x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23

Tópico: GASOLINA X COBRE

Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 7

Citação Postado originalmente por Fabiano-SL
    Olá pessoal!

Marcelo Nunes:

Vejo neste tópico o uso prático de tubos de cobre p/ gasolina "sem problemas", no entanto, vejo também seu ótimo conhecimento no assunto.... então:

Qual seria a solução para os dutos de gasolina de nossos jeeps? O que vc usa em seu jeep? se possível coloque algumas fotos do seu sistema...

Leopoldo:

A idéia é ótima (teflon), mas como fazer as junções com o nípel e tubo abaulado? No caso do meu jeep eu tenho um sistema misto (nipel e dutos abaulados, tudo com abraçadeiras é claro...). Qual o sistema de alimentação do seu jeep, caso ele seja a gasolina?

Pessoal me lembrei que teve um tópico a algum tempo atrás, de um amigo aqui do forum que disse que tinha uma gosma em seu tanque e que cheirava mal... será a reação do cobre??

Aguardo mais sugestões e depoimentos sobre o tema...

[]'s
    Agradeço a menção, estes conhecimentos foram fruto da necessidade por motivos profissionais e de muita dor de cabeça.

Em todos os Jeeps uso a boa, velha e insubstituível mangueira de borracha lonada, bem fixada e protegida.
    Os T's' são de alumínio e em um deles de aço carbono.

Essa da gosma fedida no tanque eu cheguei a responder na época : era oxidação ou contaminação bacteriana (bactérias que vivem na água e que se alimentam da gasolina).

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 11

gosma X cobre

Bom, continuando essa discussão, gostaria de mencionar que reação química da gasolina com o cobre é uma coisa e flora bacteriana é outra.

E uma não tem nada a ver com a outra, descontando a água.

Se o problema é gosma e reconhecidamente a mesma vem das reações químicas da digestão da gasolina pelas bactérias, então o cobre não é o problema. Isso também acontece em aviões a jato e o querozene é tratado com BioBor, para evitar que a gosma fure o tanque, que é a própria asa, além da constante drenagem do tanque antes de cada vôo.

No caso da gasolina, não tem esse tratamento pela shell e outras distribuidoras e do tanque do jeep que não tem dreno, assim toda água em tanque de gasolina parado por muito tempo dá esse problema.
    Mas, afinal, como nosso colega mencionou: ...quem é o jipeiro que tem o tanque cheio muito tempo?....ou pelo menos pode encher o tanque?

Assim, o caso do cobre (sózinho) aqui como catalizador de uma reação química tão ativa que em 48 H detona a gasolina, ainda fica meio duvidoso. Mas se o Cu (cobre) também alimenta a flora, então a coisa piora.

Uma dúvida: pelo que eu me lembre, todas as conecções nas instalações da linha de combustível que saem(ou saíam) de fábrica são de latão.

E então como é que ficamos???????

E respondendo a curiosidade, na minha instalação uso mangueiras de teflon revestida de aço inox e as conecçõessão de latão. todas as conecções são roscadas. Mesmo assim, como o meu é V8, a gasolina não fica lá muito tempo.

Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 7

Re: gosma X cobre

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Bom, continuando essa discussão, gostaria de mencionar que reação química da gasolina com o cobre é uma coisa e flora bacteriana é outra.

E uma não tem nada a ver com a outra, descontando a água.

Se o problema é gosma e reconhecidamente a mesma vem das reações químicas da digestão da gasolina pelas bactérias, então o cobre não é o problema. Isso também acontece em aviões a jato e o querozene é tratado com BioBor, para evitar que a gosma fure o tanque, que é a própria asa, além da constante drenagem do tanque antes de cada vôo.

No caso da gasolina, não tem esse tratamento pela shell e outras distribuidoras e do tanque do jeep que não tem dreno, assim toda água em tanque de gasolina parado por muito tempo dá esse problema.
    Mas, afinal, como nosso colega mencionou: ...quem é o jipeiro que tem o tanque cheio muito tempo?....ou pelo menos pode encher o tanque?

