade de molas em atrito diminui, porém a resistência mecânica nao fica taaaao prejudicada, principalmente quando se quer usar o CJ na cidade e para trilhas leves e médias...

    ou até mesmo retirar duas molas ou mais e substituir por outra lâmina com maior resistência a deformação? (princípio da mola de toyota no jeep)...

    Será que são saídas? ou nao passam de Gambiarreitors Tabajara?

    []'s curiosos e esperando Porr@$#da!

  • #14
    Usuário Avatar de elcio
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    Citação Postado originalmente por Marcos ET

    Então, nao dá pra tirar as molas menores e, a cada duas lâminas menores retiradas, colocar uma maior? assim a quantidade de molas em atrito diminui, porém a resistência mecânica nao fica taaaao prejudicada, principalmente quando se quer usar o CJ na cidade e para trilhas leves e médias...
    pois eh Marcos:

    eu tbem pensei e fiz isso. soh que o meu motor eh tao pesado que as molas arquearam muito, tive entao que repor todos os feixes para garantir a integridade da suspençao.
    talvez com molas de toyota o problema possa se resolver.

    []´s

  • #15
    Pois é Elcio, mas por isso mesmo pensei em molas mais resistentes, porém sem ter a largura das molas da band... tipo encontrar uma lâmina com a resistência mecânica de três...

    as molas cederam? mas vc colocou quais molas no local? ou apenas retirou as menores???

  • #16
    Usuário Avatar de elcio
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    Marcos:

    eu coloquei o feixe original, novo.tirei as menores apenas
    como ainda estava desmontado fiz a experiencia e me dei mal.
    ele ficou reto assim que as rodas tocaram o chao, e pra nao ficar desmontando e colocando os feixes um-a-um novamente e experimentando (haja saco)montei todos de uma vez como veio da loja.
    percebi, entao, que tem que ter todos os feixes, no meu caso eh claro.
    fica duro pra k#t, mas eh melhor do que uma lamina, ou uma mola mestra quebrada

    []´s

  • #17
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Oi pessoal !!!

    Vou dar meus R$0,02 !

    Imagine uma barra comum (mesma seção em todo comprimento) e apoie ela bem no meio (ex: em cima de um tijolo). Daí com suas duas mãos vc força ela para baixo pelas pontas dela. O que acontece? Ela irá se deformar bem mais no centro do que nas pontas...! Vc pode fazer esta experiência com qualquer coisa. Ex: uma régua!
    Tá, mas porque ela se deforma mais no centro? Resposta: o momento fletor (torque) á medida que se aproxima do centro é maior, justamente porque a alavanca vai aumentando....!

    Bom, se essa barra deforma mais a medida que se aproxima do centro, dá pra ver de cara que as solicitaçoes no material tbm aumentam quando se aproxima do centro.

    Vamos so feixe...

    Se montarmos um feixe de lâmina única de seção contínua, ele será muito solicitado perto do centro e pouco solicitado nas pontas. E isso é ridículo! Com o objetivo de distribuir as solicitações mais igualitariamente por todo o feixe e não criar pontos críticos, se adicionam lâminas de comprimentos diferentes ao mesmo.

    Tá, mas como se faz a distribuição das lâminas?
    Vou me concentrar no caso do jipe, e escrever em ordem prática da forma que EU faria.
    Comece montando a mestra e contra-mestra. Apartir daí, estude quantas lâminas seu feixe deve ter e divida em intervalos iguais a distância entre suas pontas.

    Escaneei de um livro francês uma gravura que mostra um dois exemplos de divisão (a da direita é melhor). Esse livro francês chama a contra-mestra de "lâmina de reforço". O gráfico abaixo mostra as tensões ao decorrer do feixe.

    Se achar que as pontas ficarão fracas apenas com a mestra e contra-mestra, faria conforme o desenho que fiz, e re-arranjando novamente as distâncias entre as pontas (que será epenas cortar mais um pouquinho da cada lâmina! )

    Ah, eu acho que esse lance de fazer essa divisão certinho é mais correto que ir retirando as lâminas e deixando as distâncias entre as pontas desiguais....

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CORTANDO AS MOLAS !!!-olhal_108.gif   CORTANDO AS MOLAS !!!-feixe_109.gif  
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  • #18
    Usuário Avatar de monge
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    hein???

    Entendi mas...

    boei...

    []'s

    Eugênio
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  • #19
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Adorei todas as explicações.Pena q não entendi nada.
    Afinal, vale a pena ?
    quais as molas q se cortam ?
    qtos cms ?
    fica mais macio ?
    e a famosa torção, afeta ?
    E a estabilidade piora ?
    Não de novo não. refazendo a pergunta acima.E o pto de capotamento piora?
    E a dirigibilidade piora ?

    E aí Monge perguntei todas as nossas dúvidas ?
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #20
    Prezados colegas

    Alguns de vocês (Mauro, Bill e Regis) conseguiram entender qual foi o principio do qual partí ( e talvez eu não tenha conseguido expressa-lo adequedamente em minha primeira mensagem ) ao iniciar esta experiência, mas com a preciosa colaboração dos referidos colegas a coisa ficou mais clara inclusive para mim, então talvez agora eu consiga ser mais claro e objetivo. É o seguinte, além das referências contidas em minha primeira mensagem, esqueci-me daquela que talvez tenha sido a decisiva: Nos veículos (especialmente utilitários de carga como as pick-ups ) mais modernos, se observarmos os seus feixes de mola perceberemos entre outras diferenças o fato das lâminas do feixe NÂO ficarem integralmente em contato, elas mantém contato em sua regiâo central e se afastam de um determinado ponto até a extremidade, ao contrário do CJ onde elas mantém contato em toda sua extensão. Por que ? Porque desta forma a mola sub-seqënte só passa a atuar quando a anterior a ela chega a um determinado ponto de esforço e consequente deformação, evitando assim o efeito cumulativo de esforço entre elas ( que é o caso dos feixes do CJ, onde a pequena diferença de tamanho aliada ao fato delas ficarem totalmente coladas, tende a fazer com que todas as lâminas trabalhem praticamente sempre juntas, com o resultado já conhecido por todos nós ). Quando se aumenta a diferença de tamanho entre elas de forma lógica e organizada, ao contrário da simples retirada de lâminas (ou folhas, como queiram) você não está alterando a resistência do conjunto, você na verdade dizendo a ele que deve continuar trabalhando com menos resistência mo começo, nas imperfeiçôes do terreno mais leves e comuns e/ou com o veículo com pouca carga e ir, gradativamente, agregando resitência na medida em que for solicitado, só que com uma curva diferente da original. Agora, por que me arrisquei nesta experiência ? Simples, pela relação trabalho (com uma esmerilhadeira pequena e alguns discos de corte para metal,+ - 2,5 Hs, pois não se desmonta nada) / custo ( no máximo uns dez disquinhos de corte a +- R$ 1,50 cada / benefício (uns quarenta por cento de melhora só com o trabalho nas molas - sem considerar mais uns 15 a 20% que consguí hoje com os amortecedores da Ranger) também pela manutenção das características originais do projeto do CJ, não colocando mais coisas e peças que custam $$$ e que nem sempre concretizam os resultados esperados, pois, uma das características (na minha opinião talvez a mais fantástica de todas) desta nossa paixão em comum é, que assim como não existem duas mulheres iguais, entre os Jeeps também não.
    Amigos, no meu caso parece estar saindo cfme o esperado, mas como cada caso é um caso, volto a dizer que não recomendo a NINGUÉM fazer o que eu fiz, e caso alguém decida fazê-lo seré por própria conta e risco, o que tb nâo quer dizer que se algum outro "inconseqüente" (né Ale), quiser tentar, eu nâo vá partilhar o pouco que descobri/aprendi até aquí.


    Abraço a todos e obrigado pela atenção e colaborações.



    Munhoz


    Ps: Maurão, tenho dúvida ainda se as diferenças de tamanho devam ser iguais, caracterizando uma curva linear ou se talvez, e é talvez mesmo, em uma próxima tentativa eu parta para um escalonamento de tamanho não linear, definindo uma curva logarítimica, o que acha ?

  • #21
    Citação Postado originalmente por Marcos ET

    Saudações Billj e All,

    Sabemos tambem que grande parte da "dureza" dos feixes de molas é devido ao atrito entre as Laminas das molas, desta forma, reduzindo o atrito, melhoramos a resposta do conjunto...

    Então, nao dá pra tirar as molas menores e, a cada duas lâminas menores retiradas, colocar uma maior? assim a quantidade de molas em atrito diminui, porém a resistência mecânica nao fica taaaao prejudicada, principalmente quando se quer usar o CJ na cidade e para trilhas leves e médias...

    ou até mesmo retirar duas molas ou mais e substituir por outra lâmina com maior resistência a deformação? (princípio da mola de toyota no jeep)...

    Será que são saídas? ou nao passam de Gambiarreitors Tabajara?

    []'s curiosos e esperando Porr@$#da!

    Acontecerá exatamente o contário, vai ficar mais duro. Pense num pedaço de fio elétrico maciço e um outro do mesmo diâmetro feito de um monte de fio fino. Qual é mais fácil dobrar?!? Pois é, agora pense numa barra quadrado de aço maciço de 1" e uma outra feita de chapas, cada uma de 1/16". A mesma coisa..........

    Mesmo com o atrito, mais lâminas = mais molejo. Claro, dado a mesma capacidade de carga........

    Abraços,

  • #22
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Oi Munhoz !

