x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de mack
    Entrada
    30/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0

    Alguma coisa quebrou. Eixo dianteiro.




    Depois de calibrar meus pneus com 38 libras (750x16) argentinos, saí pulando que nem um cabrito pelas ruas de SP. Lá pelas tantas notei um barulho muito estranho na roda dianteira esquerda e visivelmente nada havia. Andadno, notei que ela parecia que estava com uns parafusos soltos, mas não estavam. Encostei numa oficina no caminho e o mecianico me disse que pode ser ou rolamento ou ponta de eixo.
    Resumindo, alguém pode me dar uma luz? Gostaria eu mesmo de fazer o serviço, tenho ferramentas, nenhuma específica, mas muitas e boa vontade. Se conseguirmos identificar o problema eu compro as peças necessárias e troco eu mesmo, será que dá?
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #2
    Usuário Avatar de mack
    Entrada
    30/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Ligando na Jipebrás me disseram que poderia ser os rolamentos do munhão....
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de tuna
    Entrada
    29/04/2003
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    52
    Posts
    3,509
    Agradecimentos: 22
    Mack,
    Para identificar o problema na roda dianteira, faça assim: levante a roda com o macaco pelo tubo do eixo e quando a roda estiver no ar coloque uma mão na extremidade superior do pneu e a outra na extremidade inferior e tente balançar a roda empurrando as mãos para frente e pra trás, se forem os rolamentos de munhão (tb. conhecido por rolamento de shimmy) a folga aparecedá no munhão, se forem os rolamentos de roda vc. sentirá a folga no cubo.
    Na seção downloads tem o manual do mecânico willys que é muito útil (e apostando que vc. está usando eixos d 44 de jeep, a seção referente à manutenção nos eixos se presta à você na íntegra).
    espero ter ajudadeo.
    abração.
    Tuna
    Cj-5 1966 - "Tsunami"

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    53
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro mack!

    Bem, como diria Jack "o estripador", vamos em partes!!!!

    O eixo dianteiro que você tem é um da linha ford (provavelmente rural/F75)

    Então, retire a roda, se for campana, com duas chaves de fenda grande, faça uma alavanca entre o espelho e a campana, mantendo ao menos duas porcas de roda para que a mesma não caia. De umas pancadas antes com uma marretinha ou martelo.

    se for freio a disco, retire as pinças que os discos sairão;

    Depois, com uma chave de fenda, destrave os 6 parafusos que seguram a roda livre, com uma chave de 1/2", de boca, se tiver uma "L" e melhor, mais firme, retire os 6 parafusos.

    Retire a roda livre;

    Se for Roda livre manual, o procedimento é o que segue:
    Algumas ainda tem a trava na ponta do semi eixo, então a retire, tem que "abrir" para que saia. Existem alicates específicos para isso, ou então use uma chave de fenda fina, tenha paciência.

    Limpe a graxa que tem no cubo e, olhe as travas das porcas da manga de eixo (porcas que seguram os rolamentos de roda)

    Se a RL for automática, o sistema das travas é o mesmo, depois tem que retirar a arroela deslizante , com uma chave de fenda pequena e fina, solte as fendinhas que travam a mesma na porca do cubo, depois com uma pequena talhadeira, solte-a no sentido anti-horário.

    Adiante é igual para os dois sistemas.

    A arroela de trava, também tem o nome de "arroela aranha";

    Bem, dependendo como estão as "orelhas" terá que fazer uma alavanca com uma chave de fenda boa, para trazer a ponta de dentro do cubo até ficar reta com a arroela. se estiver dobrada no sentido de dentro para fora do cubo, então bata para desentortar e também nivelar com a arroela.

    Com uma talhadeira pequena e um martelo (não é o correto) solte a porca que se encontra mais visível (sentido anti-horário);

    Retire a arroela aranha, observe que tem uma guia na manga de eixo para que a mesma não rode;

    Solte a próxima porca;

    Retire uma arroela lisa que também tem a guia.

    Pronto, o cubo está fora, lave e observe os rolamentos, láveos limpe a graxa dos cubos, assentos de rolamento.

    Se for o rolamento de munhão, terá jogo na manga de eixo, a folga será acendente e descendante (para cima e para baixo).

    Então com uma "L" 9/16 solte os parafusos que seguram o sistema de freio, depois com a mesma chave, retire os "toquinhos" dos rolamentos, sendo 4 parafusos em cima e 4 em baixo.

    Lembrando, que antes de retirar os toquinhos, retire a barra de direção, soltando o terminal co uma chave 19mm, mais não retirando a porca.
    Então bata forte e firme no "olhal" do munhão (não é o correto, mais acho que não tem um saca terminal).

    O terminal soltara, etão retire a porca do mesmo e retire do olhal do munhão.

    Pronto, terá acesso a cruzeta de munhão bem como aos rolamentos.

    Bom trabalho.

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Usuário Avatar de mack
    Entrada
    30/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Caraca, facinho né? Os eixos são de Rural mesmo. Tenho freios à disco e espaçadores de 50mm. Vou desmontar essa bagaça amanhã cedo, vamos ver no que dá. Obrigado pelas dicas. Vou usá-las bem como o manual do mecânico Willys.
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #6
    Usuário Avatar de Alexandre Vaz Ferreira
    Entrada
    23/03/2003
    Local
    São José do Inhacorá/RS
    Idade
    50
    Posts
    1,411
    Agradecimentos: 0
    Cara

    Tu tá usando mesmo 38 libras? E a coluna vai bem??hehehehe

    []s com 10 libras
    CJ5 66 4.1 MPFI, CX C10,Spoa, Vj910 35, eixos Rural.
    F75 66 4.1 MPFI, CX Band,Spoa, BF 33, carroceria Kia.
    Rural 66 2.5 maxxion, diesel, ar cond...

  • #7
    Usuário Avatar de mack
    Entrada
    30/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Me ferrei. Estava rodando com 17 libras e estava macio. Não sei porque fui inventar. Somente hoje saí e andei do Ibirapuera até o Morumbi. Já estou passando Calminex Veterinário no lombo. Sério. Assim que o jipe estiver em condições de andar novamente vou deixar com umas 25 libras e olhe lá.
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • #8
    Usuário Avatar de mack
    Entrada
    30/11/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Eu resolvi aumentar pois notei pequenas rachaduras na lateral do pneu, internamente, bem próximo à roda. Que se dane o pneu, minha coluna não dá pra recauchutar.
    Pajero Full 3D 2008 DI-D

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade