Projeto em andamento: caixa de transferência 4.625:1
Desde já agradeço a atençao despendida! E obrigado tanto à aqueles que torcem para dar certo como para aqueles que desisstimulam pois isto serve ainda mais para que me mantenha firme e determinado no que proponho a fazer. Tudo neste Universo tem um princípio e um fim. Muitos de nós fazem uso de equipamentos, máquinas e dispositivos que foram um dia uma semente de pensamento e genialidade e porque não dizer ingenualidade na cabeça de seus criadores e dos "melhoradores" que se dispuzeram a aperfeiçoar o que já havia.
Prometo postar aqui avanços de a quanto anda o projeto e tão logo tenha um protótipo postarei imagens e alguns dados. Este está na sua fase de desenvolvimento CAD/CAM.
Grande abraço à todos que tem esse vírus do fora-de-estrada nas veias!
Renan Ferraz Laurenti
Atualização: redução e overdrive
Informo que por meio de redimensionamento do conjunto da transferência, foi possível uma redução de 4.769:1 e também uma relação "overdrive" de 0.892:1, tudo isto em um só conjunto mecânico. Em overdrive, seria equivalente a um alongamento de diferencial dos atuais 5.38 para 4.798 ( a relação comercial mais próxima seria 4.89 ). A caixa possui possibilidade de redução, overdrive e neutra, sendo também possível selecionar somente o eixo traseiro ou somente o eixo dianteiro, além da posição 4x4. Cabe ressaltar aqui que a seleção do eixo traseiro ou dianteiro pode ser feita tanto em reduzida quanto em overdrive, sendo que o usuário deve atentar para o fato de que na posição onde somente um eixo é selecionado, todo o torque é aplicado neste eixo e deve ser utilizada com bom senso por parte do piloto.
Abraços!
Renan Ferraz Laurenti