    Citação Postado originalmente por Munhoz
    Ps: Maurão, tenho dúvida ainda se as diferenças de tamanho devam ser iguais, caracterizando uma curva linear ou se talvez, e é talvez mesmo, em uma próxima tentativa eu parta para um escalonamento de tamanho não linear, definindo uma curva logarítimica, o que acha ?
    Vc está certo que as diferenças de tamanho constante entre as lâminas caracteriza um comportamento linear....e assim é feito porque REALMENTE o comportamento é linear! Vc pode mudar a curva (que é reta) para um logarítmica, mas o que vc ganhará com isso? Na verdade só perderá, pois OU vc ficará com lâminas em excesso no feixe OU deixará o feixe mais fraco (com maior risco de quebra) a medida que se aproxima das pontas. Não vejo ganho nenhum nisso. Vc tem que dividir o feixe de certa forma de que as tensões ao decorrer de CADA lâmina não varie muito, e para isso tem que ir dividinho igualitariamente, como nos desenhos lá acima.


    Citação Postado originalmente por Munhoz
    Nos veículos (especialmente utilitários de carga como as pick-ups ) mais modernos, se observarmos os seus feixes de mola perceberemos entre outras diferenças o fato das lâminas do feixe NÂO ficarem integralmente em contato, elas mantém contato em sua regiâo central e se afastam de um determinado ponto até a extremidade, ao contrário do CJ onde elas mantém contato em toda sua extensão.
    Tá, todas as lâminas estão em contado no centro, fixadas pelo espigão. Daí elas se afastam uma das outras até as pontas. Mas para as lâminas maiores esse afatamento é causado por um material deslizante colocado em suas pontas, o que significa que as lâminas maiores trabalham juntas sim. Veja que as S-10 e Blazer são assim. E ACHO que na maioria dos casos de picapes mais pesadas, as lâminas maiores trabalham juntas, como essas citadas. As menores eu concordo com vc que dão outro estágio ao feixe.
    Mas vamos supor que elas fiquem em carga normal TOTALMENTE separadas. Vc conseguiria fazer isso com o feixe do cj??? Não dá, as lâminas são muito fracas para conseguir essas façanha de trabalhar sozinhas.... Faça um teste: peque uma mestra se jeep, apóie ela no centro e pise com seus pés nas duas pontas. Resultado: apenas com seu peso ele inverte totalmente...

    Citação Postado originalmente por Munhoz
    Quando se aumenta a diferença de tamanho entre elas de forma lógica e organizada, ao contrário da simples retirada de lâminas (ou folhas, como queiram) você não está alterando a resistência do conjunto, você na verdade dizendo a ele que deve continuar trabalhando com menos resistência mo começo, nas imperfeiçôes do terreno mais leves e comuns e/ou com o veículo com pouca carga e ir, gradativamente, agregando resitência na medida em que for solicitado, só que com uma curva diferente da original.
    Munhoz, independentemente da diferença de tamanho entre elas, se elas estão em CONTATO umas com as outras, elas trabalham JUNTAS. A diferença de tamanho não diz que elas vão trabalhar independentes, apenas diz como vão trabalhar! :P Para trabalhar independentes elas devem estar separadas. Ah, e alterendo o comprimento delas vc está sim alterando a resistência do conjunto.

    Munhoz, vc entende francês??? Eu tenho comigo um livro francês que fala de suspensão a feixe. Se vc quiser, eu posso escaneá-lo para vc. Mas vai ter que ler francês!

    []'s
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  • #23
    Mauro

    É, realmente em francês não vai ter jeito, de qq forma agradeço a atençao. Quanto às molas, não tenho o conhecimento técnico que você já demonstrou ter então o que posso dizer é da experiência prática, até agora os resultados tem sido bons principalmente se comparados com os resultados obtidos qndo retirei fitas tempos atrás, portanto tem valido a pena.


    Mais uma vez obrigadão


    []`s



    Munhoz

  • #24
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por Munhoz
    Quanto às molas, não tenho o conhecimento técnico que você já demonstrou ter (...)
    Cara, não dá tanta confiança assim para o que eu escrevo. Eu sei muito vagamente sobre essas coisas...

    Citação Postado originalmente por Munhoz
    (...) então o que posso dizer é da experiência prática, até agora os resultados tem sido bons principalmente se comparados com os resultados obtidos qndo retirei fitas tempos atrás, portanto tem valido a pena.
    Deixar mais macio é fácil, o problema é que isso poderá ocasionar rompimento prematuro de alguma lâmina se não feito com cuidado. De qualquer forma, sorte em sua empreitada! Munhoz, se tiver fotos de como ficou seu feixe, poste elas aqui, é melhor "ver" o que está acontecendo do que apenas ficarmos imaginando...tem fotos?

    []'s curiosos
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