meus amigos, como funciona uma roda livre queixo duro, ela fica como se estivesse ligada direto é isso?
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A RL automática não tem estrias são ressaltos onde os roletes prendem quando o centro da roda gira e faz com que os roletes prensem contra a parte interna da peça de fora da RL (que vai parafusada no cubo), basta retirar os roletes e soldar as duas peças (a que encaixa na ponta de eixo e a que parafusa no cubo), por isso falei que o ideal é desmontar pois o que "segura" os roletes é uma gaiola de plastico que tem uma mola que serve como freio para acionar a RL arranca isso tudo e monta para soldar centralizado.
as minhas são automáticas, tirei pra ver como é por dentro, aproveitar e fazer uma limpeza. coloquei pouca graxa. vou testar depois pra ver se montei certo, pelo menos não sobrou nenhuma peça..rsrsrs. pude notar que nesse eixo tem uma folguinha, não pra cima e pra baixo, mas pra frente e pra trás, é normal isso?
Anexo 443203Anexo 443204
rapaz, posso estar enganado, mas acho que a RL está sem algumas das peças, pois que eu me lembre na RL auto tem uma mola e uns "dentes" de plástico que ficam em contato com a porca do cubo, como estes vistos em primeiro plano :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0122008238.jpg
Outra coisa : se A RL estiver Ok, o problema fica com a porca, pois este sistema não utilizava 2 porcas sextavadas e sim 1 porca sextavada e outra " redonda" , aquela que tem 2 parafusos para travar. A geometria dela é ser redonda para evitar que o sistema que citei anteriormente acabe girando a porca e com isso apertar/soltar a mesma.
Sinceramente, pelo custo parte para um par de manuais, comparado com o que era antigamente, o preço de RL hoje em dia é pechincha....
()´s
a que tirei do lado do motorista, tinha todas essas peças, agora essa aí da minha foto não me lembro de ter visto mesmo não. achava que era normal só de uma lado.
Joab quando vc fala folga pra frente e pra trás, vc se refere ao pneu completo, ou somente ao semi-eixo... semi-eixo é esse eixo das suas fotos estriado no centro, ele é quem transmite a força para a roda. Agora se for no pneu inteiro, pode ser terminal de direção estragado isso se a folga for assim ---- agora se a folga for assim I aí é rolamento de cabeça. Aliás, pode ser também a regulagem das porcas do cubo de roda que devem ser bem reguladas esse aperto senão fica folga de todo lado...
Especifique melhor sua folga, de preferência com ilustrações nas suas fotos!!!
Forte abraço!
Pablo
É normal isso... tem até uma presilha ali na ponta do eixo... tem um eixo meu que tá sem, pois toda vez que abro ela está fora, então tirei para não dar ziga dentro...
Essa folga o eixo bate dentro do diferencial na planetária... ou então na bucha que vai na capa de eixo... sem problema algum.
Abraços!
PAblo