x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17

Prolongador De Eixo Do Câmbio Na Reduzida

Srs, estou fazendo um reparo no câmbio do "wither" e surgiu o "PROLONGADOR DE EIXO DO CÂMBIO DO JEEP NA REDUZIDA" , que nada mais é do que um mancal colocado na tampa redonda da reduzida, possui um rolamento de esferas e um eixo que vai ligado à ponta do eixo do câmbio.
    Quais são as verdades e mentiras sobre este "kit" e real ganho em seu uso

SDS4x4,
    Julio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -23.jpg  

Quando troquei o pino dareduzidapelo com rolamento, tbm vi esse prolongador, pelo meu mecanico a melhoria que ele vê no uso dele, e a diminuição da vibração da pontado eixo cambio no encaixe da reduzida, diminuindo desgaste e ruido, mas não soube avaliar o quanto iria diminuir e se valia apena pelo curto colocar.

O seu mecânico já havia instalado algum?

E quanto ao pino da reduzida, vc estava com o original gasto e a engrenagem ovalizada e por isso trocou?
    Tem uma galera questionando este rolamento por ser de contato angular e necessitar de ajustes de acordo com o desgaste natural.

Cara, como tou usando o mesmo cambio desde 1951, e com rolamentos trocados em 1997, e até hoje tá tudo certo.... se isso daih aumentar a vida útil do conjunto, vai durar mais de 50 anos pra trocar rolamento novamente! rsrsrsrsrs

Vc é feliz por isso, mas esse câmbio que está no seu jeep é o 1 seca.
    Quase indestrutível!!!

Pois é exatamente por conta disso q eu troco um monte de coisas no meu jeep, mas o cambio, por mais que um dia eu sonhe com um Clark 5 marchas, ainda nao tive CORAGEM de remover este excelente, indestrutível, "mítico" cambio do jeep... desde 1979 usando este jeep e só abri o cambio uma única vz pra trocar cincronizadores e rolamentos.... fantástico!

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Existe uma falha construtiva no conceito desta peça pois ela prolonga o eixo em cima de uma rosca.

EU não usaria. É uma perda de tempo
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Existe uma falha construtiva no conceito desta peça pois ela prolonga o eixo em cima de uma rosca.

EU não usaria. É uma perda de tempo
    concordo com o leopoldo

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Além do mais, pense o seguinte:

Quantos milhões de jeeps rodam no mundo inteiro hoje ... agora .. neste momento, com motor 4, 6 e 8 cilindros ?

Quantos casos de falha devido ao eixo em balanço existe até hoje ?

Se a coisa fosse esculachada mesmo, haveriam kits e mais kit, americanos, no mínmo.

E

Qual é realmente o ganho desta adaptação ?

Qual é a substanciação técnica deste tipo de adaptação ?

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Leopoldo,
    Há muito lembro que vc falou a mesma coisa sobre o apoio na rosca.
    Qual seria o problema desse sistema?
    Se não há balanço, qual mal fará para a rosca?Ou seria somente jogar dinheiro fora?
    Problema de alinhamento?
    Tenho em casa um eixo que quebrou exatamente onde começa estria, logo após o assento do rolamento.

Abraço

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    O problema começa com o conceito.

O eixo de saída do jeep nasceu projetado como eixo em balanço. Oque é isso ? há um apoio e depois, um local aonde há um par de forças decompostas por causa do engrenamento helicoidal. É parecido com o semi-flutuante.

É por isso que ele tem a bitola que tem ali no final .... para suportar a flexão, transmitir o torque e ter longa vida em fadiga. Tudo isso foi considerado no projeto, e quem mantém a posição do eixo é o rolamento de esferas.

Milhões de jeeps rodam assim a anos e esse ponto nunca foi uma preocupação. Os rolamentos de agulha do carretel sim. até a carcaça rompe, o eixo, nunca ví.

(Zepi, o seu caso pode ter sido devido a vários fatores: montagem inadequada, uso de maçarico para aquecer e desmontar, rolamento que um dia esmigalhou, uma pancada que machucou o eixo, uma sobre carga de aperto, porca solta ou .... uma simples limada em algum lugar lá é o suficiente para causar falha a longo prazo.)

Ainda temos a engrenagem. A engrenagem do cambio vai presa ali e mantida lá pelo torque da porca.

Agora, temos um prolongador de eixo.

SE fosse o caso, o razoável seria usar um eixo uníssono, onde não ha alteração do diâmetro do eixo e lá atras, na tampa de acesso da transferencia, colocar um mancal de rolamento.

A rosca no meio do caminho representa uma diminuição do diâmetro do eixo, mas isso não é tanto o problema pois da engrenagem para trás, não há torque. Só momento fletor. Esse momento está entre o apoio (rolamento) normal e o adicionado.

Agora, vem o problema. A junção das peças é uma união por rosca. No momento que vc solta a porca vc pode imaginar que a força que agia naqueles dentes de rosca é a tração. Foi para isso que ela foi projetada: torque de aperto ... a força de aperto pressiona a porca contra a arruela e arruela contra a engrenagem.

Agora vc solta a porca, coloca uma extensão. O prolongador necessita ser torqueado contra a arruela e esta contra a engrenagem para manter as condições inicias do projeto. Agora, vc coloca torque e como a engrenagem ficou bi-apoiada, a flexão que era livre na ponta de eiso, sendo décimos de milésimo ou mais transfere-se para um elemento mecanico que não foi feito para isso: a rosca na ponta do entalhado.

A adaptação dos rolamentos conicos do carretel, quando criteriosamente bem feita é vantagem.

Esse kit, é jogar dinheiro fora. Nem prescisa fazer calculos de dimensionamento de eixo, é a regra do bom senso.

Com o uso, a possibilidade é a ponta roscada fraturar e o kit desmontar dentro da transferência e moer as engrenagens.

Zepi, eu enquadro esta adaptação no mesmo nível daquela espaçadora de roda com parafusos quilométricos.

Agora, querem colocar ? sintam-se a vontade.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    beleza Leopoldo!Entendi muito bem sua explicação!
    Esse eixo quebrado eu ganhei para usar as medidas da estria...não sei da origem.
    Então somente seria vantagem se fosse um eixo único, e de diâmetro linear?
    Teria de usar um rolamento igual, ou poderia ser menor?
    E mesmo sendo bem feito esse segundo apoio,traria algum benefício?

Abraço

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem