1940 - Uma encomenda do exército americano deu origem a um veículo 4x4 de reconhecimento de campo. Nasce o primeiro Jeep, projetado pela Bantan e produzido pela Willys-Overland.
Versão Imprimível
1940 - Uma encomenda do exército americano deu origem a um veículo 4x4 de reconhecimento de campo. Nasce o primeiro Jeep, projetado pela Bantan e produzido pela Willys-Overland.
Foi o que eu disse alguns posts anteriores....:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...04&postcount=7
Abs.
Enquanto cada vez mais fabricantes acrescentam novos modelos utilitários esportivos (SUV) à sua linha de produtos, a Jeep ainda se destaca como a única marca americana que está produzindo veículos esportivos com tração nas quatro rodas por 65 anos.
O Grand Cherokee é o carro chefe da marca, oferecendo distintas peculiaridades de estilo que acrescentam apelo aos proprietários de veículos de luxo enquanto mantém uma medida adequada da robustez Jeep para manter a forte lealdade da marca entre seus atuais proprietários.
O Wrangler é o ícone da marca Jeep, mantendo sua popularidade com uma imagem jovial de alegria e liberdade. Um descendente direto do Jeep "original", ele possui uma linhagem muito rica que é única na Jeep - há muito imitado, NUNCA IGUALADO.
A marca Jeep sempre foi mais conhecida por sua marcante capacidade e robustez com veículos como o Wrangler. Por repetidas vezes, os veículos Jeep têm definido o segmento de utilitários esportivos com lançamentos inéditos, mas, por mais inovadora que seja a tecnologia, a lendária marca nunca desiste de suas raízes da autêntica capacidade da tração nas quatro rodas combinada com desempenho e manuseio excepcionais na estrada.
Ser um nome familiar significa ter um alcance que transcende muitas fronteiras. Hoje, os veículos Jeep são vendidos em quase 100 países.
Jeep: uma trajetória de sucesso
1940 - Uma encomenda do exército americano dá origem a um veículo 4x4 de reconhecimento de campo. Nasce o primeiro Jeep, projetado pela Bantan e produzido pela Willys-Overland.
1945 - Com o fim da Segunda Guerra, o Jeep começou a ser produzido para aplicação civil, sendo utilizado por famílias e na agricultura. Os proprietários da Willys-Overland já diziam, naquela época, "que o Jeep do futuro estará em constante evolução e continuará a evoluir à medida que sejam encontradas novas utilizações para ele". Isso vem sendo comprovado, ao longo dos anos, até hoje.
1947 - Introdução do modelo pick-up com tração nas 4 rodas.
Anos 50 - Lançamentos de novos modelos de pick-up. Destaque para a grade dianteira em V e o motor de alta compressão "Hurricane", o mais potente e econômico da categoria - "Os veículos mais úteis da América", como eram chamados.
É nessa época que a marca Jeep passou a se consolidar como sinônimo de 4x4 de lazer, impulsionando verdadeiramente este segmento de mercado. É deste período o lançamento da pick-up Gladiator e dos modelos Wagoneer com tração permanente. O primeiro Utility-Wagon no mundo.
1963 - O fabricante dos veículos Jeep passou de Willys-Overland para Kayser Jeep Corporation. Surgem novas motorizações e novas transmissões para explorar as pistas mais difíceis da América.
1966 - O modelo Super Wagoneer associava requinte e elegância à tradicional polivalência dos veículos Jeep.
1967 - Lançamento do Jeepster Commando, o primeiro pequeno 4x4 com transmissão automática.
1970 - A empresa ganha novo impulso sob a bandeira AMC (American Motors Corporation).
1974 - Surge o modelo Cherokee, que traz um design mais esportivo. Esse modelo viria a se tornar o mais popular da marca Jeep.
1976 - Chegada da 7ª geração do Jeep civil CJ7, com versão de capota de plástico e portas inteiras de metal.
1978 - Lançamento do Wagoneer Limited, que introduziu um novo conceito de luxo no mercado dos 4x4, trazendo equipamentos como banco de couro, ar-condicionado e rádio estéreo AM/FM.
1980 - Sob a sigla do XJ, nasce um utilitário esportivo mais compacto, que, no final da década de 80, se torna o veículo Jeep de maior sucesso da história da marca.
1984 - O modelo Cherokee Chief oferecia dois sistemas 4x4: Command Trac ou Selec Trac. A concorrência demorou 6 anos para alcançar essa tecnologia.
1985 - Lançamento do Jeep Comanche, uma nova geração de pick-ups.
1986 - Lançamento do Jeep Wrangler, que trazia elementos de conforto e design de carros de passeio.
1987 - A AMC foi adquirida pela Chrysler Corporation.
