Caros,
Estou com um problema que está difícil de resolver.
O meu CJ 3 está com adaptacão para GM 5 marchas. Estava com problemas de vazamento de oleo pelo pino da caixa de tração (t-case). O mecanico que fez a adaptação ofereceu a venda a base de troca de uma caixa que ele havia comprado de um carro experimental feito por alunos de engenharia do ITA. Confirmei com o o pessoal da área de Eng Mecânica e eles disseram que as peças eram novas.
Depois da troca, o meu jeep começou a apresentar um ronco que aumentava principalmente em quarta e quinta marchas. Reclamei ao Meca e ele disse que devia ser do meu câmbio ou do diferencial traseiro.
Ele decidiu trocar o meu câmbio por outro mas a situação piorou. Daí por diante o cara jogou a toalha e me deixou na mão.
Tive que ir a outro mecânico que abriu meu câmbio que foi inteiramente revisado ( com apenas um ano de uso, sem trilhas) porque estava com a carcaça comida por dentro e vários rolamentos ruins. Descobri que o entalhado que faz a conexão entre o câmbio e a T-Case tinha sido soldado desalinhado o que pode justificar a vida curta do meu câmbio. Também o cardã traseiro estava torto. O mecânico ( novo) revisou a T Case( sem desmontá-la completamente ) mas não constatou nenhum problema.
O câmbio foi montado ontem porém o ronco continuou.
Foi feito um teste, eliminando a tração e o barulho voltou ao nível normal, o que leva a pensar que o problema está na T-Case. O Mecânico tem certeza que a T-case está OK. Alguém tem alguma sugestão do que pode ser??
OLHA N°63,sou mecanico de carros a algum tempo,e a 3 entrei nesta de arrumar jeeps ,nao por que me falta conhecimento tecnico na engenharia atual,mas por que consegui reunir prazer pessoal com algum "retorno financeiro",e viver do que ç gosta é para poucos!!!!!.....+ tudo bem o que isto tem haver com seu problema dirao alguns!!!!,simplesmente tudo!!!!!!!!,+ tentando explicar seria o seguinte.O que aconteceu com o 1° cara pra ele desistir de seu problema ç aparentemente seu jeep é um bom carro senao nao teria um "cambio caro",instalado nele??????, provavelmente ele nao gostou da ideia de ter que mexer de novo em "garantia" visto que ja havia constatado o estado geral das peças e viu que teria que arcar com um novo cambio,considerando que ele que te vendeu,ai(prejuizo financeiro pra ele),+ satisfaçao pessoal sua,+ o 1° cara decidiu por te deixar na mao em vez de perder tempo e dinheiro novamente, em prol de sua satisfaçao,por que no ver dele, vç deixaria de ser um cliente que daria lucro na oficina e passaria a ser um chato exigindo seus direitos ,reclamando o tempo todo do cambio,mesmo que o mesmo ficasse bom!!!! + ai vç já poderia estar afetado psicologicamente pelo defeito e qualquer ruido estranho vç, (e ele tambem pensariam vir do cambio),e posso te garantir que isto acontece muito,em todas os ramos,mas vamos lá ele optou por dar uma pequena falida na oficina dele(perdeu um peça preciosa,"UM CLIENTE"visto que vç trocou de meca),tudo bem opçao dele ......+ e o 2° meca por que estaria ç atrapalhando em achar o defeito ç esta recebendo pra isto e mecanica é feita de ciências exatas,(peças sao calculadas em base da matematica,fisica,quimica.etc),e nao tem como nao descobrir onde esta o defeito,(eng°aeronauticos descobrem o que derrubou uma aeronave mesmo depois dela explodir em milhoes de fragmentos)!!!!!!!entao nao ha como nao descobrir o que esta roncando em seu jeep,ok,sei que pode parecer estranho e muitos talvez saibam disto mas basta um "estetoscopio"adaptado com uma pontinha de ferro, pra descobrir com um erro minimo onde ronca determinada peça,seja na parte de traz de um cambio, meio ou capaseca,ou em um diferencial ç for o seu caso,ai vai apenas do meca gostar muito de barulhinhos chatos,rsrsrsrsr,pra descobrir onde seu jeep ronca,MAS DE ANTEMAO TE DIGO QUE O FATO DE SEU ENTALHADO(OPS)ESTAR TORTO/DESBALANCEADO,VAI DESTRUIR TUDO EM SEU CAMBIO E SUA REDUZIDA,e pode estar empurrando a engrenagem primaria do eixo que sai pra reduzida contra a engrenagem intermidiária da mesma,fazendo com que ronque todo o conjunto,entao tera que ser instalado um relogio comparador no eixo pra medir ç nao esta ocorrendo isto,o mesmo pode ser com o diferencial que esta com a coroa desregulada em relaçao ao pinhao,mas ai voltamos na historinha lá de cima,"OU O CARA GOSTA DO QUE FAZ E ACHA O MENOR DOS DEFEITOS ONDE FOR QUE ELES ESTEJAM",ou ganha uns trocados pra viver de boteco e churrasco nos sabados achando que atingiu alguma qualidade de vida.
Caro Fabiano,
Vc está coberto de razão sobre a postura do 1 mecanico. Eu tinha duas opções: quebrar o pau de vez ou partir para outra. Para minha saude decidi pela segunda porque vi que o cara estava cometendo erros graves, até na sua forma de trabalhar (absolutamente sem método) a ponto de me entregar a viatura sem o coletor de ar e outras coisas que exigiam uma vistoria para consertar erros, principalmente na parte elétrica.
Perdi totalmente a confiança e por isso tirei meu jeep de lá. Agora eu posso revisar os erros e buscar soluçoes porque o cara não ouve ninguém e vai acontecer a profecia que vc proferiu ""OU O CARA GOSTA DO QUE FAZ E ACHA O MENOR DOS DEFEITOS ONDE FOR QUE ELES ESTEJAM",ou ganha uns trocados pra viver de boteco e churrasco nos sabados achando que atingiu alguma qualidade de vida."
Quem quiser saber o nome do mecânico pra nao cair na besteira de pedir qualquer serviço, principalmente a a adaptação para o Clarkette, o nome é Ademir, conhecido como "MI" em São José dos Campos a oficina dele fica na rua mutuns 282 no Jardim Souto.