Estou com dificuldade para acertar a regulagem da coroa e pinhão de um diferencial de jeep.
A carcaça não estava montada e não tinha nenhum espassador para me basear. Gostaria de saber se alguém possui as ferramentas para a regulagem da profundidade do pinhão, para que eu pudesse de repente fabricar uma para mim, ou emprestar ou alugar. Talvez se alguém tem um método de ajuste que funcione sem as ferramentas também serve. Agradeço qualquer ajuda.
Daniel Webber
Em cada resposta abaixo tem o redirecionamento para os respectivos tópicos onde tem mais informações sobre o assunto:
Postado originalmente por billj
Sei que você não vai gostar de ouvir isso, mas............
Você terá que retirar o eixo traseiro do carro e levar para alguém que tem:
- um relógio comparador
- um jogo de lâminas de folga
- um sacador de rolamentos
- uma prensa hidráulica
- um jogo de rolamentos de pinhão com o diâmetros interno e externo lapidados em alguns centésimos de
milímetro para entrar com folga (servem apenas para acertar a montagem, depois são substituidos por
rolamentos novos)
- calçõs de rolamento em espessuras diversas
-tinta marcador para verificar a montagem
- conhecimento técnico para usar tudo isso
A montagem de um diferencial Dana é um SACO!!!!!
Abraços,
Postado originalmente por leopoldo
Para fazer isso:
Jogo de ferramentas básico +
torquímetros Lb-in e Lb-Ft +
expansor de carcaça +
relógio comparador com capacidade de leitura de milésimos de polegada +
pinhão falso +
medidor de profundidade de pinhão +
suporte para trabalho no eixo dana 44 +
dispositivo para evitar o esmagamento da caixa na prensagem dos tubos +
dispositivo de alinhamento da carcaça e dos munhões.
e eventualmente o dispositivo para a remoção dos rolamentos cônicos de pinhão e coroa.
Valeu Elmer, obrigado pelas dicas, meu problema mesmo é a ferramente de medir a profundidade do pinhão. Mas vou seguir a dica de um manual antigo que achei. Vou usar um espaçador de 0,80mm no pinhão e ver como fica. Tentei baixar os manuais da spicer sobre diferencias mas não deu. Por um acaso tu não terias este manual em pdf.
Sds.
Daniel
Valeu Elmer, obrigado pelas dicas, meu problema mesmo é a ferramente de medir a profundidade do pinhão. Mas vou seguir a dica de um manual antigo que achei. Vou usar um espaçador de 0,80mm no pinhão e ver como fica. Tentei baixar os manuais da spicer sobre diferencias mas não deu. Por um acaso tu não terias este manual em pdf.
Sds.
Daniel
tche, eu ajustei os 2 diferenciais do Morfético só com o manuel e partindo do calço padrão, usei prensa, um sacador, um relogio comparador, meio tubo de Colgate,um sabado a tarde inteira até a noite pra ajustar o traseiro...........
ja o dianteiro foi mais facil, umas 2h resolveu.......
se quiser te mando as fotos........
não sei posta fotos aqui........
Na seção de downloads, vá ao manual do engesa, este está dividido em partes, ache o eixo dianteiro ou traseiro, em ambos tem como regular o diferencial.
Compre um batom bem barato, conforme o manual, onde mostra as marcas nos dentes, vá regulando a C&P.
Dessa forma, vai saber a profundidade do pinhão e o "quanto a coroa deve aproximar deste.
Se funciona?
Uso um 4.1S com 11x45 a quase um ano e foi montado dessa forma.
Gostaria de agradecer ao pessoal pelas dicas, resolví desmontar tudo e partí do tal calço padrão. Pior é que eu acho que deu certo na primeira, só tive que ajustar a folga da corroa e pinhão (diminuir) mas no teste do contato bateu direitinho, amanhã vou rodar com o jeep e ver se ficou tudo 100%. Consegui o manual da spicer e já mandei usinar uma ferramenta para regular a profundidade do pinhão.
Por enquanto obrigado a todos.
Daniel
Sei que o tópico é antigo, mas hoje estou com problemas... e dúvidas, muitas dúvidas...
Desmonteu meu eixo dianteiro (mas logo logo também o traseiro), e como não confio se o meu mecânico sabe regular isso ou não, eu mesmo quero fazer, já vi que é preciso umas ferramentas específicas e caras... então já fiquei com receio, mas também vi que tem o velho jeitinho brasileiro, na marra... e então queria obter essas informações com mais precisão...
Eu acho que a folga dele é pouca, mas depois que desmontei a caixa de satélite, notei que o eixo do pinhão tem uma folga, típica de rolamento, então acho que infelizmente terei que mecher nisso...
Aguardo dicas dos colegas!!
Abraços
Pablo
CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".
Expansor de carcaça
a minha duvida e sobre a real necessidade do expansor de carcaça, quais os reais danos de seu nao uso.
Todo mexanico ate hoje que diz montar o diferencial nem sabe do que se trata