Final dos anos 80 - Depois de uma pausa no meio dos anos 80, no final desta década, a marca Jeep voltou a ocupar as primeiras colocações em competições esportivas.
1990 - O Cherokee torna-se um best-seller também na Europa.
1991 - Nos 50 da Jeep, a marca não parava de evoluir, lançando o modelo ZJ, totalmente novo. Ele foi batizado de Grand Cherokee e virou nova referência para os modelos 4x4 de lazer. Sua promessa era a do Jeep de melhor qualidade possível. É desta época a introdução do primeiro airbag de série no mundo num 4x4 e da transmissão integral permanente Quadra-Trac.
1996 - Remodelação do Grand Cherokee em termos de motorização, chassi, direção, sistemas elétricos e eletrônicos e design interior.
1997 - Na mudança mais revolucionária de sua história, o Jeep Wrangler Sahara melhora sua capacidade off-road e traz seu requinte e suas qualidades de rodagem a níveis ainda mais elevados. Seu encanto continua único, definindo o legítimo espírito Jeep.
1998 - O Grupo DaimlerBenz junta-se à Chrysler Corporation e cria o Grupo DaimlerChrysler, que passa a ser proprietário da marca Jeep.
1999 - Chegada da 2ª geração do Jeep Grand Cherokee com um sistema de tração revolucionário - o Quadra-Drive possibilitava a concentração de 100% de tração em apenas uma roda, caso necessário.
2002 - A 3ª geração do Jeep Cherokee conserva apenas 10% do seu antecessor, elevando seu conforto ao rodar, aos parâmetros dos sedans.
2005 - A 3ª geração do Jeep Grand Cherokee possui tecnologia de ponta. ESP, BAS, ABS, EBD para atender aos anseios do moderno consumidor de Utilitários Esportivos.
FONTE: www.caltabiano.com.br
1 a carroceria é de um cj2a fabricado de 1945 a 1948
2 o quadro de para-brisas é de um CJ3a - fabricado de 1948 a 1953
3 as rodas são nacionais de 5,5 polegadas. a partir de, provavelmente, 1960
4 a tampa traseira foi substituida, provavelmente é nacional.
por que?
1 os detalhes laterias do lado do motorista são para fixação das ferragens da capota quando esta está desmontada.
2 o único modelo que tem a ventarola em baixo do vidro do para-brisas.
3 as rodas anteriores, do CJ2a,CJ3a e CJ3B eram bojudas essas têm um friso no miolo da roda.
4 no apresentado na foto estão faltando os recortes do lado direito da emenda superior da tampa.
é isso.
Mais detalhes sobre jipes antigos em:
http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Poster.html
http://www.thecj2apage.com/
http://www.thecj2apage.com/
Otavio.
O jeep mais antigo do Brasil encontra-se aqui no Paraná, segundo o site do CVMARJ é um Bantan BRC 1940, protótipo de todos os Jeeps que vieram após 1941.
O proprietario encontrou-o no Nordeste do país com motor de chevete e rodas de bugue. Pagou uma merreca por ele e agora o está restaurando em Curitiba seguindo exatamente todos os padrões originais.
Vai ficar uma tetéia o jipinho
No link abaixo da Wikpedia ha um pouco da historia do Jeep.
file:///D:/PASTA%20F/Automoveis/Jeep...ia%20livre.mht
Na minha cidade tem um senhor que desfila com um 1942 original (importado) veterano da 2º grande guerra. abraço
Meu sogro tem um jeep 1940. Pelo menos e o que consta no documento é importado uma pena que ele modificou o jeep, com ele está a 50 anos como ele usava para trabalhar ele colocou faróis do 51 trocou o parabrisa enfim mas o resto é original e esta funcionando.
O mais antigo que eu já ví pessoalmente foi um 42!
Se eu encontrasse um 40 daria um trato nele!
Primeira coisa passava ele nos 12volts pois 6 é muito fraquinho!
Trocava a grade pois não gosto daquela feita de ferro chato!
Instalava direção hidráulica VW,
pedaleira suspensa, com hidrovácuo pálio, kit freio a disco com pinças de kombi ou F1000!
e lógico na traseira com pinças de Kdt,
ara melhorar o freio de mão! Afinal direção e freio é questão de segurança!
Acho que instalaria um motor AP, que é muito melhor que o original.
Rodas e pneus 33 ou 35.
Será que ficaria bom????
Caro Aristides Jr.
Se for um 1940 totalmente original, aquele tipo relíquia, torço muito pra que nunca se encontrem..
Seria homicídio doloso, ...do Jeep lógico.:chorandoderir::chorandoderir:Tadinho do Jeep...!!!
Anexo 557597Anexo 557598
E vinha com eixos flutuantes na época inicial, pelo que da para ver nas fotos.