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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
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    Daê pessoal,

    a turbina do cara recebe ar direto do snorkel, com um compartimento no meio da tubulação onde fica um filtro tipo W da K&N, totalmente isolado,
    antes de receber o turbo o motor foi feito inteiro e rodou 1000 kms no cacete amaciando, depois foi feita troca de óleo e instalado o kit.
    a turbina fica bem alta, em cima do coletor de escape, ao lado quase do cabeçote, nas primeiras andadas, queimou a junta. depois foi feita uma junta em aço, que não deu mais problema.

    o carburador é o dfv original, só com ajuste de giclagem.
    a embreagem orig. não deu boca, teve que fazer uma com disco pastilhado e platô com chapéu chinês. Agora ficou bom.
    a caixa até agora não abriu o bico, nem demonstrou isso. É uma original 4 marchas.

    o motor ford 2.3 é um dos motores mais indestrutíveis pra se fuçar, aguenta tranquilo, mais de 2kg de pressão.

    e se o camarada tiver grana, além da turbina pode instalar um central HIS
    onde vc tem bicos injetores extra. mantendo a giclagem original do motor, vc controla a qualidade da mistura em todas as faixas de giro, via bico, com muito mais precisão. além da segurança de ter um corte de giro.

    funciona assim, você quer limitar o giro do teu motor em 5000 rpm,
    vai lá no HIS, e coloca, 5000rpm/100% de uso bos bicos. resultado, mistura gorda, embrulha o motor, resfria câmara de combustão, e obriga o cara a tocar de marcha. ´não quebrando nada.
    lembrando que oque faz quebrar é mistura pobre, que esquenta muito e fura pistão.

    []´s

  • #14
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    Esse negócio de turbinar o BF me deixou curioso, e realmente to pensando em fazer no meu tb, pois deve ser bem simples a instalação , mas e o carburador? Será que usa o mesmo? Vai trabalhar c/ Alcool?

  • #15
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
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    Há, faz na cidade, uns 4 a 5 km/l em regime de pé em cima,
    e na trilha com pé no bucho, faz uns 2 a 3, normal, pra um 6cc turbo.
    e no ÁLCOOL

    []´s

  • #16
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por Paulo Eduardo
    Daê pessoal,

    a turbina do cara recebe ar direto do snorkel, com um compartimento no meio da tubulação onde fica um filtro tipo W da K&N, totalmente isolado,
    antes de receber o turbo o motor foi feito inteiro e rodou 1000 kms no cacete amaciando, depois foi feita troca de óleo e instalado o kit.
    a turbina fica bem alta, em cima do coletor de escape, ao lado quase do cabeçote, nas primeiras andadas, queimou a junta. depois foi feita uma junta em aço, que não deu mais problema.

    o carburador é o dfv original, só com ajuste de giclagem.
    a embreagem orig. não deu boca, teve que fazer uma com disco pastilhado e platô com chapéu chinês. Agora ficou bom.
    a caixa até agora não abriu o bico, nem demonstrou isso. É uma original 4 marchas.

    o motor ford 2.3 é um dos motores mais indestrutíveis pra se fuçar, aguenta tranquilo, mais de 2kg de pressão.

    e se o camarada tiver grana, além da turbina pode instalar um central HIS
    onde vc tem bicos injetores extra. mantendo a giclagem original do motor, vc controla a qualidade da mistura em todas as faixas de giro, via bico, com muito mais precisão. além da segurança de ter um corte de giro.

    funciona assim, você quer limitar o giro do teu motor em 5000 rpm,
    vai lá no HIS, e coloca, 5000rpm/100% de uso bos bicos. resultado, mistura gorda, embrulha o motor, resfria câmara de combustão, e obriga o cara a tocar de marcha. ´não quebrando nada.
    lembrando que oque faz quebrar é mistura pobre, que esquenta muito e fura pistão.

    []´s


    Considerando que vc terá os mesmos problemas de cambio/reduzida, acho mai$ intere$$$ante um 4.1 aspirado mesmo.

    Motor turbinado terá mais força em rotações mais altas, prejudicando o controle em situações de dificil controle do jeep. Aquelas em que vc tem que usar força mas não velocidade.

    Além que que em grandes inclinações a IE é muuuuito melhor.

    E legal mesmo é o AP1.8 turbinado. Tem kits prontos que vc mesmo instala em meio dia. Esse sim é um baita motor pra fazer isso. Quando dá alívio na turbina então...

