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Convex Datacenter
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  • #1

    Question Trepidação do pedal do freio




    Estou com um problema e gostaria de saber a opinião dos experts. Meu Jeep possue o sistema de freio original e semana passada, depois de verificar todo o sistema, e descobrir que tinha de trocar as panelas traseiras (estavam trincadas), os cilindros de freio traseiros e o semi-eixo esquerdo que estava torto (devido a um mecanico que não tinha a ferramenta adequada para retirar pois o meu é com o sistema de chaveta), quando freio o pedal de freio trepida. O que pode ser, já verificamos as panelas e retiramos qualquer irregularidade da superficie que podia haver. Estou sem saber o que pode ser.

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    normalmente, a trepidação é panela empenada ou ponta de eixo torta
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  • #3

    Thumbs up

    Prezado Luciano;
    Vivenciei por muito tempo problema semelhante com meu 61. Ele tem freio a disco na frente e original a tambor na trazeira.
    Tudo contribuia para trepidação, tanto as panelas, quanto as pontas de eixo como o mestre Leopoldo já colocou, mas além disso, no caso da frente, a peça onde o disco é fixado também estava empenada.

    Além do disconforto, a oscilação faz com que o freio "baixe" conforme rodamos, e quando precisamos dele, só tem tábua.

    Mas no meu caso não troquei as bengalas trazeiras, pois na loja onde consultei, disseram que não podiam dar garantia, pois meus pneus e rodas não são originais, e que com freqüência, pessoas que trocam as bengalas, quebram as novas.... Me falaram que a marca era boa (Ensimec acho), mas sem garantia. Assim continuo com freio VIBRANTE e tendo que chamar o freio antes de brecar!!! Posta a solução para eu poder copiar...
    Abraço

  • #4
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    levanta o jeep nos cavaletes .... as 4 rodas.

    liga o motor, engata 3 em 4x4, solta o pé da embreagem.

    por trás do jeep, alinhe a vista com a lateral dos pneus e observe as rodas girando.

    faça o mesmo pela frente

    Observe se alguma roda vira excentrica. Se estiver excentrica, é eixo ou cubo empenado.

    Anote qual, e depois do próximo teste, demonte e verifique num torno, por exemplo.


    Agora, desliga o motor e já que as rodas estão no ar, faça o teste de folga em cada roda:

    1- põe a mão em cada lateral de um pneu (horizontal), puxa e empurra o pneu. Tem folga ? estala ?

    2- põe as 2 mãos em baixo do pneu e tenta levantar dando tranquinho. Tem folga ? estala ?

    3- põe a mão agora em cima e em baixo de cada pneu (vertical) e faz o seguinte movimento ... a mão de cima empurra enquanto que a de baixo puxa e daí vc troca: a de cima puxa e a de baixo empurra. tem folga ? estala ?

    Qualquer problema, verifique os rolamentos, cubos de roda, cubos chavetados.

    Se estiver tudo certo, sem empenados ou folgas, deve ser a panela mau assentada ou torta.
    4X4 Brasil
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  • #5

    É na Bengala

    Mestre Leopoldo:
    Os testes mostram que o problema está nas 2 bengalas trazeiras, que estão empenadas. O certo é trocar, mas quando o pessoal da loja ficou em cima do muro quanto às novas bengalas aguentarem o tranco, fiquei com receio de trocar, e arrumar um problema maior ainda.
    O que você acha destas ensimec, dá para encarar, ou melhor conviver com o freio "vibrante" ?
    Obrigado

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
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    eixo empenado = adicional tensão ciclica no apoio (rolamento) = trinca e fratura = cuidado, seu eixo semiflutuante pode matar(topico no CJ).

    ou troca por novos ou coloca flutuante ensimec.
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