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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de fugger
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    O "tipo" de amperímetro depende do alternador que vc usa.

    Em geral um amperímetro de fundo de escala de 50A é o necessário.

    O importante é ligar corretamente, com o amperímetro marcando a corrente que "entra e sai" da bateria, sendo esta a resultante da corrente gerada no alternador menos a consumida pelo sistema e acessórios.

    Ou seja, se o amperímnetro marcar +10, o alternador está gerando 10A a mais que o necessário ao sistema e acessórios, mandando este excedente a bateria. Se marcar -10, quer dizer que o alternador não está gerendo a energia necessária e a beteria tem que fornece-la.

    Mas lembre-se, MOTOR DE ARRANQUE E GUINCHO NÃO PASSAM PELO AMPERÍMETRO, pois sua corrente é muito maior e a finalidade do amperímetro NÃO é medir esta corrente.

    []'s

  • #14
    Usuário Avatar de ronairy
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    Eu acho que não vale a pena usar esse amperimetro. É mais fácil usar um multimetro em serie no circuito que vc quiser testar (seja guincho, motor de partida, milha, etc..) e guarda-lo na caixa quando terminar.
    Um contagiro e voltimetro é muito útil a todo momento, amperimetro nao.
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14


  • #15
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Amperímetro

    Antes de instalar o amperímetro, deve-se questionar qual o seu objetivo.
    O que se quer medir? a corrente de carga/descarga da bateria? A corrente fornecida aos acessórios?
    Não há muito sentido em querer conhecer a corrente fornecida à lâmpadas, rádio, e etc... sendo que esta nunca crescerá e sim diminuirá no caso de queima de uma delas.
    Normalmente a lâmpada de carga da bateria cumpre o papel ao alertar o motorista.
    Deve-se estar atento a capacidade máxima de corrente do alternador para especificar o amperímetro!

  • #16
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    Re: Amperímetro

    Imagino que o melhor uso do amperímetro seja para medir qual a carga que a bateria está recebendo do alternador, se ela está com carga, se ela está descarregando. Acho que é essa a utilidade correta do amperímetro, o pessoal costuma falar mal dele, pois não consegue instalar ou não entende ao certo qual a verdadeira função dele.

  • #17
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Para efetuar isto, o amperímetro deve estar ligado em série entre o alternador e a bateria.
    Do borne de conexão + (positivo) do alternador devem sair dois cabos, um para a alimentação do cj (lâmpadas,ignição e demais circuitos) e o outro para o amperímetro.
    Do borne de conexão + (positivo) da bateria devem sair mais dois cabos, um conectado ao motor de arranque, e outro conectado ao amperímetro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -amp_110.jpg  

  • #18
    O corno do auto elétrico que eu levei ligou um fio que saia do amperimetro e ia para o alternador depois para bateria, ai o tonto aqui foi mexer no reloginho pq estava solto e o fio que vinha da bateria começou a encostar na lata e eu ñ conseguia desligar de jeito nenhum ai eu pegeui o alicate e sai cortando tudo quanto era fio que via na frante antes que pegase fogo em tudo, detalhe eu tava com uma bateria de 100a novinha.

  • #19
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Olá amigos!!

    UMA REGRA!! Sempre que forem trabalhar c/ instalações elétrica (residenciais ou automotivas) desligar a fonte de energia, ou seja, disjuntor (casa) e bateria (carro).

    Segue exemplo de ligação do amperímetro....o qual eu uso e recomendo...

    Na ligação colocar olhal nos fios para a conexão e apertar BEM os parafusos de fixação (acho até melhor colocar aqueles travantes..). Os bornes dos amperímetros são muito próximos as parafusos de fixação do corpo do amperímetro....caso se soltem pode dar curto, daí f.... eu coloquei um fusível de 40A para proteger o amperímetro... meu jeep é original e não tem NADA de acessório... amperímetro BEM INSTALADO, NÃO OFERECE PERIGO...

    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -amperimetromanual_181.jpg  

  • #20
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Um amperímetro mede a carga da bateria certo? POr exemplo 55 Amp/h, que tb traduz a autonomia da bateria, correto?

    E o voltimetro mede apenas a voltagem da bateria, sendo que o que manda na verdade para o carro funcionar direito, é a amperagem.

    Por exemplo a bateria pode estar com 10v e estar fornecendo 60 Amp,
    O que não pode é a bateria estar com 12v por exemplo e com uma amperagem muito baixa, correto?

    Com toda essa conclusão, qual a capacidade do amperímetro e tb a capacidade da bateria que vc acha necessário para o CJ?

    Imagino que tb seja possível fazer um esquema, caso o amperímetro queime, para vc fechar o circuito e isolar o amperímetro queimado, ou não?
    Não não não e não


    Amperímetro "mede" a quantidade de elétrons que passa pelo fio, ou seja indica o "consumo" de cada coisa dependurada no sistema elétrico.

    Por isso é que cada equipamento tem escrito, potência em W e não é de wallace , é Watt.

    P=U.i

    Por exemplo, uma lâmpada de lanterna dissipa em calor, ou seja, consome 5 W. Como a bateria fornece 12V - volts fica:

    5=12.i então, com simples matemática, i=0,42 A - ampere.

    0,42 x 4 lâmpadas.........1,68 A.

    então, se você ligar as lanternas do seu jeep, a linha será alimentada em 12V, consumindo 1,8 A, porque tem o consumo do painel também.

    e é o que você veria no seu amperímetro, porém, num amperímetro de 50 A de fundo de escala, não dá pra ler este valor, você só vê a agulha mexer pro lado do (-) porque está consumindo, desde que você tenha ligado certo.