    []'s aspirados

  • #17
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    peguei essa foto aki no fórum mesmo, tava em outro tópico, achei interessante e salvei pra mostrar pros meus amigos do jeep clube.
    8)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbinar Motor 6cc original do CJ5-turbo_jeep_6_cil.jpg  

  • #18
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Citação Postado originalmente por fugger
    Citação Postado originalmente por Paulo Eduardo
    ...a caixa até agora não abriu o bico, nem demonstrou isso. É uma original 4 marchas.
    Considerando que vc terá os mesmos problemas de cambio/reduzida, acho mai$ intere$$$ante um 4.1 aspirado mesmo.
    Fugger,

    O Paulo comentou que o câmbio/reduzida estão agüentando, logo não tem custos com esses componentes. :P

    Citação Postado originalmente por fugger
    Motor turbinado terá mais força em rotações mais altas...
    Depende do tipo de turbo. Tipo roots (acionado por correia, igual ao Supercharger) apresenta torque em baixas rotações, diferente dos turbos centrífugos (usados em carros de arrancada).

    Citação Postado originalmente por fugger
    ...E legal mesmo é o AP1.8 turbinado. Tem kits prontos que vc mesmo instala em meio dia. Esse sim é um baita motor pra fazer isso.
    Moto AP é de alta rotação, não de baixa. Seu torque só começa aparecer acima de 2.500 rpms. Até porque turbo centrífugo só começa a "funcionar" depois dos 3.000 rpms

    Não estou dizendo que a melhor saída é turbinar, mas sim que é uma alternativa interessante e mais simples que a troca de um motor. :P 8)

    [s]
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    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #19
    Grande Vinicius!!!!

    Desculpe a demora..... tô no trampo ai já viu né....

    Cara se vc catar um Kit zerado.... sai um pouquinho salgado (+ é recomendável pois se vc comprar um kit usado....e o cara não amaciou direito a bixinha vai pro sacor rapidinho e otra as vezes a turbina já pode ter sido retificada, perdendo a medida original de seu eixo...ai se ela zuar na sua mão vc não vai + poder retifica-la.... dependendo da situação vc vai ter que trocar a turbina)...

    se vc quiser dar uma vista nos preços, eles variam entre 2.500,00 à 3.000,00 latinhas.... vai neste site:

    www.turbosil.com.br

    é um ótimo site....e serve como base de preços de kits novos...

    Se vc quiser turbinar sua viatura... eu conheço uma ótima oficina de preparação... lá em SBC, eles até colocam os carros deles e de clientes (quando os clientes querem) para correr nas provas de arrancada em interlagos...

    + só turbine se vc tiver certeza que o motor tá zerado!... e não abuse da pressão.....

    espero ter ajudado!


    []'s espirrando!!

  • #20
    Fala Paulo Eduardo!!!

    Cara que embreagem que ele colocou??? disco pastilhado ???? seria o disco de cerâmica???

    Aliás é uma boa pergunta:

    ALGUÉM AKI NO FORUM JÁ USOU OU ESTA USANDO DISCO DE CERÂMICA?

    É UMA BOA PEDIDA....POIS ELA TEM MAIS PEGADA DO QUE OS DISCOS DE EMBREAGEM NORMAL.... E TEM AMIGOS MEUS QUE TEM NO CARRO ORIGINAL....DIZEM QUE DURA MAIS....

    []'s CURIOSOS

  • #21
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por Marcelo
    ...O Paulo comentou que o câmbio/reduzida estão agüentando, logo não tem custos com esses componentes. :P
    Ok. Mas vc arriscaria ir pra uma trilha pesada, com um motor preparado para maior performace e com um conjunto que até mesmo pro motor original já da problemas? Eu, pessoalmente, acho que seria necessário pelo menos um cambio 260T, que é barato e aguenta até 4.1.

    Citação Postado originalmente por Marcelo
    ...Depende do tipo de turbo. Tipo roots (acionado por correia, igual ao Supercharger) apresenta torque em baixas rotações, diferente dos turbos centrífugos (usados em carros de arrancada).
    Este conectado ao virabrequim não é turbo, é um compressor volumétrico ou Blower. Muito usado nos dragsters por sua resposta imediata ao acelerador.
    O turbo é acionado pelos gases do escapamento, diferentemente do Blower, e demora +ou- 2 segundos para responder ao acelerador, quando comparado a resposta do Blower. É por este e outros motivos, que nunca vi um turbo que apresentasse torque em baixas rotações. Até por que que turbina motores, dificilmente anda em baixas rotações.

