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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de mack
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    Desmontando a roda /eixo




    Comecei hoje a desmontar a roda pra ver qualo problema que está fazendo a roda ficar um jogo e fazendo barulho.
    Comecei tirando a tampa da roda livre e a frente dela. Bem, os roletes de metal que compõe o rolamento dela são soltos mesmo?
    Não consigo soltar de jeito nenhum:
    A porca lisa, redonda, e ela já está toda marcada, quer dizer que já mexeram e na base da marreta. Como eu tiro?
    Ela parce que tem um anel, que fica mais internamente, pra que serve? ele sai?
    Não consigo soltar nem com reza brava o espaçador da roda. Já coloquei WD, e com a chave de boca já martelei (a chave). Nada.
    Seguem duas fotos. a primeira com as marcas na porca redonda.
    E a segunda queria perguntar. A ponta do eixo tem um certo jogo mesmo, né? não consigo girá-la mas ela mexe um pouco pra cima e p/ baixo e para os lados.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Desmontando a roda /eixo-exemplo1.jpg   Desmontando a roda /eixo-exemplo2.jpg  
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #2
    Usuário Avatar de Paulo Cesar
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    retirando eixo

    Oi Mark
    Bonito aquele land antigo da foto, ele é seu?
    Quanto a tirar o eixo e o cubo, vc esta indo no caminho certo, aque porca redonda que esta na foto 1, vai ter que sair mesmo é na "porrada", pegue uma chafe de fenda grande, coloque a ponta em sentido lateral, nunca de frente, em um dos buracos da porca e va batendo com o marteno no cabo da chave de fenda, lembre-se no sentido "anti-horario" que ela vai rodar um pouquinho e ai ja estara sem pressão e vc poderá desenroscar o resto com a mão. Ao retirar a porca vai ter um anel, para retira-lo basta sacar com a mão mesmo ou com a ajuda de algo ponteagudo por traz do anel e puxa-lo. Após o anel vem outro parafuso, que pode ser redondo igual ao primeiro ou sextavado, que voce vai fazer a mesma coisa do primeira para retira-lo. Apos esta segunda porca vem outro anel, basta tambem puxa-lo. E ai é só retirar o cubo de roda inteiro pois ele ja estará solto. Verifique então os 2 rolamentos conicos que ficam no cubo da roda, o barulho pode ser de um deles, saiba que quando voce retirar o cubo os 2 rolamentos ficaram soltos, cuidado com o retentor que esta preso ou cubo na parte interna para não danifica-lo. QUanto a folga no eixo, ela existe sim, e é necessária. Caso mais alguma duvida é só perguntar.

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Paulo, vou corrigir um comentário seu.

    A porca redonda é um sistema de fixação chamado anel de fricção e pertence ao kit de roda livre automático.

    Oque acontece em 99,99% dos casos é que o anel de fricção não foi instalado como deve pois nunca se viu usar a chave de aperto correta para esta porca.

    Como o pessoal não sabia que era necessário uma chave especial, usou-se uma talhadeira. E como o anel está destruído, é assim que deve ser removido: com o auxílio de uma talhadeira.

    Ao usar a chave de fenda, vc estraga a mesma. Use talhadeira, que é própria para esta finalidade ... remover o anel Já estragado.

    Para instalar um novo anel, vc terá que ter a chave correta na mão. E depois, discutir a tecnica de instalação desta pois é algo que NÃO pode ser feito de qualquer forma.

    Como a RL auto não é muito popular, seria conveniente vc comprar uma RL manual que não usa o anel de fricção. O mesmo é substituído por outra porca sextavada.


    Porém já te adianto que vc terá que ler a discussão e informações levadas à cabo aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #4
    Usuário Avatar de mack
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    Obrigado a vocês dois pelas dicas. O Land é meu sim e está todo adaptado com motor e direção de Opala (4cc), câmbio Clark 3 marchas + tração e reduzida de Willys. Mistureba total. Os eixos são de Rural.
    Será que se eu der uma esquentada na porca ela sai mais fácil?
    A porca sextavada pode ser usada para substituir essa? não queria gastar 300 latas agora na Manual.
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Não pode colocar a sextavada.

    Não pode esquentar a porca.

    cada sistema com a sua porca.

    RL auto usa esta porca lisa. NÃO pode colocar outra.

    Para remediar seu problema: compre o kit de reparo da RL auto + a chave de aperto da porca lisa.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #6
    Usuário Avatar de junior braga
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    So um detalhe, na minha viatura quando era RL auto tinha uma porca redonda, ai quando fui tira-la estranhei, mas pude detectar dois mini-parafuso no corpo da porca de cabeça fenda( estavam todo estragado, e não consegui tirar, ai eu peguei a furadeira com uma broca 1/8'' e acabei com eles); a porca saiu com a mão.

  • #7
    Gozado.. O meu eixo estava montado com RLs automáticas (Bery-matic) e com porcas-trava sextavadas.

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