Instalamos o guincho no samurai no sabado, acabamos +/- 19:30. Daí fomos testar ele no domingo na xiboca, entrando em algumas partes que nunca tinha ido antes. O guincho foi legal, só no final que ele deu uma parada, o motor estava frio, acho que tinha esgotado a bateria, deixamos carregar um pouco a bateria e depois voltar a puxar normal, isso depois de usa-lo varias vezes. Estavamos em um Rocsta com warn 8000 e o samuca com hdw 9000. A unica coisa que não gostei foi a trava p/ soltar o carretel, talvez passando ela pra cima como o Wallace fez no dele melhora. Mas mesmo assim o do warn é bem mais pratico, é só virar a alavanca e o hdw precisa rodar a peça e pra frente ele pega no parachoque, mas facil de resolver. E no final ele teve que puxar o meu pra traz pq. apagou o motor e não queria mais pegar.
Ae vai umas fotinhos.......
No meu ponto de vista ele está pouca coisa abaixo do warn, mas vale a pena.
Se me entregarem o guincho eu modifico a alavanca para ela ficar na parte superior como fiz no meu e em alguns outros como no HDW 8000 E que fiz ontem, que vai numa Parejo Full 5 portas onde vai ficar parcialmente escondido como o meu, onde fica impossível usar com ela para frente.
A posição da alavanca não modifica em nada o funcionamento do guincho ou o acionamento da alavanca. É só uma questão de facilidade no acionamento.
Na realidade já pedimos para a fabrica enviar todos com a alavanca na parte superior.
Este tipo de alavanca é em principio mais seguro já que é mais difícil fazer um engrenamento parcial da engrenagens o que é mais fácil de acontecer no sistema de alavanca usada no Warn (e em outros).
O Sandro se não me engano moeu as engrenagens de um Warn por este motivo.
Os HDWs serie G ou E não pretendem bater os Warn em desempenho (velocidade), mas sim na questão custo/desempenho/qualidade.
Já a serie HDW Pro a ser lançada em alguns meses vai brigar também em desempenho (velocidade).
Foi isso que eu disse ele não bate o warn, mas não fica longe, ele é pouca coisa mais lento que o meu warn 8000, e passou foi mais usado que o meu, pois alguns lugares eu passei e o samuca não, e qdo. meu motor parou ele teve que me tirar, então ele foi mais exigido que o meu.
Qto. a alavanca vou ver com o Betinho se ele vai querer alterar, dai se for agente combina alguma coisa.
Mas gostei do guincho, queria ver esses da linha pro trabalhando, qdo. chegarem vai ter alguma demonstração?
Até mais.....
Instalamos o guincho no samurai no sabado, acabamos +/- 19:30. Daí fomos testar ele no domingo na xiboca, entrando em algumas partes que nunca tinha ido antes.
Beto,
Meu amigo, pelas fotos vc foi só testar o guincho mesmo!!!
Teve algum carro que conseguiu passar por todo esse atoleiro sem o uso do guincho?
Wallace,
- o 6000 dá conta do samurai nas mais severas condições?
- E para puchar outro carro?
- Última: o que acontece se o peso a ser puxado for maior do que a capacidade do guincho: simplesmente não consegue puxar ou quebra algo?
6000 libras são 2,7 toneladas, ou seja, muito mais que suficiente já que é 3 vezes o peso do veiculo, quando o normal é que o guincho tenha de capacidade de duas e duas vezes e meia o peso do veiculo.
Puxa outro sem problema também.
Será que vocês não conseguem ver que colocar um guincho de 12500 lbs (5,7 toneladas) é que é perigoso para o Samurai ou qualquer outro jipe pequeno e leve. Pois quanto maior a força do guincho mais fácil é se denificar o jipe.
Você não vai querer desatolar um Defender 130 com um samurai né... quem vai ser arrastado é o Samurai para cima da Land
Tem o relato do Rodrigo Dias que colocou no o HDW 6000 E no Vitara e está super satisfeito.
O que falta ao mercado é ter bons guinchos com essa capacidade (e a bom preço). Pode ter certeza que daqui a algum tempo vocês vão começar a achar um absurdo guinchos de 8000 ou 9000 libras em muitos jipes até maiores que o Samurai.
Tenho um HDW 8000 E sendo instalado numa Pajeto Full 5 portas... muitos podem achar que é pouco, mas são 3,6 toneladas de força para um veiculo que não vai fazer trilhas pesadas, ou seja é um guincho adequado para ela.
