Bonito aquele land antigo da foto, ele é seu?
Quanto a tirar o eixo e o cubo, vc esta indo no caminho certo, aque porca redonda que esta na foto 1, vai ter que sair mesmo é na "porrada", pegue uma chafe de fenda grande, coloque a ponta em sentido lateral, nunca de frente, em um dos buracos da porca e va batendo com o marteno no cabo da chave de fenda, lembre-se no sentido "anti-horario" que ela vai rodar um pouquinho e ai ja estara sem pressão e vc poderá desenroscar o resto com a mão. Ao retirar a porca vai ter um anel, para retira-lo basta sacar com a mão mesmo ou com a ajuda de algo ponteagudo por traz do anel e puxa-lo. Após o anel vem outro parafuso, que pode ser redondo igual ao primeiro ou sextavado, que voce vai fazer a mesma coisa do primeira para retira-lo. Apos esta segunda porca vem outro anel, basta tambem puxa-lo. E ai é só retirar o cubo de roda inteiro pois ele ja estará solto. Verifique então os 2 rolamentos conicos que ficam no cubo da roda, o barulho pode ser de um deles, saiba que quando voce retirar o cubo os 2 rolamentos ficaram soltos, cuidado com o retentor que esta preso ou cubo na parte interna para não danifica-lo. QUanto a folga no eixo, ela existe sim, e é necessária. Caso mais alguma duvida é só perguntar.