    (+) e (-) é convenção de sinais......os elétrons não carregam sinais.

    Já viu a foto de um ?

    Agora, você liga o motor do jeep, a agulha pula pro lado (+), porque o alternador tá fornecendo corrente (A) para recarregar a bateria .

    45, 50, 100, 140 A, dependendo do alternador. Assim se colocar esse Amperímetro num alternador de 200 A, podes crêr que a agulha vai entortar.

    Você sabe qual a A que seu alternador fornece?????????

    Tá escrito numa chapinha rebitada nêle.

    Na bateria tem um adesivo onde se lê 12/500, ou algo parecido.....

    São 12V e 500 A disponíveis para o motor de arranque, mas isso não é 500 A ad-eternun e é chamado Cold Crank.

    Quanto maior esse Cold Crank, melhor desempenho você tem no seu motor de arranque.

    AH! já tinha visto isso no catálogo da Optima.....agora você sabe o que significa.

    AMPERÍMETRO.......significa ligar em série com no fio que vêm para o painel do jeep......o vulgo (BAT).

    Só que se você não ligar corretamente como nos esquemas acima, só vai pegar o "consumo" ou a "fonte".

    Para "LER" o que o alternador oferece á sua bateria, o fio que sai do alternador não pode mais ir direto para o borne da bateria. Tem que ir do alternador para o amperímetro, lógico tem que aumentar o comprimento do fio e tem que ser bem isolado para não colocar em curto com a .....nem vou dizer terra .....vou dizer LATA.

    e daí, do amperímetro para a bateria.

    Conclusão:

    No amperímetro, podemos ter uma ideia do balanço de carga que entra ou sai da bateria.

    Os esquemas estão aí.

    Para entender o que é cada coisa:

    Você tem uma caixa d'água em casa???

    Ampere... pense no diâmetro do cano que vem lá de cima. Quanto maior, mais água sai, por isso que quanto mais consome um equipamento, maior a bitola do fio.

    Voltímetro....pense na Altura em que a caixa está. Quanto mais alto, digamos que....maior a pressão.

    Voltímetro é ligado em paralelo, ou seja no (+) e na .....massa, terra, LATA ou (-)

    Na minha opinião, ambos os intrumentos são importantíssimos.

    Desde que o jeep não vire pó por causa de instalações mal feitas......

    Ah! uma bateria com menos de 12V poderá não dar partida no jeep e já é considerada descarregada.

  • #21
    Então para quem sabe inglês... direto do site da autometer que um dos mais conhecidos fabricantes de instrumentos que existe:

    Voltmeter vs. Ammeter

    Which is better for monitoring a vehicle's electrical system - a Voltmeter or an Ammeter?

    Short answer:

    A voltmeter, by far.

    Electrical guru Mark Hamilton of M.A.D. Enterprises points out that amperage is a measure of current flow, so an ammeter is actually a "flow meter" that's intended to measure current flow to the battery (under normal conditions) or discharge from the battery (in the case of alternator system failure). On a typical flow meter, all output must be directed through the device to obtain an accurate reading. In the ammeter's case, that means all the alternator output used to recharge the battery must first be routed through the ammeter under the dash. Which requires a heavy-gauge cable and presents a possible fire hazard. And the ammeter itself must be able to handle all this current flow, so it must have a higher current rating than the alternator's maximum rated output.

    All this might be worth the hassle if the ammeter produced reliable information. But the ammeter can only measure the amount of current output to the battery for recharging purposes: When the alternator recharges a "low" battery, the ammeter indicates a high charge rate; with a fully charged battery the voltage regulator reduces alternator output, and the ammeter is supposed to indicate a very low charge rate. But how can you really tell the regulator has reduced alternator output because the battery is fully charged? Maybe a diode in the alternator rectifier failed, or the alternator belt slipped after it warmed up, just as if the battery were fully charged. Or maybe the meter indicates a medium charge rate most of the time-does the battery want this much or could the voltage regulator be overcharging the battery?

    On the other hand, a voltmeter works like a fuel pressure gauge-but instead of measuring fluid in psi, the voltmeter measures electrical system pressure in volts. Just like a fuel pressure gauge, a voltmeter only needs to tap into a circuit; all the fuel (or electricity) does not have to detour through the gauge itself. Voltmeter installation is easy, quick, and safe: It hooks up to a fused, ignition-switched "off/on" source and does not require any modification of the circuit used to recharge the battery or any part of the alternator/regulator system. In short, the voltmeter installed at the dash will be a stand-alone circuit.

    The voltmeter directly measures the result of charging-system performance. With normal alternator/voltage-regulator function, battery voltage is maintained at 14.0 to 14.5 volts-and this is reported directly by the voltmeter. In the event of alternator-system failure, voltage will be low and continue to drop as the battery discharges. In the event of an "overcharge" condition, the voltmeter will climb above its normal zone. In summary, there is no chance for misinterpreting a voltmeter's readings as can happen with an ammeter.

  • #22
    Kleber,

    Como pode verificar no texto em inglês a leitura do amperímetro muda se a bateria estiver carregada ou não. Então o amperímetro não tem vantagem sobre o voltímetro.

  • #23
    Kleber,

    Se estou falando para não instalar um Amperímetro e porque não vou instalar um né...
    E de toda forma... com um pouco mais de conhecimento saberia que seria impossível eu ter qualquer dano no chassis da minha viatura.

  • #24
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Kleber,

    Como pode verificar no texto em inglês a leitura do amperímetro muda se a bateria estiver carregada ou não. Então o amperímetro não tem vantagem sobre o voltímetro.
    Até onde sei os dois mostram informações diferentes, não estão discutindo qual é o melhor.
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

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