ficou show as fotos .... sabe mais ou menos quanto de autonomia da esses 2 cilindros de 8 ?
o de 16 n cabe n ? fica muito alto ?
Versão Imprimível
ficou show as fotos .... sabe mais ou menos quanto de autonomia da esses 2 cilindros de 8 ?
o de 16 n cabe n ? fica muito alto ?
Santoro,
se for colocar o banco traseiro, torna-se impossível a colocação de cilindro mais alto que a caixa de rodas, ou pelo pequeno comprimento entre as caixas ou pela limitação pela falta de altuta para que uma pessoa possa ficar sentada sem que bata com a cabeça no teto.
Se não for utilizar banco traseiro, pode-se colocar 2 cilindros de maior capacidade (14m³ cada).
Em meu Jeep, escolhi a colocação de 2 de 8m³ para que minha filha possa me acompanhar, ou ainda que a viatura possa servir de transporte para pelo menos 4 pessoas.
A autonomia com gasolina, está por perto de 200 km /50 lts ou 90 km/14m³.
No Rio de Janeiro, encontra-se postos de abastecimento de GNV em quase todos os bairros e lugares, e portanto sendo uma atenuante para a pequena autonomia que a viatura apresentará.
Qual a utilização que será dada ao seu Jeep ? Trilhas leves ou pesadas?; Passeios leves ou longos ? ; Uso diário?..
Estou somente esperando a liberação da viatura para que possamos marcar uma trilha.
[] lameiros.
Keko,
estou só esperando o mecânico recolocar a caixa de direção que recuperei para que possa levar a viatura para adaptar e recolocar o banco. Quando já estiver colocado o banco, lhe aviso e coloco as fotos.
[] jiperos e enlameados.
rogerio , minha viatura e usada no dia a dia , e eventualmente em trilhas leves e medias , nada hardcore , pq se qubrar fico a pé ! :shock:
quantp ao cilindro , eu queria ver se conseguia uma autonomia maior , para q eu possa viajar com ele no gnv tb se possivel . estava pensando em colocar o cilindro maior , msm q ele passe um pouco da caixa de roda , eu tb pretendo colcoar um banco atras , mas estava pensando em fazer um outro por cima dos cilindros , mandar fazer com chapas e talz , e n colocar o bando q estava pois ele e mais alto , ai eu teria esse problema ... eu tb estava pensando em outra configuração .... colocar um cilindro maior na traseira , so q de lado , atras do bando do carona , de comprido msm , e do lado do motorista , colocar atras um banco com 1 lugar so atras , e encima do clindro fazer tb um outro banquinho assim eu podia levar 1 pessoa atras do motorista , num banco convencional , e no cilindro , teria espaço pra mais uma pessoa , sentada de lado .
em relação a autonomia , seu carro e 6cc certo ? esta fazendo quanto na cidade com gasolina ? o meu e 4cc , estou fazendo 6km/l , e espero melhorar ainda , no caso do gnv , ele faria mais , pelo menos eu penso .
Santoro,
O meu carro é 6cc e está fazendo 4 km/l na gasolina e pelos cálculos, deve fazer 6 / 7 km/m³.
Quanto aos cilindros, deve-se atentar para o fato de que por motivos de segurança, o INMETRO não holologa instalações em que os cilindros estejam de cumprido no interior do carro, já que em caso de acidentes, o cilindro poderia se transformar em um torpedo/ariete nas costa dos ocupantes dos bancos dianteiros.
Assim, recomendo que leve seu veículo a alguma convertedora para que possam medir e avaliar quais os cilindros podem ser instalados e quais as capacidades disponíveis.
Banco, qualquer serralheiro faz um pequenino para adaptar.
[] cordiais.
umm , n sabia dessa rogerio , valeu .. e agora , torpedo ou rolo compressor ??? hueheuhe :lol:
Retirei minha viatura da oficina, com o kit instalado e a caixa de direção justinha, sábado passado.
No domingo, aproveitei para lavar e passear um pouco com a viatura e testar os serviços.
Estou me adaptando com o sistema no gaz, que acho, ficou um pouco mais fraco, mas mais suave na aceleração. Parece-me que perdeu + ou - 20%. Tem uma chave comutadora para mudar de gaz para gasolina e vice-versa, que é um tanto burocrática, mas fora isso. Ok.
Estou para tirar fotos dos cilindros instalados e do banco que será instalado na 4ª feira próxima.
Conclusão parcial :
O consumo será aferido corretamente, mas as primeiras impressões, parece-me que melhorou de 4 km/l para 6/7 km/m³, faltando ainda efetuar alguns abastecimentos para que somente gaz esteja no interior dos cilindros e então o consumo possa ser mais fiel.
A arrancada, não está mais tão áspera, passando a ser mais suave e então mais confortável, mas em situação em que seja necessário uma arrancada brusca e forte, uma falta de desempenho será sentida.
O peso dos cilindros mais o gaz, não influenciou a suspensão traseira.
Para o motor, apurou-se que ele ficou um pouco mais preguiçoso para ligar, mas logo após já se pode sair que o motor não rateia.
Com o motor já aquecido, liga-se normalmente.
Parece-me valer a pena a conversão para GNV, para quem rodar mais de 400 km mensais.
Rogério,
Com certeza você perdeu uns 15% de potência. O gnv libera menos energia do que a gasolina, se comparados na mesma proporção.
Por este motivo você está percebendo a diferença.
Perde-se um pouco de potência mas ganha-se economia no bolso.
Sds.
Por enquanto, continuo testando a viatura, mas só 15, 20% de perda no desempenho, eu acho que ainda é pouco.
A viatura está bem mais educada para arrancar e na passagem das marchas. Antes, era um tranco e a arrancada por mais cuidadosa que fosse, não tinha jeito, ele partia para frente com tudo, cheio de força; Agora não, ele está arrancando suavemente, sem tranco e se exigido, ele sobe de giro bem mais devagar.
Agora estou fazendo o acompanhamento do consumo para avaliar a economia e o quanto vai aliviar no meu bolso.
Estou usando o Jeep, como transporte em uso urbano.
Vamos aguardar até o final de semana para saber e avaliar o consumo.
Após limpeza do carburador, regulagem, diminuição do gigler lubrificação, a viatura ficou mais econônica, passando de 4 km/l para 6km/l e no gnv, está no momento, fazendo 6 km/m³ já que estou usando o Jeep para pequenos percursos de anda e para, liga e desliga, e passando a semana parado, andando mais no final de semana.
Estou esperando uma chance para efetuar uma esticada maior e ver a autonomia total dos cilindros (quanto consigo andar em estrada com os dois cilindros) 16 m³, sendo que realmente, somente 13/14 m³ conseguem entrar, e assim, no consumo atual, deverei fazer 14m³ x 6 km, = mais que 85 km e 6 km x 45 l = mais que 270 km.
Analisando o custo para a instalação do KIT de GNV , que está sendo diluido pelo pagamento em suaves 20 prestações, e a não necessidade de se adaptar, soldar e nem adquirir motor, caixa/flange ou desenbolso de quantia elevada de uma vez só, acredito que tenha valido a pena. ainda mais, porque o motor BF-161, estava retificado e em bom estado, podendo rodar por um bom tempo ainda.