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Convex Datacenter
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  • #1

    CORTANDO AS MOLAS !!!




    Prezados Amigos

    Já de algum tempo venho pensando na questão da dureza “Cabritesca” da suspensão do CJ 5 e acompanhando discussões e estudos sobre soluções como retirada de lâminas, substituição das molas pelas da Toyota, Kits elicoidais e mistos. Durante este tempo uma coisa sempre me chamou a atenção : A quantidade de fitas e o escalonamento de tamanho entre elas. Um dia criei coragem e barbarizei, peguei uma esmerilhadeira com disco de corte para metal e fui, lentamente em várias sessões de trabalho e posteriores períodos de teste, redesenhando a curvatura e escalonamento do tamanho entre as molas. Comecei preservando a mestra e as duas posteriores pois elas e que recebem o primeiro baque e conseqüente trabalho de deformação mecânica(?), a partir da quarta fui cortanto de dois em dois centímetros (nas várias tentativas), preservando as últimas tb. O resultado tem sido bastante interessante e o CJ agora apesar de ainda “cabritesco”, tornou-se um cabrito bastante domesticado. Pretendo ainda fazer um ajuste fino cortando um pedaço de aprox. 4 cm de mais uma, aí acho que chegarei a um bom resultado.
    Estou compartilhando esta minha experiência com vocês mas não aconselho ninguém a fazer o mesmo, pelo menos por enquanto, pois como eu disse trata-se ainda de um trabalho experimental, onde eu sou minha própria cobaia. Estou na verdade apresentando este teste para saber a opinião dos feras deste fórum e para tanto coloco meu raciocínio inicial. Analisando os feixes de mola observei que a pequena diferença de tamanho entre elas ocasionava um grande acúmulo de resistência (efeito mola) nos feixes o que fazia com que quanto mais pesado o veículo estivesse (até um certo limite é claro) mais macio ele ficasse, então pensei: Se eu aumentar a diferença de tamanho entre cada folha, conseqüentemente terei uma elasticidade maior e uma reação menor à ação inicial, e parece que a coisa está funcionando conforme minha intuição. Para terminar, durante este tempo fui forçado a fazer um teste não esperado, devido ao fato de trabalhar com náutica, certo dia, aconteceu a necessidade de manobrar com o CJ 5 (6 cil). uma lancha de aprox. 6 T da Marina onde trabalho para fora, manobrar na rua (de terra) até alinha-la ao meio-fio para a carreta poder carrega-la, e assim foi feito, mas detalhe, TUDO FOI FEITO COM BICHONA PENDURADA DIRETO NO ENGATE DA JIPANGA, ou seja, com, com os 6.000 Kg praticamente apoiados sobre os feixes e eles agüentaram, não quebraram, não cederam e aparentemente continuam normais. Ah ! Mais uma coisa, amanhã colocarei os amortecedores da Ranger (conforme aparente consenso no Fórum) e voltarei para dizer o que rolou.

    Aguardando comentários,


    Abraços


    Munhoz

  • #2
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Nem me atrevo a dar palpite.
    Morrendo de curiosidade do que o Bill,Mauro,Giovanni,Leopoldo, etc,etc,etc,... vão falar.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #3
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
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    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Nem me atrevo a dar palpite.
    Pois é Sergio

    Mas que o Munhoz é corajoso isso é . (ou inconsequente )

    []s curiosos
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #4
    só postei essa msg. pq tb. quero ver as respostas dos feras
    []'s

  • #5
    Não vejo problema em cortar as pontas das lâminas secundárias, desde que seja feito com critério, visando um objetivo........

    Abraços,

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
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    Citação Postado originalmente por billj
    Não vejo problema em cortar as pontas das lâminas secundárias, desde que seja feito com critério, visando um objetivo........

    Abraços,


    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
    Usuário
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    também!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #8
    Citação Postado originalmente por billj
    Não vejo problema em cortar as pontas das lâminas secundárias, desde que seja feito com critério, visando um objetivo........

    Abraços,
    , tá ...., mas e as consequencias ?? pode causar AW ?? funciona ?? tem um limite antes de funicar o feixe ?? é recomendavel ??
    pô Bill num joga a resposta assim que vc mata a galera de curiosidade
    []'s

  • #9
    O Feixe vai sofrer fadiga mais rapidamente.....

    Vc aumentou a alavanca de trabalho das molas mestras.... e contra mestras... vc deixou um "braço" muito maior para a lamina poder trabalhar.....

    O resultado com certeza é mais macio (pouca coisa).... e dependendo de até que ponto vc cortou, não haverão problemas.... mas com certeza a vida útil do feixe diminuiu... vc aumentou a alavanca que criou um ponto onde a lâmina pode vir a dobrar com o tempo...

    Novamente, depende do como ficou, se os esforços gerados na lâmina, naquele ponto que ela está sozinha, são maiores ou não que o ponto de deflexão elástica da lâmina... ou pior ainda (que eu acho muuuuuuito difícil), se esses esforços não são maiores que a ruptura do aço da lâmina.

    IMNSHO não vale a pena o tanto de trabalho para os resultados na prática

    Abraços

  • #10
    Moderador Avatar de du
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    Mas na prática ??? O método é melhor, pior ou mesma coisa que tirar algumas lâminas ?

    Abraços Du.

  • #11
    Du,

    Não da pra afirmar assim.... depende das lâminas que são tiradas... e depende do que for cortado....

    A princípio apenas cortar as lâminas não altera a constante da mola, mas sim altera o como essa mola vai absorver os impactos... mas a deflexão é a mesma (em teoria)...

    Se vc tirar laminas vc está diminuindo a constante da mola.....

    Para uma aplicação que não seja carregar coisas pesadas eu tiraria lâminas pela facilidade da execução e os resultados maiores....

    Novamente, não dá pra afirmar, pois as vezes o que ele cortou nas molas fica melhor do que se vc tirar uma lamina.... mas a princípio os resultados são mais significativos retirando-se as lâminas....

    Mas lembre-se que qualquer um deles vai aumentar a fadiga do material... é tudo uma questão do "quanto" isso vai aumentar.

    Abraços

  • #12
    O meu ponto era (é) que dá para mexer com os feixes, pondo e tirando lâminas, cortando lâminas etc. desde que seja feito o trabalho com um objetivo em mente e por uma pessoa que sabe o que está fazendo......

    Simplificando muito, o efeito em usar lâminas secundárias mais curtas é que a mola mestre vai trabalhar "sozinha" por mais curso, antes que as outras lâminas entram com efeito. Se isso é bom ou ruim depende em muitas coisas, principalmente o uso pretendido do jipe. Não dá para ficar aqui no teclado falando em como fazer este trampo, tem que fazer, ver o resultado e ir aprimorando até que chegar no resultado desejado........

    Abraços,

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