x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24

CORTANDO AS MOLAS !!!

Prezados Amigos

Já de algum tempo venho pensando na questão da dureza “Cabritesca” da suspensão do CJ 5 e acompanhando discussões e estudos sobre soluções como retirada de lâminas, substituição das molas pelas da Toyota, Kits elicoidais e mistos. Durante este tempo uma coisa sempre me chamou a atenção : A quantidade de fitas e o escalonamento de tamanho entre elas. Um dia criei coragem e barbarizei, peguei uma esmerilhadeira com disco de corte para metal e fui, lentamente em várias sessões de trabalho e posteriores períodos de teste, redesenhando a curvatura e escalonamento do tamanho entre as molas. Comecei preservando a mestra e as duas posteriores pois elas e que recebem o primeiro baque e conseqüente trabalho de deformação mecânica(?), a partir da quarta fui cortanto de dois em dois centímetros (nas várias tentativas), preservando as últimas tb. O resultado tem sido bastante interessante e o CJ agora apesar de ainda “cabritesco”, tornou-se um cabrito bastante domesticado. Pretendo ainda fazer um ajuste fino cortando um pedaço de aprox. 4 cm de mais uma, aí acho que chegarei a um bom resultado.
    Estou compartilhando esta minha experiência com vocês mas não aconselho ninguém a fazer o mesmo, pelo menos por enquanto, pois como eu disse trata-se ainda de um trabalho experimental, onde eu sou minha própria cobaia. Estou na verdade apresentando este teste para saber a opinião dos feras deste fórum e para tanto coloco meu raciocínio inicial. Analisando os feixes de mola observei que a pequena diferença de tamanho entre elas ocasionava um grande acúmulo de resistência (efeito mola) nos feixes o que fazia com que quanto mais pesado o veículo estivesse (até um certo limite é claro) mais macio ele ficasse, então pensei: Se eu aumentar a diferença de tamanho entre cada folha, conseqüentemente terei uma elasticidade maior e uma reação menor à ação inicial, e parece que a coisa está funcionando conforme minha intuição. Para terminar, durante este tempo fui forçado a fazer um teste não esperado, devido ao fato de trabalhar com náutica, certo dia, aconteceu a necessidade de manobrar com o CJ 5 (6 cil). uma lancha de aprox. 6 T da Marina onde trabalho para fora, manobrar na rua (de terra) até alinha-la ao meio-fio para a carreta poder carrega-la, e assim foi feito, mas detalhe, TUDO FOI FEITO COM BICHONA PENDURADA DIRETO NO ENGATE DA JIPANGA, ou seja, com, com os 6.000 Kg praticamente apoiados sobre os feixes e eles agüentaram, não quebraram, não cederam e aparentemente continuam normais. Ah ! Mais uma coisa, amanhã colocarei os amortecedores da Ranger (conforme aparente consenso no Fórum) e voltarei para dizer o que rolou.

Aguardando comentários,

Abraços

Munhoz

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Nem me atrevo a dar palpite.
    Morrendo de curiosidade do que o Bill,Mauro,Giovanni,Leopoldo, etc,etc,etc,... vão falar.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Nem me atrevo a dar palpite.
    Pois é Sergio

Mas que o Munhoz é corajoso isso é . (ou inconsequente )

[]s curiosos
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

só postei essa msg. pq tb. quero ver as respostas dos feras
    []'s

Não vejo problema em cortar as pontas das lâminas secundárias, desde que seja feito com critério, visando um objetivo........

Abraços,

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por billj
    Não vejo problema em cortar as pontas das lâminas secundárias, desde que seja feito com critério, visando um objetivo........

Abraços,

Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    também!
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

Citação Postado originalmente por billj

Abraços,
    , tá ...., mas e as consequencias ?? pode causar AW ?? funciona ?? tem um limite antes de funicar o feixe ?? é recomendavel ??
    pô Bill num joga a resposta assim que vc mata a galera de curiosidade
    []'s

O Feixe vai sofrer fadiga mais rapidamente.....

Vc aumentou a alavanca de trabalho das molas mestras.... e contra mestras... vc deixou um "braço" muito maior para a lamina poder trabalhar.....

O resultado com certeza é mais macio (pouca coisa).... e dependendo de até que ponto vc cortou, não haverão problemas.... mas com certeza a vida útil do feixe diminuiu... vc aumentou a alavanca que criou um ponto onde a lâmina pode vir a dobrar com o tempo...

Novamente, depende do como ficou, se os esforços gerados na lâmina, naquele ponto que ela está sozinha, são maiores ou não que o ponto de deflexão elástica da lâmina... ou pior ainda (que eu acho muuuuuuito difícil), se esses esforços não são maiores que a ruptura do aço da lâmina.

IMNSHO não vale a pena o tanto de trabalho para os resultados na prática

Abraços

Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Mas na prática ??? O método é melhor, pior ou mesma coisa que tirar algumas lâminas ?

Abraços Du.

Du,

Não da pra afirmar assim.... depende das lâminas que são tiradas... e depende do que for cortado....

A princípio apenas cortar as lâminas não altera a constante da mola, mas sim altera o como essa mola vai absorver os impactos... mas a deflexão é a mesma (em teoria)...

Se vc tirar laminas vc está diminuindo a constante da mola.....

Para uma aplicação que não seja carregar coisas pesadas eu tiraria lâminas pela facilidade da execução e os resultados maiores....

Novamente, não dá pra afirmar, pois as vezes o que ele cortou nas molas fica melhor do que se vc tirar uma lamina.... mas a princípio os resultados são mais significativos retirando-se as lâminas....

Mas lembre-se que qualquer um deles vai aumentar a fadiga do material... é tudo uma questão do "quanto" isso vai aumentar.

Abraços

O meu ponto era (é) que dá para mexer com os feixes, pondo e tirando lâminas, cortando lâminas etc. desde que seja feito o trabalho com um objetivo em mente e por uma pessoa que sabe o que está fazendo......

Simplificando muito, o efeito em usar lâminas secundárias mais curtas é que a mola mestre vai trabalhar "sozinha" por mais curso, antes que as outras lâminas entram com efeito. Se isso é bom ou ruim depende em muitas coisas, principalmente o uso pretendido do jipe. Não dá para ficar aqui no teclado falando em como fazer este trampo, tem que fazer, ver o resultado e ir aprimorando até que chegar no resultado desejado........

Abraços,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem