Postado originalmente por
Alexboni
Olá,
Sou novo no fórum, não sou expert em Jeeps (ainda):mrgreen: mas posso tentar ajudar a responder este tópico.
O ar quente é mais denso, então ele desce, permanecendo mais próximo ao chão, junto a isso a temperatura do solo e do compartimento do motor ajuda a aquecê-lo ainda mais, por isso o snorkel "puxa" o ar mais frio, ao estar posicionado mais alto e em ambiente externo ao cofre do motor.
Quanto ao intercooler, ele não é comum em carros a gasolina/álcool pois além da grande maioria não ser turbinada, o tipo de motor já gera uma potência maior (não torque) que o diesel.
Ao receber um turbo, a potência do motor G/A aumenta consideravelmente, e no caso de veículos montados com turbo de fábrica, acabaria por não justificar o aumento do custo de produção para incluí-lo no carro, pois o rendimento já é satisfatório.
Outro ponto, é que o tipo de construção do motor diesel gera muito mais calor que os "tradicionais" 4 tempos à G/A, portanto com a adição de um turbo no sistema, ele não seria tão eficiente sem o uso de um intercooler para refrigerar o ar que entra no motor.
Espero ter ajudado.