
Postado originalmente por
Paulo Eduardo
Olá,
não sou especialista mas vou tentar contribuir....
Coletor dimensionado é um dos grãos que enchem o papo da galinha

como ele deve ser feito em relação a ângulos de curvas, diâmetro de tubos e comprimento, vai depender do objetivo e do projeto geral do motor aspirado. Você pode tanto desenvolver um coletor mais restritivo, para aumento de torque, junto com uma admissão mais longa, quanto um menos retritivo, para regime de pista, em altas rotações, com comandos mais "bravos" e carburadores maiores. Coletor de grande fluxo diminui a taxa de compressão e consequentemente o torque, mas aliado a uma afinação dos outros componentes, ajuda a aumentar a potência em altos regimes. Uma dica é, quanto mais suaves as curvas maior o fluxo. O diâmetro pode ser igual ao da abertura das janelas no cabeçote. Se for muito grande, pode ocasionar em turbilhonamento interno, oque não é desejável. Material para a fabricação, o ideal seria o inox... mas...$$ A flange para a conecção com o motor pode ser muito bem feita com uma corte à plama... pra quem tiver o acesso, é uma manteiga...
A mudança somente desse componente vai mudar muito pouco o comportamento do motor, e até pode pedir um sutil aumento de giglagem pois tende a empobrecer a mistura, isso no caso de liberação de fluxo. Se o objetivo for ganhar torque, fica com o original mesmo. Em geral ele já foi feito pra isso...
E pensar em perder taxa, por menor que seja, em um motor como o BF-161 que já é totalmente destaxado.... a meu ver só trás desvantagens... inclusive consumo alto. (mais ainda

)
[]´s espero que tenha ajudado...