Quando usar um guincho ele não pode “estolar”, ou seja, parar quando se esta acionando o guincho já que isso gera um pico de amperagem. Ai ou se libera mais cabo do guincho (a cada camada mais interna ele fica mais forte) trocando o ponto de ancoragem ou se uma patesca. Nada quebra, ele simplesmente para (estola) quando não tem força para a carga aplicada.
É realmente fomos testar o guincho mesmo, tanto que no final meu rocsta apagou no meio do atoleiro e o hdw me puxou, o rocsta tem o dobro do peso do samuca e puxou na boa, só no final acho que acabou a bateria e deu uma parada, esperamos carregar e normal, saiu na boa. Agora coisas mais tecnicas deixa pra o Wallace responder.
Qdo. ao 6000 dar conta do samuca, acho que dá sim, nunca vi um funcionar, mas o 9000 puxou tranquilo. O unico poblema é que vc. nào usa o guincho só pra vc. entào é o caso de analisar direito qual é o melhor p/o seu caso.
Wallace, tu poderia dar algumas dicas para não "torrar" o guincho com mal uso do equipamento? É necessário dar intervalos? Pode puxar com ele afundado? Lembrando que tenho um CJ e falo do 9000. Ainda to na dúvida entre o mecânico e o elétrico, por enquanto to no mecânico mas teu preço esta muito bom.
Quando usar um guincho ele não pode “estolar”, ou seja, parar quando se esta acionando o guincho já que isso gera um pico de amperagem. Ai ou se libera mais cabo do guincho (a cada camada mais interna ele fica mais forte) trocando o ponto de ancoragem ou se usa uma patesca.
A melhor dica é essa mesmo.
Monitorar a temperatura do motor com a mão mesmo é bom.
Se a mão não puder ficar em contato com o guincho é que ele está quente. Lembrando que o calor parte de dentro do motor para fora. Assim lá dentro é sempre mais quente e vai esquentar antes de começar a esfriar. O período de esfriamento não é pequeno não (minutos).
Quem também esquenta são os solenóides. Alguns quando quentes param da funcionar enquanto não esfriam. É uma proteção tento para o solenóide como para o motor.
No mais toda instalação deve suportar o calor (cabos e conexões).
O ideal é que o guincho tenha um cabo terra que seja ligado direto no negativo da bateria.
Outra questão é a capacidade da bateria + alternado.
Isso pode ser o limitante no uso do guincho... depende da instalação, do consumo do guincho e da situação.
Com um guincho HDW 9000 G na Cherokee tenho teoricamente autonomia de energia de mais de 20 minutos de uso do guincho a plena carga.
Mais de meia hora de uso constante a 2/3 de carda (6000 lbs ou 2,7 T)
Mais de uma hora de uso constante a 4/9 de carda (4000 lbs ou 1,8 T) que é mais que o peso da Cherokee.
Uso praticamente indefinido com cerca de 900 kgf de tração no guincho
Então acho que numa boa instalação a autonomia do guincho não parece um problema não é mesmo! Isso porque não estou contando com a bateria que normalmente levo de reserva.
Todo o guincho deve funcionar submerso. A diferença é o cuidado de manutenção ou limpeza que cada um exige depois de tal uso.
Claro que para uso continuo direto o mecânico ou hidráulico é mais indicado que um elétrico.
Na minha modesta opinião se vai precisar fazer a trilha toda usando o guincho acho que esta fazendo uma trilha que seu veiculo precisa de mais preparação. Também não vejo graça nenhum em fazer uma trilha na base do guincho.
Neste feriado fiz meu HDW "funfar".
Fui com uma galera de toyoteiros pra Poços de Caldas - MG, havia instalado o guincho 2 dias antes, optei como suporte para o guincho aquele da keko mesmo, embora tenha ouvido opiniões boas e ruins não me decepcionei, vale pela facilidade de instalação e o custo/beneficio (R$ 70,00 em sampa). A chapa me pareceu grossa o suficiente para agüentar o tranco.
Não foi nenhuma trilha pesada, até porque essa não é minha intenção, queria um guincho pra me tirar de enroscos e brincar com a galera.
Acho que puxei umas 5 bands e uma Hilux, em todas as vezes o guincho cumpriu muito bem sua função, o aquecimento dele surpreendeu positivamente a todos, em um momento puxei 3 bands continuamente, o guincho nem morno ficou...... Isso foi o que mais surpreendeu a min e o pessoal.
Mais fotos,
Lembrando que essas toyotossauras pesam 2 toneladas, com lama até o chassi então.....
Resumindo: O guincho atendeu minhas espectativas e possui ótima relação custo e benefício.