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  • #1
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Red face Rádio chiando com o motor ligado!




    Pessoal,

    o rádio do meu Jeep (rádio de música, e não de comunicação) está chiando com o motor ligado.
    Com o motor desligado ele funciona super bem, mas quando é ligado, começa a chiar.

    O rádio é antigo (TKR "faixa preta" com fita cassette ainda ) e quando ele era do Opala 6cc do meu tio ele funcionava perfeitamente bem!

    Tem como resolver esse problema ou só resolve colocando um GM 6cc no Jeep mesmo??


    Abrs,
    Lucas Nassif.
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  • #2
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    Moleza....vai em uma casa de eletronica e compra um capacitor eletrolitico (tem que ser eletrolitico) de uns 2000 micro farads x no minimo uns 36 volts, o valor é aproximado serve 2200, 2700, algo assim. A voltagem se for maior tambem não tem problema, mas não pode se menor que 24 de jeito nehum !. Pronto, uma peça cilindrica com duas perninhas.
    Vai ver que na lateral dele tem uma faixa indicando qual é a perna negativa. Liga esta perna negativa (deve mostrar uns simbolos de negativo) na lataria. Qualquer ponto que seja bem aterrado.
    A outra perna, a positiva, voce liga no fio que alimenta o radio, provavelmente o fio vermelho. Aquele que vem da bateria. O detalhe é ligar o mais proximo possivel do radio.

    Pronto

  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Moleza....vai em uma casa de eletronica e compra um capacitor eletrolitico (tem que ser eletrolitico) de uns 2000 micro farads x no minimo uns 36 volts, o valor é aproximado serve 2200, 2700, algo assim. A voltagem se for maior tambem não tem problema, mas não pode se menor que 24 de jeito nehum !. Pronto, uma peça cilindrica com duas perninhas.
    Vai ver que na lateral dele tem uma faixa indicando qual é a perna negativa. Liga esta perna negativa (deve mostrar uns simbolos de negativo) na lataria. Qualquer ponto que seja bem aterrado.
    A outra perna, a positiva, voce liga no fio que alimenta o radio, provavelmente o fio vermelho. Aquele que vem da bateria. O detalhe é ligar o mais proximo possivel do radio.

    Pronto
    Putzz...ótimas dicas.
    Amanhã vou providenciar esse capacitador e vou levar num lugar onde mexe com som aqui pra colocar isso, pq de elétrica eu não sei nada e não tenho coragem de arriscar!!

    OBS.: Hoje encontrei com um cara que trabalha com instalação de som, e explicando pra ele, ele disse que eram os cabos de velas!! Será??
    Eles são novos, e pra mim, não é isso não.


    Abraços,
    Lucas Nassif.
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  • #4
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    Tai o "pobrema" os cabos de vela produzem uma nuvem de ruido eletromagnetico no ar que fica ali em volta do motor....os fios que alimentar o radio funcionam como antenas e levam este ruido para o radio e ai faz este chiado chato. O capacitor serve para filtrar esta interferencia da linha de alimentação do radio e pronto.
    Logico que se voce trocar seus cabos de vela para supressivos, talvez resolva, mas não com certeza, dai vão dizer que é culpa do alternado que é velho, que esta dando fuga....e assim vai.
    Fora que cabos supressivos não combinam com o distribuidor original, ai vai começar a dar problema de platinado, de rotor, de contatos da tampa do distribuidor.....
    Uma capacitor deste custa uns 4 pilas se te roubarem bastante e resolve.

  • #5
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    O cabo de vela que uso são os supressivos 8mm.
    E ele já é ignição eletrônica.

    Fiquei sabendo de um ''condensador'' que põe no distribuidor que resolve esse problema. Pergunto:

    É a mesma coisa desse capacitador?
    Mesmo sendo ignição eletronica tem como colocar esse ''condensador''?


    Abraços,
    Lucas Nassif.

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  • #6
    Lucas, na boa, vai na dica do Edgar. O capacitor filtra bem esse RF gerado pelo campo da vela e resolve a parada. No TKR cara preta tem um parafuso de fixação atrás. Aterre o radio neste parafuso. E cuidado: nunca ligue radios, px, etc direto na bateria, principalmente o negativo e AINDA MAIS SE O SEU JEEP TEM CHAVE GERAL. Ocorre que, se vc esquecer de ligar a geral e der a partida, o circuito vai correr por onde há contato. Adivinha? Rádio grelhado e muito bem-passado. Experiência de quem já torrou um PX assim.


