Só se você for um computador ambulate e com servo atuadores poderá trocar todas as marchas, todos os dias, no tempo certo, considerando pressão ambiente, temperatura, umidade relativa, compensando o fator labda, desgaste de pneu, etc....etc....etc....
Caro colega não viaje na maionese! OPA! na lama !
SE VOCÊ SE PREOCUPA EM ECONOMIA EM UM JEEP É MELHOR DEIXAR NA GARAGEM.
Use só o bom senso.......
se trocar antes do ponto, ou melhor faixa, certa , a viatura engasga, se trocar depois, vai parecer velhinho subindo ladeira a 60 km/h em 1º.
Ou o amigo compra um vacuómetro.... e alía a aferição dele com a "pedida" do motor.... Vai ver que dá pra se andar com um giro suficiente no motor, sempre perto da faixa ótima, e ainda assim relando o sapatão.... ( na estrada ) pelo menos.
É sumiu. O colega ficou com vergonha. Não fica triste, todo mundo só fala para o bem, ninguém quer te ofender. Jipeiro é assim mesmo. hehe.
Tem até a seguinte história:
Duas mulheres que se encontram e só se elogiam, falam uma do cabelo da outra, da roupa, do sapato, etc, só que quando se despedem com beijinhos ficam pensando _ credo que baranga, que cabelo horrível, que roupa ridícula, etc.
Dois caras se encontram na rua e só se xingam _ fala seu viad...? e a gostosa da tua irmã? seu chifrudo vc não vai mais jogar bola? e por ai vai.
Quando se despedem eles pensam _ aí tá um cara legal, puxa eu gosto de bater papo com ele pena que não é meu cunhado....
hehe.
Já que o assunto é economia de gasolina aqui vai meu depoimento.
Tenho uma S10 2001 Gasolina com motor 2.4 e ela faz de 7 a 8 km/ L na cidade de S.Paulo. Muita gente duvida mas é verdade. Eu não estico a marcha em demasia. Quando o semáforo fica vermelho e vejo ele de longe engato a 5º e espero ela ir só na marcha lenta, sem acelerar, neste meio tempo o semáforo abre e não preciso nem frear. Quando estou em uma rua plana e não vou ter que ganhar velocidade, só manter-la, também engato uma 5º e acelero de leve, bem de leve, mesmo estando a 40 ou 50km/h. E querem saber como faço a aferição? O ponteiro do nível tá quebrado e controlo no hodômetro. R$50,00 dá para colocar uns 27 litros e faço uns 200km. Nunca fico na mão. É só fazer as contas. Nos meses de férias dá 8km/l com certeza, tem menos congestionamento.
Há!!! outra coisa, não acelere rápido demais, vc só vai jogar gasolina fora, o motor leva um tempo para ganhar rotação e mesmo que entre gasolina ela sai sem queimar. Vá acelerando gradualmente conforme ganha velocidade.
É isso aí!!!!
Concordo com tudo que foi dito.
Só acho que o Paulo podia botar de volta a pergunta dele (sem stress Paulo, quem não pergunta não aprende ) pra não ficar um monte de respostas e ninguém saber o que foi perguntado
Aconteceu o seguinte: Fiz uma pergunta sobre o melhor aproveitamento das marchas x curva de torque de um BF 161 com câmbio 4 marchas.
Sou um tanto detalhista e gostaria de saber isso, pois não encontrei isso em lugar algum, com certeza isso pode soar meio chato, coisa de véio, e é mesmo, porém acho isso muito importante, e até mesmo pq conhecimento nunca ocupa espaço.
O problema é que tem gente que não pensa da mesma maneira, ou até mesmo não está afim de responder e mesmo assim perde tempo respondendo perguntas idiotas e chatas como a minha.
Não leve a mal não.
É que certas coisas são muito difíceis ou até impraticáveis de serem feitas no dia-a-dia.
Não acredito que seja viável ficar olhando para o conta-giros toda vez que se quer trocar de marcha, afinal a RPM não fica parada lá esperando você fazer a troca, que por falar nisso, poderia ser próximo do torque máximo.
O que você pode acabar fazendo é bater no carro da frente.