    Citação Postado originalmente por Marcelo
    ...Moto AP é de alta rotação, não de baixa. Seu torque só começa aparecer acima de 2.500 rpms. Até porque turbo centrífugo só começa a "funcionar" depois dos 3.000 rpms
    Eu sei, já tive alguns turbinados inclusive. Nunca disse que eram de baixa RPM. Somente que considero o motor ideal pra turbinar.

    Também não estou dizendo que seja melhor turbinar ou não o motor. Depende de cada um, como pilota, onde anda, e etc. Eu, pessoalmente, sempre gostei de preparar meus motores.

    Mas se ponderar o benefício/custo/dificuldade técnica, sei não. Acho melhor trocar o motor.

    []'s esclarecedores

  • #22
    Usuário Avatar de Marcelo
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    Grande Fugger,

    Vamos em partes:

    O câmbio/reduzida original agüentam o tranco do original sim. :P Até um 3.000 do Maverick vai bem nesse câmbio sem problemas. 8) Desde que, bem montado, com peças de boa qualidade e sem gambiarras. Depende muito também daquele que toca a máquina, se não souber usar direito, até um de Toyota vai pro espaço.
    Dependendo de como fica o conjunto, eu arriscaria sim, sem problemas. 8) 8)

    Turbo é o nome literal de todos eles, tecnicamente são compressores mecânicos (tipo roots) e turbocompressor (centrífugo). O turbocompressor não acho ideal para trilhas, até porque, como você mesmo disse, seu despejo só começa em altas rotações, o que pra trilha não é ideal.

    Como você disse que o ideal seria um AP 1.8 com Turbo, imaginei que fosse no jipe (afinal o fórum é 4x4, certo?)!!

    Eu concordo que o ideal é um 4.1, ou melhor, um V6 da Ranger, mas essas adaptações são caras porque envolvem muitos outros componentes, coisa que um simples "turbo" pode resolver sem muitos gastos. Mas como você disse, isso depende muito do gosto (e bolso) de cada um, e da maneira de pilotar.

    Eu também não tenho certeza se esse método é o mais vantagoso na questão custo/benefício. Ainda teria que fazer algumas pesquisas para isso.

    [s]
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  • #23
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
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    Daês

    pessoal, essa história de turbo só funcinar acima de 3000rpm....
    besteira! e motor diesel então???? a turbina só funciona quando já ta quase no limite???

    isso é questão do dimensinamento da turbina, principalmente da parte quente. esse jeep a qual eu me refiro, anda com 1kg, e sai quente já de cara, não tem que esperar encher turbina, ela enche muito rápido mesmo.
    a questão básica pra funcionar bem é a seguinte, é um caracol pra carro 1000cc, mas que tem um deslocamento de ar grande, porque gira bastante. então ela enche muito rápido no motor 2.600cc, mas não chega a sobrecarregar giros, pois o volume de ar deslocado pelo 2.6cc duas válvulas, à 4000rpm com comando arcaico, não é muito diferente de um 1.0 4v com comando variável à 7300rpm.

    embreagem de cerâmica e pastilhada são a mesma coisa, são pastilhas de cerâmica, parecidas com pastilhas de freio, ao invés de fibra tipo fras-le.
    realmente aguenta mais torque, mas tem a desvantagem de não queimar embreagem, por exemplo numa arrancada, aquela controladinha de pedal,...o troço é violento, ou aberta ou fechada. exige mais sensibilidade do piloto pra não moer tudo. e tem desgaste maior de peças como volante de motor e platô.

    uma turbina (caracol) master power nova .43 ou .47 deve custar uns 500 a 700 lts em ctba.
    o resto tem que fazer, tipo,saída de óleo da bomba pra turbina e retorno pro cárter, é tranquilo. o mais complicado é fazer o coletor do escape, pra encaixar a tubina (monofluxo é mais fácil), mas dá pra fazer sem muita grana, e com uma solda boa e eletrodo pra F.F. o escape depois ,é facil, e não precisa nem de silencioso, pois não fica exagerado.
    a tubulação tb não é o bixo, já que o carbura dvf tem a boca, de um tamanho pequeno.
    essa foto ta mostrando um seviço muito parecido com esse que eu to falando.

    []´s

  • #24
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por Paulo Eduardo
    Daês

    pessoal, essa história de turbo só funcinar acima de 3000rpm....
    besteira! e motor diesel então???? a turbina só funciona quando já ta quase no limite???
    Isso, é assunto pra mais um tópico.

    Motores Turbinados DieselxGasolina

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