    Abração!
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #7
    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    ......
    Fora que cabos supressivos não combinam com o distribuidor original, ai vai começar a dar problema de platinado, de rotor, de contatos da tampa do distribuidor.....
    Edgar, esta sua afirmação me preocupou. No site do zezo4x4, onde encomendei meus cabos supressivos (ainda não chegaram), diz que os cabos são para jeep ! ! ! Você pode esclarecer ? ? ?
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  • #8
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Os meus sao de silicone 8mm, e chiam do mesmo jeito.
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  • #9
    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Moleza....vai em uma casa de eletronica e compra um capacitor eletrolitico (tem que ser eletrolitico) de uns 2000 micro farads x no minimo uns 36 volts, o valor é aproximado serve 2200, 2700, algo assim. A voltagem se for maior tambem não tem problema, mas não pode se menor que 24 de jeito nehum !. Pronto, uma peça cilindrica com duas perninhas.
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    Pronto
    Edgar,
    Comprei um capacitor eletrolítico de 2200 x 35 volts, instalei junto ao rádio e não mudou nada ! ! !
    Você tem alguma outra idéia ? ? ?
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
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  • #10
    As coisas parecem não serem tão simples assim, vejam o que encontrei em outro tópico respondido por Sukys:
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Isso tem a ver com interferência eletromagnética, e normalmente tem como origem o sistema de ignição ou gerador (dinamo ou alternador) e a forma mais prática para identificar a origem é removendo a correia do gerador. Se com o gerador parado e o motor funcionando a interferência continuar, bingo, o problema é oriundo do sistema de ignição, que é o mais comum de ocorrer, diga-se de passagem.

    Primeira providência que é válida para os dois casos: aterrar a carcaça do rádio. Na traseira do rádio geralmente existe uma lingueta (conector do tipo faston) que existe justamente para aterrar a carcaça, ou então um parafuso que serve para fixação, mas que também tem a função de aterramento.

    Resolvendo o problema, um abraço, caso contrário:

    Interferência de gerador normalmente é resolvida com a instalação de capacitor supressor de ruídos junto ao borne positivo do gerador, e dificilmente existe a necessidade de qualquer outro procedimento.

    Interferência de sistema de ignição pode (ou não) se tornar mais complicado para resolver, e antes de qualquer coisa convém checar se não está havendo fuga de corrente pelos cabos de alta tensão, tampa do distribuidor ou bobina.
    Daí pra frente não existe uma ordem a ser seguida já que a interferência pode ser eliminada (ou atenuada) com a utilização de cabos de vela supressivos E/OU conectores (chupetas) de vela também supressivos E/OU instalação de capacitor supressor de ruídos o mais próximo possível da entrada do fio de alimentação, bem junto ao rádio, E O/U capacitor supressor de ruídos junto ao borne negativo da bobina de ignição.

    O tão falado capacitor supressor de ruídos nada mais é que um capacitor (também conhecido como condensador) de 100 a 400nf (nano Farad) com uns 400V de isolação, e para compra-lo é muito fácil, basta se dirigir à primeira loja de auto-peças e pedir para o balconista um condensador de distribuidor de fusca (de fusca por ser mais barato, mas pode ser de qualquer outro carro), já que todo condensador que existe em ignição por platinado também tem a função de eliminar interferência eletromagnética.

    .
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  • #11

    Talking Resolvido o problema da Chiadeira

    Galera,

    Resolvido o problema da Chiadeira no PX e no Toca-fitas ! ! !

    Chegaram os cabos supressivos (8mm FCR, encomendados na ZEZO4X4) que estava aguardando, instalei e pronto. Ficou uma maravilha. Ale'm de nenhum dos aparelhos chiarem mais o motor ainda mudou o barulho, parece mais redondo.


    Não tive problema nenhum de adaptação, como havia sido dito no tópico. Foi só tirar os velhos e colocar os novos. Existe o compatível com Willys.

    Agora é só felicidade ! ! !
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  • #12
    RC, eu acredito que o efeito supressivo não tenha sido responsável pelo teu motor estar "mais redondo". O que você acha ? Os cabos antigo estavam com problemas, prejudicando o funcionamento do motor - e inclusive gerando mais ruído do que seria normal ? O que dizem os nossos "universitários" ?

    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Galera,

    Resolvido o problema da Chiadeira no PX e no Toca-fitas ! ! !

    Chegaram os cabos supressivos (8mm FCR, encomendados na ZEZO4X4) que estava aguardando, instalei e pronto. Ficou uma maravilha. Ale'm de nenhum dos aparelhos chiarem mais o motor ainda mudou o barulho, parece mais redondo.


    Não tive problema nenhum de adaptação, como havia sido dito no tópico. Foi só tirar os velhos e colocar os novos. Existe o compatível com Willys.

    Agora é só felicidade ! ! !

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