Powered by vBulletin

Adaptação para suporte do estepe

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/04/2008, 19:10
    Julinot
    Taí uma solução que eutambém gostaria de ver.
  • 19/04/2008, 22:14
    Cacá
    Não faça isso. O suporte de estepe TEM QUE ser fixado em alguma parte do chassi, senão o peso vai ser todo apoiado na carroceria e vai quebrar em algum lugar: ou na lata, ou nos suportes "L" da ultima travessa. Digo isso pois pendurei um estepe com pneu argentino no suporte original e me dei mal. Aliás, quando peguei o meu Jeep, ele tinha um suporte desses que vc quer adaptar, escamoteável, acho que era da rural (entortou e quebrou a lata onde era fixado).
    Não sei nos Engesa, como disse o Kim, mas deve haver algum reforço interno no local de fixação. Kim? Tá na escuta? Confirma?

    No CJ coloque um desses da Maceral, Keko, etc, com fixação no "V" da travessa traseira que não tem erro, é forévis.:mrgreen:


    [s]
  • 19/04/2008, 23:56
    Kim
    2 Anexo(s)
    Fala caro Cacá!!!

    Bem, no Engesa que sai de fábrica com o suporte que tem abertura lateral (FII e FIII se não me engano), existe um reforço interno na lataria, que é bem parrudo, mais se aumentar o diâmetro do pneu de estepe, ferra tudo.

    Você está coberto de razão ao alertar sobre tal problema.

    Não se se lambram, mais a tempos atraz, o pessoal colocava uns adornos nas F1000, como o suporte de estepe que fixava na lateral de carroceria, algumas empresas que efetuavam o serviço achavam que as chapas internas de reforço servia somente para peso no transporte e não a colocavam; O que acontecia?

    Pick-up de usos mais severos chegavam a perder o suporte, pois com a trepidação a cabeça do parafuso passava pela lata, rasgando-a, uma tragédia se não fosse cômico.

    No meu caso em particular, confeccionei um suporte preso ao parachoque, que quando abre, vira um banco para sentar. (quando o jipe quebra, senta e espera o socorro!!!!)

    Segue algumas fotos, se quiser a seqüência, está em fotim.

    Abraços.

    Kim.
  • 20/04/2008, 13:29
    coloma
    kim
    O agricola que eu tenho é quase parecido com o seu so que tem um problema" faz um barulho infernallll" bate muito parece uma britadeira por isso desisti dele .
  • 20/04/2008, 22:36
    Kim
    4 Anexo(s)
    Caro Coloma!

    O que confeccionei com ajudo do cara da foto do post anterior, não bate, vibra ou qualquer coisa do genero!:concordo:

    Ele é preso ao chassis pelo parachoque por quatro parafusos, e a abertura dele (escamotear) é por dois parafusos de roda, com a mesma medida dos da roda.

    O eixo da articulação é uma haste de amortecedor. (aço)

    Não faz qualquer ligação com a carroceria.

    Mais algumas fotos.

    Abraços.

    Kim.
  • 20/04/2008, 22:48
    Cacá
    Então Kim, é isso mesmo que eu digo. O peso está apoiado no chassis, é assim que deve ser feito. Coloma, imagine vc: o seu suporte militar escamoteável tem a base presa ao chassis. Em cima, ele tem um tipo de um gancho (não estou bem certo, me corrija se estiver errado) que engata na tampa. Ok? Acontece que, esta britadeira é resultado da movimentaçao da carroceria sobre os coxins + o impacto dos solavancos x peso do estepe.
    O kim foi categórico quanto ao suporte que ele fez: "Não faz qualquer ligação com a carroceria." Esse é o X da questão. É por isso que o suporte dele "não bate, vibra ou qualquer coisa do genero!"

    Para resumir: o suporte de estepe tem que ter boa parte do seu peso ancorado ao chassis, nunca à lataria.

    No meu caso, usei o suporte Maceral, fixei no "V" da travessa usando coxins do silencioso do del rey para facilitar a torção e parafusei as duas linguetas superiores "ensanduichadas" nas orelhas da tampa traseira. com parlock. Até agora, nao tive nenhum problema, nem de vibração, nem de barulho.


    :concordo:
  • 21/04/2008, 15:59
    Julinot
    Outra idéia que me ocorreu foi colocar o estepe sob o assoalho traseiro. Nesse caso haveria onde soldar ou aparafusar um suporte sem ser no próprio assoalho - o que seria obviamente inadmissível ?
  • 21/04/2008, 18:52
    Cacá
    Citação:

    Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Outra idéia que me ocorreu foi colocar o estepe sob o assoalho traseiro. Nesse caso haveria onde soldar ou aparafusar um suporte sem ser no próprio assoalho - o que seria obviamente inadmissível ?

    Pode ser, se for fixado nas longarinas do chassis. Mas... e o escapamento?

    :pensativo:
  • 21/04/2008, 21:08
    Kim
    Olha a idéia é, legal, mais tem que no mínimo usar o suporte da S10/ Ranger, que é preso ao Chassis e tem a catraca que prende o pneu.

    O escapamento?

    Coloca o silencioso após a t-case e leva só o cano lá para traz, igual a S10.

    Mais o estepe fai ficar baixo podendo enroscar mais fácil.
  • 21/04/2008, 21:32
    Cacá
    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    Olha a idéia é, legal, mais tem que no mínimo usar o suporte da S10/ Ranger, que é preso ao Chassis e tem a catraca que prende o pneu.
    O escapamento?
    Coloca o silencioso após a t-case e leva só o cano lá para traz, igual a S10.
    Mais o estepe fai ficar baixo podendo enroscar mais fácil.

    Kim, tem que lembrar do curso do eixo tbém, em situações de trilha a bolota pode esmagar o estepe, limitando o curso. Não tem muito espaço pra trabalhar na longitudinal do chassis e nem na altura assoalho x diferencial :pensativo:...


    [s]
  • 22/04/2008, 10:01
    coloma
    Kim
    Agora com essas fotos deu para visualisar melhor a sua ideia ficou muito bom o seu trabalho .Realmente é bem pratico.
  • 24/04/2008, 11:22
    proença
    1 Anexo(s)
    opa...
    mais uma sugestão :concordo:
    a foto tá meio escura, mas o suporte é totalmente articulado (abre para os 2 lados), não faz barulho (pq usa amortecedores e mantém a coisa sempre justa)
    não é fixado no chassi (em jipe de trilha se fizer isso quebra tudo), apenas na carroceria

    [ ]´s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:10.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy