Postado originalmente por
leopoldo
existem 2 tipo de alargador:
o que usa parafusos extendidos para prender a roda e o alargador ao mesmo tempo ... esse nem mereceria comentar.
o que usa um jogo adicional de parafusos: o jogo de porcas prende o alargador ao semi-eixo. Um jogo de prisioneiros adicionais prende a roda ao alargador.
O primeiro tipo é um lixo por natureza.
O segundo tipo, apresenta a possibilidade de vc checar sempre as porcas de roda e ... esquecer que por baixo tem outro jogo de porcas. Se essas soltam, como aconteceu recentemente com um relato por aqui .... a roda decola do jeep com alargador e tudo mais.
Para não cometer esse erro,que é um problema de critério do operador, ou modo de operação quando abre o conjunto, só mesmo tendo cuidado duplo.
Acontece que como pode haver descentralização e vibração, esta pode soltar a parte interna desapercebidamente.
Um roteiro mensal de inspeção do torque de aperto inicial pode ser estipulado, e que pode passar a trimensal e depois, semestral, desde que na última inspeção não havia apresentado porca com torque abaixo.
De qualquer forma, lembrar que é muito mais provável uma descentralização do conjunto e isso preocupa.