Assim, o caso do cobre (sózinho) aqui como catalizador de uma reação química tão ativa que em 48 H detona a gasolina, ainda fica meio duvidoso. Mas se o Cu (cobre) também alimenta a flora, então a coisa piora.

Uma dúvida: pelo que eu me lembre, todas as conecções nas instalações da linha de combustível que saem(ou saíam) de fábrica são de latão.

E então como é que ficamos???????

E respondendo a curiosidade, na minha instalação uso mangueiras de teflon revestida de aço inox e as conecçõessão de latão. todas as conecções são roscadas. Mesmo assim, como o meu é V8, a gasolina não fica lá muito tempo.

Em nenhum momento eu disse que a contaminação bacteriana tem relação com o cobre. Disse que no caso citado em outro tópico, onde havia contaminação da gasolina, era isso que poderia ter acontecido.

Nenhuma linha de combustível produzida na atualidade tem componentes que contenham cobre.
    Somente em veículos fabricados antes de 1976, pelos motivos que já expliquei acima neste mesmo tópico, havia liberdade de uso de componentes contendo cobre.

Durante alguns anos ainda eram encontrados componentes contendo cobre nas linhas de combustível, por puro desconhecimento por parte das montadoras. Ainda em 1995, 19 anos depois, tive que solucionar problemas durante o desenvolvimento de um motor específico em uma grande montadora, que prefiro não citar, porque havia presença de cobre na tubulação.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Bactérias ou Cu

Ótimo, assim fica bem caracterizado que nada tem a ver uma coisa com a outra. Então, em resumo:

1- Conecções ou tubos de cobre causam reações químicas indesejáveis com a gasolina.

2- Independente de ter cobre ou não, gasolina muito tempo parada em tanques de combustível podem ser "devoradas" pelos micróbios na interface gasolina/água e os produtos de digestão (formação de gosma e do cheiro) danificam o tanque.

Estamos de acordo?

Usuário Avatar de Thiago Serpa
    Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Agradecimentos: 0
    Pô.. além de pagar caro no litro da gasolina ainda sou obrigado a alimentar bactérias devoradoras do precioso combustível

1- Existe algum "bactericida" que possa ajudar (em meio aquele monte de frascos coloridos vendidos em postos deve ter algo? Se bem que tem uns bagulhos lá que forçam a confiança)

2 - Seriam essas bactérias o início da linhagem genética da raça de "marias gasolina", encontradas em larga escala atualmente?!

abraços biológicos
    Thiago Serpa
    Ranger XLT 3.2 auto - Brejera
    Ranger XLT 4.0 V6 1998 - Brejera Power

Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Thiago Serpa
    2 - Seriam essas bactérias o início da linhagem genética da raça de "marias gasolina", encontradas em larga escala atualmente?!

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    1- Existe algum "bactericida" que possa ajudar (em meio aquele monte de frascos coloridos vendidos em postos deve ter algo? Se bem que tem uns bagulhos lá que forçam a confiança)
    Na aviação a jato é usado um produto chamado BioBor, mas nunca ví em lojas e postos......afinal é para o querozene de aviação.

Acho que sim, mas você quer acabar com elas? mesmo?

Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Com os exemplares que já se desenvolveram não, afinal elas também tem alguma serventia

mas as primitivas lá do tanque não tem muita utilidade né atualmente né...
    Abraços Biológicos

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

bactérias

tem sim.........de fazer você ter que trocar de tanque de tempos em tempos.

Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Nem fala de tanque novo que eu tenho que comprar um daqui uns dias...

TANQUES & TANQUES

Nem fala de tanque novo que eu tenho que comprar um daqui uns dias...
    ESSE PAPO TÁ VIRANDO COISA DE MALUCO!

MAS DAQUI HÁ UNS DIAS VOU VENDER O TANQUE DO MEU CJ5, ESTÁ EM ÓTIMO ESTADO, SÓ NÃO LHE DIZER NADA SOBRE A FLORA INTESTINAL DELE!

SAUDAÇÕES BACTERIANAS,

EDU

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

Permissões de Postagem