Marcio,
Você já ouviu falar algo sobre um componente chamado ZDDP (dialquilditiofosfato de zinco), que era uma das bases dos lubrificantes na época que os BF's foram projetados?
Estou copiando aqui uma pergunta que fiz em um outro tópico tempos atrás, mas que até hoje não tive respostas. Importante citar que fiz este mesmo questionamento para a Petrobras, Castrol e para o grupo Total (fabricante da ELF lubrificantes), e as 3 empresas disseram que não possuem mas nenhum produto com o tal componente:
"Li recentemente um artigo na revista Army Motors (revista americana da MVPA sobre veículos militares antigos) falando sobre a incompatibilidade dos lubrificantes modernos x motores antigos. Os americanos tem notado que a vida útil de componentes de motores antigos tem sido reduzida drasticamente, e relacionaram isso a deficiência de certos tipos de lubrificantes.
Fazendo um resumo da reportagem, desde a inserção de catalisadores e sensores de Oxigênio (Injeção Eletrônica), os fabricantes de motores perceberam que estes dispositivos são muito sensíveis e bastante afetados por um dos principais componentes de um lubrificante, o dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP). A pedido das montadoras e fabricantes de motores, este composto vem sendo substituído por outros compostos que funcionam bem em um motor de concepção moderna, porém um veneno para motores antigos.
Em motores de concepção antiga, como o BF do Jeep, o ZDDP reage por exemplo com o metal dos cames do comando de válvulas, formando uma espécie de "superfície de sacrifício" (utilizando o mesmo texto do artigo), lubrificando de maneira eficiente e prolongando a vida útil do comando de válvulas e tuchos.
O motivo dos motores mais modernos não sofrerem tanto com esse problema, deve-se ao uso de novas ligas de metal, além de muitos novos modelos já virem com com balancins roletados.
O autor do texto, perguntou para 4 fabricantes de lubrificantes (nos USA) qual seria o óleo apropriado para uma "Dodge Weapon Carrier 1942", e nenhum deles recomendou o uso específico de um óleo, pois os mesmos não haviam sido testados em um "motor flathead 6 cilindros" (Nos USA eles levam isso a sério). porém todos fabricantes notaram que nos lubrificantes antigos, o nível de dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP) era ao redor de 1200 p.p.m. (partes por milhão).
O dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP) é ainda hoje largamente utilizado como proteção entre partes de metal expostas, que se atritam diretamente. Porém o ZDDP não é eficiente em peças não expostas, como mancais de vira-brequim e rolamentos blindados.
O autor também apresentou alguns modelos de óleo, que possuem o nível de ZDDP por volta de 1200 ppm. Infelizmente nenhum deles é comercializado no Brasil. Segue um resumo dos óleos (USA) que os fabricantes indicaram como "mais favoraveis ao uo em um veículo antigo":
Castrol Syntec 20/50 for Classic Vehicles (1200 ppm de ZDDP)
Pennzoil ou Shell Long Life Diesel engine - Rotella T (1200 ppm de ZDDP)
Valvoline VR1 Racing Oil (1200 ppm de ZDDP).
Chevron DELO 400 (1300 ppm de ZDDP)
A questão é, pelo que pesquisei, nenhum óleo nacional para motor de ciclo OTTO utiliza ZDDP? Outro ponto comentado, é que alguns os óleos para motores a Diesel ainda utilizam este componente. Mas qual?
Tenho contato com alguns colecionadores nos USA e praticamente todos utilizam um aditivo para óleo lubrificante que é basicamente um concentrado de ZDDP (ex.:
http://www.zddplus.com/). Este aditivo é adicionado no lubrificante preferido, quando este não tem este componente por natureza".
Abç
Luciano